Buscar

Avaliação Parcial 12 04 2017.II. Administração de Compras e Suprimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial ADM de Compras e Suprimentos
	1a Questão (Ref.: 201502817262)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O documento emitido por compras aos diversos fornecedores solicitando proposta de fornecimento em relação a requisição, que deverá estar sempre ao alcance de qualquer consulta e análise de Auditoria quando for solicitada, denomina-se:
	
	Solicitação de compras.
	 
	Coleta de preços
	
	pedido de compras
	
	Mapa comparativo de preços
	
	Planilha de custos
	
	 2a Questão (Ref.: 201502817274)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No organograma de uma típica seção de compras subordinada ao Gerente de Materiais temos os seguintes cargos: Chefia de Compras, Compradores técnicos, de materiais diversos e de matéria-prima, Auxiliar de Compras. Assinale dentre as opções abaixo a que descreve as atribuições do Auxiliar de Compras:
	
	
	Analisar as solicitações de compra; inteirar-se das necessidades e detalhes técnicos exigidos pelos requisitantes, coordenar pesquisa de fornecedores e coleta de preços; manter contatos com setores de produção; elaborar relatórios e estatísticas de controle geral;
	 
	Controlar o recebimento de solicitações de compras e efetuar conferência dos valores anotados; pesquisar emitir pedidos de Compra; Acompanhar, documentar e fiscalizar as encomendas realizadas em observância aos respectivos prazos de entrega;
	
	Efetuar compras de materiais especiais de produção mediante a supervisão e orientação da chefia; classificar e analisar solicitações de compra; estudar e analisar necessidades técnicas;
	
	Pesquisar cadastro de fornecedores; consultar em publicações específicas as cotações dos produtos; organizar pequenas concorrências; analisar as informações e opinar sobre as melhores ofertas; providenciar as compras de matérias-primas utilizadas em urna ou várias unidades fabris, sob supervisão da chefia da seção:
	
	Classificar e analisar requisições de compras remetidas por outros setores; pesquisar cadastro de fornecedores e efetuar coleta de preços; manter arquivo de catálogos e fornecedores;
	
	 3a Questão (Ref.: 201502621393)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os níveis de qualidade especificados são altos, pois o material é crítico. Provavelmente, este fato:
	
	Facilitou o recebimento dos materiais
	
	Aumentou o universo de fornecedores
	
	Dificultou o julgamento das propostas
	 
	Reduziu o universo de fornecedores
	
	Dificultou o acompanhamento do pedido de compra
	
	 4a Questão (Ref.: 201502629081)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Alcançar os principais objetivos da função "Compras" exige um controle eficaz das principais atividades que a eles se relacionam. Dentre elas podem-se citar:
	
	Pedido de compras; Colocação da requisição de vendas; Pedidos de compras em aberto; Valor parcial de compras.
	
	Pedido de vendas; Atendimento a demanda de mercado; Pedido de compra fechado; Valor unitário de compras;
	
	Tempo de vendas; Período de entregas; Colocação do pedido de venda; Pedidos de vendas em aberto; Valor parcial de compras.
	 
	Pedido de compras; Colocação do pedido (tempo de compra); Pedidos de compra em aberto; Valor total das compras.
	
	Pedido de compras; Colocação do pedido (tempo de compra); Pedido de compra entregue; Valor parcial das compras.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201502815054)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Algumas decisões estratégicas devem ser tomadas em relação à função Compras em uma empresa, entre elas a definição de a organização de compras ser centralizada ou descentralizada. Dentre as vantagens da descentralização, das compras, destaca-se:
	
	Possibilita a economia de escala mediante negociações para a contratação de fornecimento de grande vulto.
	 
	Permite uma maior flexibilidade e sensibilidade na solução dos problemas locais.
	
	Otimiza a utilização do pessoal por meio da redução do quadro funcional.
	
	Evita a concorrência entre os compradores regionais e disparidades de preços de compra de um mesmo produto por compradores diversos.
	
	Permite manter um melhor controle global das atividades de compras.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 201503282212)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sabemos que em diversas organizações há a necessidade de se adquirir no mercado os insumos (bens e serviços) necessários a sua operação, decisão que envolve diversos questionamentos relacionados aos próprios insumos, aos fornecedores e a operação em si, dentre outros. Subsidiando essa decisão, parte-se do princípio de que fornecedores especializados têm competências adicionais de produção de itens específicos, o que leva a conseguirmos maior qualidade no fornecimento. Em linhas gerais, estamos tratando de:
	
	Padronização. Verticalização. Segmentação.
	
	Contingenciamento. Terceirização.
	 
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502629119)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dentro das atividades da função compras encontra-se a negociação, que é fator decisivo ao alcance de determinados objetivos, dentre eles:
	
	Convencer o fornecedor a oferecer produtos/serviços a preços de custo.
	
	Obtenção de preços baixos independente de qualidade.
	
	Convencer o fornecedor a dar a mínima cooperação.
	 
	Obter do fornecedor o cumprimento dos prazos e condições contratuais acordados.
	
	Obter do fornecedor a prorrogação dos prazos e condições contratuais acordadas.
	
	 8a Questão (Ref.: 201502623492)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No cenário atual as empresas buscam profissionais que possuem diferenciais em sua qualificação e atuação. Para que o profissional seja valorizado no mercado de trabalho é essencial que esteja atualizado com os métodos e técnicas para a realização do seu trabalho, além disso, é fundamental saber trabalhar em equipe e ter plena consciência da sua importância no contexto geral da organização, não limitar-se em fazer suas atividades rotineiras, mas ser crítico na busca contínua pelo aperfeiçoamento e pela melhoria dos resultados efetivos para a empresa. Sabendo que a atividade de Compras assumiu um papel estratégico nas empresas para a geração de lucro, um profissional de Compras deve:
	
	Decidir sozinho tudo o que se refere às Compras, afinal os outros setores fazem as requisições e a partir daí não têm que se intrometer no processo de Compras porque não entendem nada deste assunto e só dificultam o trabalho, principalmente o pessoal da Qualidade. Cada um cuida do seu trabalho, o setor de Produção só produz, o setor de Engenharia desenvolve o processo e o produto, o setor de Vendas se preocupa em vender os produtos para os clientes e o setor de Compras é quem realiza o trabalho de comprar.
	
	Optar "sempre" pelo menor preço, afinal é isso o que a empresa espera de um profissional de Compras.
	
	Comprar tudo o que é solicitado, rapidamente, afinal o solicitante da compra é o responsável por analisar a necessidade real de comprar o item que está solicitando. Cabe ao setor de Compras atender prontamente a solicitação, assim o solicitante irá perceber que o setor de Compras é altamente eficiente e ágil.
	
	Reduzir os estoques ao máximo, independente da consequência que isto trará para a empresa, afinal a responsabilidade do comprador é comprar, e estoques custam muito, além de que o comprador é quem será cobrado se os estoques estiverem altos.
	 
	Trabalhar com fornecedores qualificados, conhecer o desempenho dos fornecimentos recebidos, estabelecer relações de parcerias com os fornecedores, realizar as cotações para fomentar a competitividade entre os fornecedores, administrar os níveis de estoque de maneira lógica e fundamentada para evitar custos desnecessários e também não permitir a interrupção da operação por falta de matéria-prima ou outro componente, questionar as solicitações de compras para evitar a compra desnecessária de itens, buscar constantemente alternativas que proporcionem a redução de custo semcomprometer outros aspectos (qualidade, prazo, garantia, entre outros), interagir com os demais setores da empresa para alinhar a atuação de Compras, praticar o benchmarking.
	
	 9a Questão (Ref.: 201503275722)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A abertura comercial, a desregulamentação e aumento do comércio internacional aumentaram a competição global. Qual das opções abaixo representa a consequência desta situação?
	
	O relacionamento entre clientes e fornecedores tornou-se distante
	
	A relação bilateral tornou-se, às vezes, conflituosa
	
	Os fornecedores tornaram-se individualista
	 
	Postura bilateral caracterizada pela troca intensiva de informações
	
	Cada membro da cadeia logística planeja e executa suas atividades de forma isolada
	
	 10a Questão (Ref.: 201503145401)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Conceitualmente, podemos definir "Parceria" como um compromisso formal, baseado nos princípios de colaboração e confiança, estabelecido no mais alto nível hierárquico entre duas ou mais partes (empresas) visando alcançar objetivos comuns. Nesse contexto, sobre a formalização de parcerias entre empresas e fornecedores foram feitas as seguintes afirmações:
I - As parcerias entre empresas e seus fornecedores impactam em relação ao custo, tempo e qualidade, e também podem trazer inovação e aumentar a satisfação do cliente.
II - Através de parcerias, fornecedores de materiais e componentes podem contribuir no processo de desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.
III - A formação de parcerias tem sido uma tendência mundial, visando ao aumento da capacidade competitiva dos participantes e à melhoria dos processos de produção.
Está(ão) correta(s):
	
	somente I e III.
	
	somente I.
	
	somente I e II.
	
	somente II e III.
	 
	I, II e III.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes