Buscar

CASO 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL II - SEMANA 7 Aluna: Bruna Maia Matricula: 201407182145
 CASO CONCRETO 7 ( EXAME DE ORDEM UNIFICADO – FGV) Diamantino, Aquino, Lucas e Esperidião são os únicos acionistas da Companhia Querência S/A e condôminos de imóvel situado na área rural do município de Porto Estrela. Após a aprovação da reforma estatutária para aumento do capital social, os quatro acionistas subscreveram ações que serão integralizadas com a incorporação ao patrimônio da companhia do referido imóvel. O acionista Lucas também subscreveu ações que serão integralizadas com equipamentos agrícolas de sua propriedade exclusiva. Foi dispensada a avaliação do imóvel rural por se tratar de bem em condomínio de todos os subscritores e impedimento de voto dos subscritores nesse caso. Para a avaliação dos equipamentos agrícolas foi aprovada em assembleia a contratação de sociedade avaliadora, que apresentou laudo fundamentado. No laudo apresentado, o valor apontado para os equipamentos foi superior ao atribuído pelo acionista Lucas no momento da subscrição. 
Como advogado consultado para opinar sobre a legalidade dos atos praticados, responda aos itens a seguir.
 A) A dispensa de avaliação do imóvel sob as justificativas apresentadas é procedente? Resposta: Não há procedência as justificativas apresentadas, tendo em vista a obrigatoriedade da avaliação. Desta forma não é licito a dispensa da avaliação ainda que o imóvel esteja em condomínio, pois a avaliação é obrigatória. Deve ser nomeado avaliador pessoa jurídica ou 3 peritos para avaliar o imóvel em condomínio e os subscritores poderão aprovar o laudo, com base no Art. 8º, caput, e no Art. 115, § 2º, ambos da Lei nº 6.404/76.
B) Diante da divergência entre o valor apontado no laudo da sociedade avaliadora e aquele que lhe atribuiu o subscritor, qual a solução a ser dada?
 Resposta: As soluções possíveis são: o imóvel pode ser incorporado pelo valor que os condomínios informaram, os subscritores mudarem o valor da subscrição para se adequar ao laudo, e rejeitar a incorporação do laudo.
QUESTÃO OBJETIVA 1 (MAGISTRATURA/BA) Assinale a opção correta a respeito das sociedades anônimas.
Resposta: (C) O capital social da companhia é intangível, ou seja, os acionistas não podem receber, a título de restituição ou dividendos, os recursos aportados à sociedade sob a rubrica de capitalização, não prevendo a Lei das Sociedades por Ações capital social mínimo para a constituição da sociedade anônima, fato que a torna compatível com os pequenos negócios.
QUESTÃO OBJETIVA 2 (EXAME DE ORDEM UNIFICADO – FGV) A respeito do capital autorizado, assinale a afirmativa correta. 
QUESTÃO ANULADA POR FALTA DE RESPOSTA

Outros materiais