Buscar

HISTORIA DO DIREITO brasileiro SEMANA 7

Prévia do material em texto

HISTORIA DO DIREITO SEMANA 7
Em um curto espaço de tempo o país experimentou mudanças muito importantes...... 
a) Analisando algumas características da Constituição de 1891, tais como: Unidade Federativa... adotado pelos Estados Unidos? 
RESPOSTA: Sim. Inspirada na Constituição dos Estados Unidos, a Constituição de 1891 estabeleceu o sistema federativo; a autonomia dos estados para legislar conforme seus próprios interesses, desde que obedecessem à Lei Maior; o sistema presidencialista; a separação entre a igreja católica e o Estado; e a divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário. 
b) O regime do Padroado foi mantido pela Constituição de 1891? Justifique. 
RESPOSTA: Não. Isso mudou com a proclamação da República, em 1889 e com a Constituição de 1891, que acabou definitivamente com o padroado tendo, inclusive, estabelecido o casamento civil.
c) Que razões teriam levado o governo republicano a produzir o Código Penal mesmo antes de organizar o Estado republicano por meio de uma constituição? 
RESPOSTA: O Código Penal de 1890 foi um retrato da preocupação das elites republicanas em viabilizar novas percepções acerca da ordem social bem como criar mecanismos de administração dessa ordem. Esperava-se que o Código Penal de 1890 consolidasse os valores políticos e sociais do novo regime e ainda respondesse às novas necessidades de controle social colocadas pelas transformações da sociedade. Mas, o Código não foi capaz de responder aos novos desafios colocados pelas transformações sociais e políticas do período republicano nas cidades.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes