Buscar

CASO DIR TRIBUTARIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso concreto:
Diante de ato de autoridade pública supostamente eivado de ilegalidade, CREMILDO BULGAR impetra Mandado de Segurança com pedido de liminar para suspender a exigibilidade do crédito tributário referente ao imposto de renda, que monta em R$ 20.000,00. Deferida a liminar, o Juízo de Primeiro Grau leva 3 anos para julgar o mérito, e, ao fazê-lo, denega a segurança. O contribuinte, então, interpõe Apelação, acreditando que, ao ser recebida no duplo efeito, esta preservará os efeitos da liminar. A Fazenda, por sua vez, ajuíza a competente execução fiscal para a satisfação do seu crédito, que a esta altura já alcança R$ 24.000,00, por estar acrescido de juros de mora e devidamente corrigido monetariamente. Na execução, o contribuinte alega que a mesma deve ser extinta em face da existência de mandado de segurança ainda não transitado em julgado. Pergunta-se:
a) Nas condições apresentadas, a Execução Fiscal deve ser extinta sem resolução de mérito?
Não. Pois com a denegação do Mandado de Segurança torna sem efeito a liminar concedida, retroagindo assim os efeitos e perdendo o Crédito Tributário a condição da Suspensão, podendo o Fisco novamente exigir o cumprimento do pagamento do valor devidamente corrigido.
b) Quais os efeitos da sentença denegatória da segurança?
O efeito é de uma sentença declaratória negativa, porque declara que o impetrante não tinha o direito que o mesmo acreditava em ter. A eficácia é ex tunc, pois retroagirá até o momento da impetração do Mandado de Segurança.
c) No caso em tela é cabível a incidência de juros e correção monetária?
Sim, é cabível diante previsão da Sum. 405, do STF, cabendo a cobrança de juros e da eventual correção monetária. A única exceção é para os casos de créditos federais, previstos no art. 63, §2º, da Lei 9430/96 que tratam sobre a multa de mora, desde que ele pague até 30 dias após a decisão.
Questão objetiva:
O depósito do montante integral, previsto no art. 151, II do Código Tributário Nacional é:
c)direito subjetivo da parte concedido por lei;

Outros materiais