Buscar

CASO traba 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO: 14
Sindicato dos bancários formalizou Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Bancos fixando a contribuição assistencial no percentual de 2% a ser descontado dos salários dos empregados no mês seguinte ao reajuste. Ana Maria, bancária do Banco Beta S/A, não é sindicalizada e teve descontado do seu salário a referida contribuição assistencial. Além desse desconto, no mês de março, seu empregador também efetuou desconto a título de contribuição sindical. Diante do caso apresentado, responda as questões propostas, justificando suas respostas com os dispositivos legais pertinentes e o entendimento do TST sobre a matéria.
 a) Ana Maria poderá exigir a devolução dos valores descontos em seu salário atítulo de contribuição assistencial?
Com base na sumula vinculante 40 no STF, na OJ 17 da SDC no precedente normativo 119 do TST é nula a cobrança de contribuição assistencial para empregados na sindicalizados sendo devida por tanto a sua devolução. 
 b) A resposta seria a mesma na hipótese de contribuição sindical?
Com relação a contribuição local prevista na parte final do inciso 4 do art 8 da CF todo empregado sindicalizado ou não está obrigado acontribuir com 1 dia de seu salario do mes de Março de cada ano na forma dos art 578 e 579 da CLT.
QUESTÃO OBJETIVA:
(OAB/FGV) - Foi celebrada convenção coletiva que fixa jornada em sete horas diárias. Posteriormente, na mesma vigência dessa convenção, foi celebrado acordo coletivo prevendo redução da referida jornada em 30 minutos. Assim, os empregados das empresas que subscrevem o acordo coletivo e a convenção coletiva deverão trabalhar, por dia,
(D) 6 horas e 30 minutos, pela aplicação do princípio da prevalência da norma mais favorável ao trabalhador.

Outros materiais