Buscar

fisica l.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS E PROBLEMAS – FÍSICA_GERAL - A
Um automóvel precisa fazer uma curva plana de raio igual 1,0 Km. O coeficiente de atrito dos pneus com a estrada é 0,4. Diante dessas características, qual a máxima velocidade com que esse veículo pode ter para que não escorregue.
Uma curva de 1000 m de raio tem superelevação de um ângulo ϴ. A referida curva foi calculada para der percorrida a 40 (m/s). Encontre o ângulo ϴ para que a força de atrito não seja necessária, isto é, fat = 0.
O núcleo de um certo átomo tem uma massa de 3,8x10-5 (Kg), e está em repouso. O núcleo é radioativo e, repentinamente, emite uma partícula de massa 6,6x10-27 (Kg) com velocidade de 1,50x107 (m/s). Determine a velocidade de recuo do núcleo, se o momento linear do sistema é conservado durante o fenômeno.
Duas bolas idênticas colidem de frente. A velocidade inicial de uma delas é de 0,75 (m/s), enquanto a da outra é de -0,43 (m/s). Neste sentido, responda: A). Se a colisão é perfeitamente elástica, qual é a velocidade final de cada bola? B). Se a colisão possui e = 1,42 qual é a velocidade de cada bola?
Uma bola de massa m e velocidade v0 realiza uma colisão unidimensional com outra bola de massa 2m, em repouso. Após o choque, a primeira bola recua com velocidadue igual a -v0/3. Determine a velocidade da segunda bola e a perda de energia mecânica do sistema. Justifique a resposta.

Outros materiais