Buscar

HISTORIA DO DIREITO SEMANA 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTORIA DO DIREITO SEMANA 9
EM 26 JANEIRO de 1933, o Diário de Pernambuco iniciou a publicação de 
uma enquete...Um ano depois, em 1934, a Constituição Federal consagra o chamado “voto de saias”...Segundo a referida Constituição, responda:
a) A quem se assegurava o direito de voto? RESPOSTA: A CF/1934 em seu Art 109 diz: O alistamento e o voto são obrigatórios para os homens e para as mulheres, quando estas exerçam função pública remunerada, sob as sanções e salvas as exceções que a lei determinar. 
b) O voto feminino era obrigatório ou facultativo? RESPOSTA: Obrigatorio 
c) Havia igualdade de tratamento entre homens e mulheres neste tema? RESPOSTA: Não, um exemplo disso é o Art 121 – “A lei promoverá o amparo da produção e estabelecerá as condições do trabalho, na cidade e nos campos, tendo em vista a proteção social do trabalhador e os interesses econômicos do País, § 1º - A legislação do trabalho observará os seguintes preceitos, além de outros que colimem melhorar as condições do trabalhador, alínea d, “ proibição de trabalho a menores de 14 anos; de trabalho noturno a menores de 16 e em indústrias insalubres, a menores de 18 anos e a mulheres “, onde por “mulheres” entende-se um ser equiparado ao menor de 14 anos.

Outros materiais