Buscar

semana 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Semana 12
1 - Assinale a opção correta no que se refere ao regime da repartição constitucional
de competências entre os órgãos da função jurisdicional.
 1. Ao STF compete processar e julgar, originariamente, mandados de segurança contra ato do presidente da República, das Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União, do procurador-geral da República, dos ministros de Estado e do próprio STF. 
2. Ao STF compete julgar, em grau de recurso ordinário, habeas corpus e mandados de segurança decididos em única ou última instância pelos tribunais superiores, se denegatória a decisão.
 3. Ao Superior Tribunal de Justiça compete julgar, em grau de recurso ordinário, habeas corpus e mandados de segurança decididos em única ou última instância pelos tribunais regionais federais (TRFs) ou pelos tribunais dos estados, se denegatória a decisão.
 4. Aos TRFs compete processar e julgar, originariamente, os mandados de segurança impetrados contra ato de juiz federal ou contra ato do próprio tribunal. 
2- O controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes é competência constitucionalmente atribuída ao: 
a) Tribunal de Contas da União.
 b) Supremo Tribunal Federal. 
c) Superior Tribunal de Justiça. 
d) Conselho Nacional de Justiça. (art. 103 –B) 
e) Conselho da Justiça Federal. 
Caso concreto: 
A constituição do Estado de Muriapá em seu artigo 8.º determina que em caso de crime de responsabilidade, o Governador será julgado pela Assembleia Legislativa local.
Analise o referido dispositivo legal.
R: Apesar de existir controvérsia, conforme interpretação atual do STF, o dispositivo legal está equivocado, pois, segundo este, as assembleias legislativas não podem julgar governadores no caso de crime de responsabilidade, sendo esta competência de um Tribunal Especial composto por 5 parlamentares e 5 desembargadores.

Outros materiais