Buscar

DIREITO CIVIL 5 AVALIANDO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0111_SM_201512931837 V.1  
	Aluno(a): ELIANA BEZERA DA SILVA
	Matrícula: 201512931837 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 16/05/2017 17:27:14 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201513690970)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	São requisitos para constituição da união estável, de acordo com o Código Civil atual:
		
	
	A convivência pública ou privada, contínua e duradora por, no mínimo, cinco anos, estabelecida com o objetivo de constituir família e a coabitação.
	
	A convivência pública, contínua e duradoura, estabelecida com o objetivo de constituir família e ser solteiro ou, se casado, encontrar-se separado de fato ou judicialmente.
	
	A convivência pública ou privada, contínua e duradoura, por no mínimo três anos, estabelecida com o objetivo de constituir família e a coabitação, devendo ser solteiro ou divorciado judicialmente.
	
	A convivência contínua e duradoura, a coabitação, instrumento público ou particular de constituição de união estável e ser solteiro.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513793529)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO) Os pais de dois menores Impúberes (aqueles abaixo dos 16 anos) faleceram em um grave acidente automobilístico. Em decorrência deste fato, Pedro, avô materno dos menores foi nomeado tutor dos mesmos e restou incumbido, nos termos do testamento, do dever de administrar o patrimônio dos netos, avaliado em dois milhões de reais. De acordo com o testamento, o tutor foi dispensado de prestar contas de sua administração. Diante dos fatos narrados e considerando as regras de Direito Civil sobre prestação de contas no exercício da tutela, assinale a opção CORRETA:
		
	
	A responsabilidade de Pedro de prestar contas da administração da tutela cessará quando Isabel e Marcelo atingirem a maioridade e derem a devida quitação
	
	Pedro está dispensado de prestar contas do exercício da tutela, tendo em vista o disposto no testamento deixado pelos pais de Isabel e Marcelo, por ser um direito disponível. 
	
	Caso Pedro falecesse no exercício da tutela, haveria dispensa de seus herdeiros prestarem contas da administração dos bens de Isabel e Marcelo. 
	
	Pedro tem a obrigação de prestar contas da administração da tutela de dois em dois anos e também quando deixar o exercício da tutela, ou sempre que for determinado judicialmente. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513227175)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO 
Henrique e Natália, casados sob o regime de comunhão parcial de bens, decidiram se divorciar após 10 anos de união conjugal. Do relacionamento nasceram Gabriela e Bruno, hoje, com 8 e 6 anos, respectivamente. Enquanto esteve casada, Natália, apesar de ter curso superior completo, ser pessoa jovem e capaz para o trabalho, não exerceu atividade profissional para se dedicar integralmente aos cuidados da casa e dos filhos. Considerando a hipótese acima e as regras atinentes à prestação de alimentos, assinale a afirmativa correta. 
		
	
	Caso Natália descubra, após dois meses de separação de fato, que espera um filho de Henrique, serão devidos alimentos gravídicos até o nascimento da criança, pois após este fato a obrigação alimentar somente será exigida em ação judicial própria.
	
	Uma vez homologado judicialmente o valor da prestação alimentícia devida por Henrique em favor de seus filhos Gabriela e Bruno, no percentual de um salário mínimo para cada um, ocorrendo a constituição de nova família por parte de Henrique, automaticamente será minorado o valor dos alimentos devido aos filhos do primeiro casamento.
	
	Natália poderá pleitear alimentos transitórios e por prazo razoável, se demonstrar sua dificuldade em ingressar no mercado de trabalho em razão do longo período que permaneceu afastada do desempenho de suas atividades profissionais para se dedicar integralmente aos cuidados do lar.
	
	Henrique poderá opor a impenhorabillidade de sua única casa, por ser bem de família, na hipótese de ser acionado judicialmente para pagar débito alimentar atual aos seus filhos Gabriela e Bruno.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513105515)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(Questão 40 26º Exame OAB-RJ) João Silva e Marina Ferreira Silva casaram pelo Regime da Comunhão Parcial de Bens, em 05 de fevereiro de 2002. Em 18 de maio de 2003, com o nascimento de Mateus, decidem alterar o regime de bens para o Regime da Comunhão Universal de Bens. Analise e assinale a resposta CERTA: 
		
	
	A alteração não é permitida, pois que no Pacto Antenupcial, exigido para o Regime de Bens escolhido, há cláusula proibitiva 
	
	A alteração é permitida desde que a solicitação correspondente à vontade dos cônjuges esteja pautada em interesses seus, aceitos pelo juízo e garantido o direito de 3º adquiridos em decorrência do regime adotado, quando da celebração o casamento 
	
	A alteração é permitida sem qualquer formalidade, a não ser a livre declaração de vontade dos cônjuges, que faz perfeito o ato jurídico firmado 
	
	A alteração é vedada pela lei civil brasileira, que firma ser imutável o Regime de Bens estabelecido pelo casal, para garantir direito de terceiros 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513794226)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(Questão 28 127º Exame OAB-SP) Sobre os Alimentos é CORRETO afirmar que: 
		
	
	o credor de alimentos pode renunciar ao seu direito. 
	
	o crédito alimentar pode ser cedido, compensado ou penhorado. 
	
	o credor de alimentos pode não exercer seu direito, todavia não poderá renunciar formalmente a ele. 
	
	o credor de alimentos pode negociar seu crédito alimentar com terceiros por meio da compensação de dívidas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes