Buscar

Avaliação Virtual 2 - Seminário Interdisciplinar 1 - Serviço Social Unopar 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Virtual 2 - Seminário Interdisciplinar 1
AS ALTERNATIVAS CORRETAS ESTÃO EM VERMELHO E NEGRITO
1)Na produção de alimentos em escala mundial, o que importa é o comercio e as ações financeiras ligadas aos alimentos. O agronegócio e o mercado financeiro encontram nas commodities uma forma de expansão dos lucros, no contexto do capitalismo global. A respeito do conceito de commodities, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Algumas das commodities brasileiras são frutas, legumes, cereais e também alguns metais - bens comerciais que têm valor diferenciado e negociados na Bolsa de Valores.
b)Commodities são artigos supervalorizados no comércio internacional, e portanto, possuem o seu valor altamente estabelecido, independente da oferta e demanda.
c)Commodities são valores intangíveis, exemplo disso está na comprovação científica dos nutrientes alimentares, portanto, o valor dos itens alimentares não é passível de transação econômica.
d)A palavra Commodities pode ser compreendida como um sinônimo para a prestação de serviços, porque a capacidade produtiva do trabalho provê a possibilidade de alimentação.
e)Commodity é um termo proveniente da língua inglesa usado com referência aos produtos com nível altamente tecnológico, tais como aqueles provenientes da nanociência.
2)De acordo com o Censo Agropecuário Brasileiro, realizado em 2006, aproximadamente 84,4% dos estabelecimentos agropecuários do país são da agricultura familiar. Abaixo estão descritos os requisitos necessários para que aquele que desenvolve atividade econômicas no meio rural seja caracterizado como agricultor familiar. Assinale a única alternativa que apresenta tais requisitos corretamente:
Alternativas:
a)A agricultura familiar se caracteriza pelo conjunto de famílias detentoras do monopólio da produção de um determinado gênero alimentício, relacionado à produção de fertilizantes e defensivos químicos e à agropecuária e o seu transporte.
b)Grande propriedade monocultura, dedicada à especialização de um único gênero alimentício, visto com excelência na indústria de produção de alimentos, emprego de tecnologia avançada para os plantios das culturas, demandando pouca mão de obra.
c)Utilizar mão de obra envolvida na prática agrícola proveniente de terceiros, gerando renda para famílias distintas, a fim de não caracterizar nepotismo; empreender investimentos e melhorias na propriedade rural para inserí-la no mercado produtivo em bom nível de competitividade.
d)Possuir propriedade rural em que a destinação dos produtos seja eminentemente voltada para o comércio exterior; empregar o maior número de trabalhadores proporcionalmente à propriedade rural a fim de gerar emprego e renda na região; e empregar a renda obtida no investimento e ampliação do próprio negócio a fim de otimizá-lo.
e)Não possuir propriedade rural maior que 4 módulos fiscais; utilizar predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas de propriedade; e possui a maior parte da renda familiar proveniente das atividades agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural.
3)A questão alimentar no mundo, desde os estudos sobre a fome até o conceito moderno de SAN, mudou muito com os anos e tornou-se um tema complexo e controverso. Sobre esse assunto, assinale abaixo o significado correto da sigla SAN.
Alternativas:
a)Soberania na Alimentação Nacional.
b)Sistema Alimentício Nutricional.
c)Saúde Anabólica Nutricional.
d)Soro Antibiótico Natural.
e)Segurança Alimentar e Nutricional. 
4)O "Direito Humano" é aquele que todas as pessoas possuem, independente de sua cor, o país a qual pertença, sexo, religião, classe social, se viva em contexto urbano ou rural. Dentre tais direitos estão: moradia, saúde, educação, trabalho digno, liberdade e, inclusive, alimentação. Os Estados-nações e as sociedades possuem a incumbência de zelar por ele. Diante deste panorama, assinale abaixo o significado correto para a sigla DHAA:
Alternativas:
a)Direito Humano à Alimentação Adequada.
b)Deveres Humanos Admitidos à alimentação.
c)Dívidas que Habitantes Adquirem por Alimentação.
d)Diversidade Histórica do Abastecimento Alimentar.
e)Déficit Herdado da Alimentação Antiga.
5)Tendo como base os materiais estudados na disciplina de Seminários I, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)A Seguridade Social brasileira é formada pela Política de Saúde, Previdência Social e Educação.
b)A Lei que regulamenta a Política de Assistência Social é a Lei 8.742 de 1993.
Alternativa assinalada
c)A profissão de Serviço Social teve a sua primeira Lei de regulamentação somente em 1993.
d)O Serviço Social não é uma profissão interventiva, mas sim teórica e metodológica.
e)A Saúde não é parte da Seguridade Social Brasileira pelo seu caráter não contributivo e universal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes