Buscar

Revisão para AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Revisão para AV2 – História do Direito Brasileiro
Proclamada a República formou-se um Governo Provisório sobe a chefia de Deodoro da Fonseca. São episódios desse governo a grande naturalização e o encilhamento.
A Lei de Terras de 1850, é fruto da extratégia dos grandes Fazendeiros e Políticos Latifundiários que se anteciparam afim de impedir que os negros também se tornassem donos de terras. Era uma forma de proteger as terras brasileiras dos primeiros trabalhadores imigrantes que estavam chagando ao pais, na transição da mão de obra escrava para assalariada, criando regulamentação e uma fiscalização do Governo, para que estes estrangeiros não se tornassem proprietários, fazendo concorrências aos grandes Latifúndios. Não seria mais permitido obter terras por meio de posse. A Lei de Terras foi promulgada por Dom Pedro II, ela contribuiu para preserva a péssima estrutura Fundiária no pais e privilegiar velhos fazendeiros.
O Assassinato de João Pessoa serviu de estopim para a Revolução de 1930.
No decorrer do Governo Provisório de Vargas ele NÃO deu apoio irrestrito as práticas democráticas.
O REGIMENTO DAS MINAS, de 1702 criou a INTENDÊNCIA DAS MINAS que estava vinculada somente a Lisboa com amplas atribuições, como, por exemplo, Tribunal de Primeira e Última instância em suas atribuições.
As características dominantes da Economia Colonial Brasileira são:
- Monopólio comercial, Latifúndio e Trabalho escravo de Índios e negros.
A chamada Lei da Anistia de 1979 anistiou os crimes de tortura e assassinatos praticados por membros do Governo Brasileiro contra aquele que se opunham as ditaduras Vargista e Militar, com tudo, vários Juristas e instituições contestam a validade dessa lei, por ser a tortura considerada um crime contra a condição humana, não estaria assim sujeita a anistia, sendo inclusive imprescritível, estando aqueles que praticaram este crime, sujeitos ainda a serem punidos pelas suas ações, sendo esse o objetivo da COMISSÃO DA VERDADE.
Após a Segunda Guerra Mundial, o brasil optou pelo alinhamento ideológico com os Estados Unidos (EUA). As principais características do período que antecedeu o Golpe Militar de 1964 foram as tentativas do Presidente João Goulart (março de 1964) de fazer as chamadas reformas de base, uma séria de mudanças administrativas, agrarias, financeiras e tributárias que feriam os interesses dá classe média e da elite, já que haveria distribuição de terras e de bens. 
E a resposta dos grupos conservadores nacionais. As mais celebres foram aquelas conhecidas como: Marcha da Família com Deus e pela Liberdade. Elas foram organizadas por setores do Clero e por entidades femininas e congregaram setores da classe média contra o chamado “Perigo Comunista” e favoráveis à deposição do Presidente.
Aula 2.
No Brasil, era o próprio estado português o fomentador, distribuidor e fiscalizador do processo colonizador. Portugal não possuía condições financeiras e humanas para empreender a posse de todas as terras que compunham a América portuguesa. O colono era o elo de ligação entre a terra e o Estado. O colonizador era um escolhido do próprio Estado que beneficiava a si próprio e, em troca, beneficiava a esse Estado. 
Portugal, para tal empreitada, tinha a necessidade de uma legislação que desse suporte a essa ocupação territorial. 
a) Cite quais os documentos jurídicos davam suporte ao processo colonizador promovido por Portugal na América Portuguesa? 
b) Descreva as características e conteúdo desses documentos jurídicos. 
A Carta de Doação, indicava a condição de posse das Capitanias Hereditárias entregues aos Capitães Donatários, que eram aqueles que iriam colonizar a terra.
O foral por sua vez, era o documento Real que indicava o direito do Donatário. (Recebimento de taxas, lucros sobre a comercialização do Pau Brasil, distribuição de terras, Nomeação de Autoridades Administrativas e Judiciais, criação de vilas, etc...) e deveres (Escravizar índios, entregar 10% dos lucros dos produtos da terra para a Coroa, observar o monopólio do Comércio do Pau Brasil com a Coroa, entregar a Coroa 20% do metal precioso, por acaso descoberto).
Aula9
“EM 26 JANEIRO de 1933, o Diário de Pernambuco iniciou a publicação de uma enquete, realizada junto a "ilustres senhoras e senhorinhas da sociedade pernambucana"1. Dezenove mulheres colaboraram com o jornal, respondendo à indagação "A quem deverá caber a representação da mulher pernambucana na futura constituinte?", sendo o resultado da última consulta publicado em 4 de abril daquele mesmo ano. A pesquisa, inicialmente pensada para restringirse às pernambucanas, acabou alcançando os Estados vizinhos da Paraíba e de Alagoas. Foram incorporadas à amostra duas associações de mulheres: a Federação Pernambucana para o Progresso Feminino e a Liga Eleitoral Católica, que funcionavam no Recife, perfazendo o total de vinte e duas matérias jornalísticas dedicadas ao assunto. [...] uma das inquiridas [era] a doutora Albertina Correia de Lima, advogada, formada na Faculdade de Direito do Recife e residente na capital paraibana. [..] Partidária da emancipação política das mulheres, cujas conquistas dizia acompanhar com vivo interesse, nutria igual simpatia pela enquete realizada pelo Diário, sinalizando perceber a iniciativa como mais uma manifestação da luta das mulheres pela ampliação de seus direitos civis e políticos e pela conquista de novos espaços na sociedade”. (ARAUJO, Rita de Cássia Barbosa de. O voto de saias: a Constituinte de 1934 e a participação das mulheres na política. Estud. av., São Paulo , v. 17, n. 49, p. 133-150, Dec. 2003 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142003000300009&lng=en&nrm=iso>. access on 17 Feb. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142003000300009.) Um ano depois, em 1934, a Constituição Federal consagra o chamado “voto de saias”. Esta Carta trouxe algumas importantes novidades que fizeram com que fosse considerada uma constituição moderna para a época, entre elas podemos apontar o voto feminino. Segundo a referida Constituição, responda: 
a). A quem se assegurava o direito de voto? 
b). O voto feminino era obrigatório ou facultativo? 
c). Havia igualdade de tratamento entre homens e mulheres neste tema?
1. A Constituição de 1934, recepcionou o Constitucionalismo social de Weimar (Constituição Alemã de 1919), fixando em nosso Ordenamento Jurídico os Direitos Sociais sob a forma de preceitos norteadores da Legislação Trabalhista. Na verdade, a carta de 1934 segui as tendências da incorporação dos dispositivos de proteção social que se encontravam presentes em constituições como a Constituição Mexicana de 1917 a já citada Constituição Alemã e a Constituição Republicana Espanhola de 1931.
2. fixou-se a obrigatoriedade do alistamento eleitoral e do voto para homens maiores de 18 anos e para mulheres maiores de 18 anos quando exercessem função pública remunerada.

Outros materiais