Buscar

AVAILANDO HISTORIA DO DIREITO 1 CORRECAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AVAILANDO HISTORIA DO DIREITO 1 CORRECAO
"Gostaria muito de ver no testamento de Adão a passagem em que ele divide o Novo Mundo entre meus irmãos, o Imperador Carlos V e o rei de Portugal." Esta frase, proferida pelo rei francês Francisco I em 1540, reflete:
		
	
	O inconformismo com o monopólio comercial estabelecido pelos portugueses com relação ao comércio de especiarias orientais. 
	
	O questionamento do apoio dado pelo poder pontifício aos acordos celebrados entre as Coroas ibéricas, consubstanciado pelo Tratado de Tordesilhas.
	
	O descontentamento da França com relação aos acordos firmados entre Portugal e Inglaterra acerca do tráfico de escravos africanos.
	
	A ironia do governo francês com respeito às investidas das potências europeias, por ocasião da chamada partilha da África. 
	
	O desejo da monarquia francesa em participar como parceira das potências ibéricas do processo de colonização dos territórios localizados na costa leste da América do Sul.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513256276)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O sub-sistema de relações política comum no Brasil até hoje, onde uma pessoa recebe de outra a proteção e/ou favores em troca do apoio político nas eleições é conhecido por:
		
	
	coronelismo
	
	Nepotismo
	
	Comunismo
	
	Populismo
	
	Clientelismo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513771229)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(Fgv) Leia a entrevista. FOLHA Estamos vivendo um momento de novas interpretações em relação ao período imperial? MAXWELL (...) o movimento de independência da década de 1820 não aconteceu no Brasil, mas em Portugal. Foram os portugueses que não quiseram ser dominados por uma monarquia baseada na América. Com a rejeição da dominação brasileira, eles atraíram muitos dos problemas de fragmentação, guerras civis e descontinuidade que são parecidos com aqueles que estavam acontecendo na América espanhola. É sempre importante, ao pensar a história do Brasil, considerar que ela não se encaixa em interpretações convencionais. É sempre necessário pensar um pouco de forma contrafactual, porque a história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas. O rei estava aqui, a revolução liberal estava lá. A continuidade estava aqui, a descontinuidade estava lá. Acho que isto explica muito das coisas que aconteceram depois no Brasil, no século 19. Marcos Strecker, Para Maxwell, país não permite leituras convencionais. Folha de S.Paulo, 25-11-2007. ¿A história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas¿, pois: 
		
	
	os princípios e as práticas liberais do príncipe-regente Dom Pedro se chocavam com o conservadorismo das elites coloniais do centro-sul, defensoras de restrições mercantilistas com o intuito de conter a ganância britânica pela riqueza brasileira. 
	
	a elite colonial nordestina voltada para o mercado interno, defensora do centralismo político-administrativo e da abolição da escravatura apostava na liderança e na continuidade no Brasil de Dom João VI para a efetivação desse projeto histórico. 
	
	em 1824 foi promulgada a primeira constituição do Brasil, caracterizada pela divisão e autonomia dos três poderes e por uma legislação social avançada para os padrões da época, pois garantia o direito de voto a todos os brasileiros. 
	
	com a grave crise estrutural que atingiu as atividades produtivas da Europa no início do século XIX, restou ao Brasil um papel relevante no processo de recuperação das bases econômicas industriais, com o fornecimento de algodão, tabaco e açúcar. 
	
	Nas colônias espanholas, as invasões napoleônicas provocaram o distanciamento entre as colônias e o poder monarquico, devido ao domínio de Napoleão na metrópole, o que favoreceu o surgimento de movimentos locais de independência. Situação diversa da verificada em relação ao Brasil, que abrigou a Corte portuguesa. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513871486)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A Primeira constituição Brasileira foi em 25 de março de 1824, e uma das características desta constituição, era a existência de 4 poderes. Quais são este poderes?
		
	
	Legislativo, o Judiciário e o Poder Moderador;
	
	Poder Legislativo, o Executivo, o Judiciário e o Moderador.
	
	Executivo, o Judiciário e o Poder Democrático;
	
	Legislativo, o Moderador, o Judiciário e o Poder de Império;
	
	Poder de Império, Poder Executivo, o Poder Legislativo e Poder Moderador;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513625184)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A esquadra enviada pelo rei de Portugal às Índias sob o comando de Pedro Álvares Cabral, em 1500, que acabou por ser aquela conhecida por ¿descobrir¿ as terras americanas já pertencentes à Portugal pelo Tratado de Tordesilhas, tinha, na verdade, como principal objetivo:
		
	
	verificar as possibilidades de exploração de mão-de-obra escrava na Ásia.
	
	procurar outro caminho que conduzisse ao Oriente sem utilizar o Mediterrâneo;
	
	estabelecer relações comerciais com os povos do Oriente;
	
	combater a pirataria nas Colônias portuguesas na costa oeste da África;
	
	confirmar a existência de minas de metais preciosos no sul da Ásia;

Outros materiais