Buscar

historia do direito brasileiro avaliando

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201513110196)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com o cientista político, Jairo Nicolau (História do voto no Brasil, Jorge Zahar Editora, 2002), poucos países apresentam uma história eleitoral tão intensa quanto a do Brasil. Ao longo das diversas fases de nossa história política, os processos eleitorais sempre se fizeram presentes na escolha dos representantes da população, exceção feita ao período do Estado Novo (de 1937 a 1945) quando então as eleições para a Câmara dos Deputados foram suspensas. Assim, a respeito das eleições para os cargos legislativos (Câmara dos Deputados, Senado e Conselhos Gerais de Províncias) previstas pela Constituição Imperial brasileira de 1824, podemos afirmar que:
I - De maneira pioneira, no que se referia à ambiência política mundial das primeiras décadas do século XIX, deputados, senadores e membros dos Conselhos Gerais de Províncias eram escolhidos por meio de votação direta da qual participavam, obrigatoriamente, todos os cidadãos brasileiros maiores de 21 anos.
II - Dentre os que estavam aptos para o exercício do voto nas eleições legislativas podemos destacar homens e mulheres livres maiores de 25 anos e os libertos (ex-escravos), independentemente de serem alfabetizados ou não.
III - Nas eleições primárias (ou seja, nas eleições paroquiais, conforme denominação fixada no caput do art. 90 da Constituição de 1824) o conjunto de votantes (que, dentre outros critérios para o exercício do voto, deveriam possuir uma renda líquida de, no mínimo, cem mil réis provenientes de bens de raiz, indústria, comércio ou emprego) escolhia os eleitores de província os quais eram os responsáveis pela escolha dos deputados, senadores e representantes dos Conselhos Gerais de Províncias.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	Somente a afirmativa II está errada.
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513039138)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Um código eleitoral é o conjunto de normas legislativas que rege o processo de eleição para cargos políticos. As primeiras disposições eleitorais no Brasil datam da Constituição de 1824, a primeira do país. Através dos tempos, diversas alterações, de maior ou menor relevância, foram sendo feitas na regulamentação das eleições brasileiras. Porém, um código eleitoral propriamente dito, que reunisse todas as disposições legislativas referentes ao processo eleitoral, só foi instituído no Brasil pelo Decreto nº 21.076, de fevereiro de 1932. Nesse sentido, o código eleitoral de 1932 significou um avanço importante em termos de exercício da democracia no Brasil. Entre as medidas nele consagradas estavam: 
		
	
	Adoção do voto censitário, direito de voto para analfabetos, introdução do voto secreto. 
	
	Introdução do voto secreto, criação da justiça eleitoral, direito de voto para as mulheres. 
	
	Direito de voto para os maiores de 21 anos e para os analfabetos, introdução do voto em aberto e criação da justiça do trabalho. 
	
	Direito de voto para maiores de 18 anos, direito de voto para os analfabetos, direito de voto para as mulheres. 
	
	Criação da justiça eleitoral, adoção do voto censitário, direito de voto para maiores de 18 anos. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513038368)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No que se refere ao perfil e à organização do Estado Brasileiro e à configuração de uma legislação social e trabalhista firmados na Constituição de 1934, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Estabeleceu a unicameralidade do Legislativo federal, com a extinção da Câmara dos Deputados e com a manutenção do Senado.
	
	Definiu os preceitos fundamentais que deveriam nortear a elaboração da legislação trabalhista, destacando-se, dentre outros, a adoção do salário mínimo, das férias remuneradas anuais, da assistência médica e sanitária ao trabalhador e à gestante e a indenização ao trabalhador dispensado sem justa causa. 
	
	Restabeleceu o perfil unitário do Estado Brasileiro que havia sido abolido pela Constituição de 1891.
	
	Manteve, apenas formalmente, a Federação como forma de Estado, pois concentrou as funções executivas e legislativas nas mãos do Presidente da República. 
	
	O Poder Judiciário foi organizado em três níveis: o judiciário federal, os judiciários estaduais e os judiciários municipais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513625184)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A esquadra enviada pelo rei de Portugal às Índias sob o comando de Pedro Álvares Cabral, em 1500, que acabou por ser aquela conhecida por ¿descobrir¿ as terras americanas já pertencentes à Portugal pelo Tratado de Tordesilhas, tinha, na verdade, como principal objetivo:
		
	
	verificar as possibilidades de exploração de mão-de-obra escrava na Ásia.
	
	estabelecer relações comerciais com os povos do Oriente;
	
	confirmar a existência de minas de metais preciosos no sul da Ásia;
	
	combater a pirataria nas Colônias portuguesas na costa oeste da África;
	
	procurar outro caminho que conduzisse ao Oriente sem utilizar o Mediterrâneo;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513035660)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O Tratado de Aliança e Amizade, celebrado entre Portugal e Inglaterra em 1810, além de reconhecer a relação de amizade entre os países, determinou tarifas alfandegárias diversificadas das até então em vigor na Colônia. Segundo esse tratado, qual era o percentual das tarifas alfandegárias impostas à Inglaterra, a Portugal e às demais nações?
		
	
	A Inglaterra possuía tarifa alfandegária de 15%, Portugal de 16% e as demais nações de 24%
	
	A Inglaterra possuía tarifa alfandegária de 15%, Portugal de 24% e as demais nações de 16%
	
	A Inglaterra possuía tarifa alfandegária de 16%, Portugal de 15% e as demais nações de 24%
	
	A Inglaterra possuía tarifa alfandegária de 24%, Portugal de 15% e as demais nações de 16%
	
	A Inglaterra possuía tarifa alfandegária de 16%, Portugal de 17% e as demais nações de 25%

Outros materiais