Buscar

prova enade 4° simulado educação fisica especifico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 1091446)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Ministério da Educação apresentou, no mês de setembro de 2015, uma versão inicial para amplo debate que poderá se constituir, após discussão e aprovação pelo Conselho Nacional de Educação, a Base Curricular Comum. Nesse documento, a referência central para estruturação dos conhecimentos em Educação Física são as práticas corporais. Sobre a proposta para Educação Física na Base Curricular Comum, avalie as afirmações abaixo. (I) Trabalhar na perspectiva das práticas corporais demanda três desafios importantes a serem superados: desafios de legitimação ético-política, desafios curriculares e desafios interdisciplinares. (II) As práticas corporais estão organizadas nas seguintes manifestações da cultura corporal: brincadeiras e jogos, esportes, exercícios físicos, ginásticas, lutas, práticas corporais alternativas, práticas corporais de aventura e práticas corporais rítmicas. (III) A formulação dos objetivos, para cada uma das práticas corporais, articula, de forma indissociável e simultânea, oito dimensões de conhecimento que permitem sua tematização como saberes escolares. (IV) Em termos de progressão de conhecimentos da Educação Física, na Educação Básica, deve-se considerar que todas as práticas corporais podem ser objeto de trabalho pedagógico em qualquer etapa e modalidade de ensino, mas, ainda assim, alguns critérios de progressão devem ser considerados. (V) A vivência das práticas corporais não é um meio para se aprender outros conteúdos, mas, sim, uma forma de perceber o mundo e a si mesmo de um modo singular. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS. (ADAPTADA - INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA ¿ 2015)
		
	
	I, II, IV, V
	
	I, III, IV, V
	
	I, I V, V
	
	I, II, III, IV
	 
	II, III, IV, V
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 1091445)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os PCN¿s de educação física no ensino fundamental tecem algumas considerações sobre a avaliação do processo ensino-aprendizagem. De acordo com o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. (PREFEITURA MUNICIPAL DE SABARÁ/MG ¿ CONSUPLAN ¿ 2015) ( ) Os instrumentos de avaliação deverão atender à demanda dos objetivos educativos expressos na seleção dos alunos mais habilidosos, abordados dentro das categorias força, velocidade e agilidade. ( ) A avaliação diagnóstica ou inicial fornecerá os dados para a elaboração de um projeto de desenvolvimento dos conteúdos, a partir da consideração dos conhecimentos prévios do aluno. ( ) A avaliação final ou somativa se refere aos instrumentos que pretendem avaliar o final de um processo de aquisição de um conteúdo. ( ) A predominância das intenções avaliativas ocorrerá dentro de uma perspectiva somativa, ou seja, facilitará a categorização do aluno no processo dos conteúdos da educação física. A sequência está correta em :
		
	
	F, F, V, F
	 
	F, V, V, F.
	
	V, F, V, V.
	
	V, V, V, V.
	
	V, F, F, V.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 1091443)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O lazer possui uma dimensão que vai além das aulas de Educação Física escolar, mas pode ser abordado nessas aulas com finalidade educativa. Uma das finalidades educativas que justificam o estudo do lazer como conteúdo da Educação Física escolar é: (PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ¿ VUNESP -2015)
		
	
	identificar o aluno que tenha uma postura crítica em relação ao lazer existente onde mora e levá-lo a aceitar de bom grado o que seu bairro lhe oferece.
	
	formar grupos de alunos que exerçam liderança comunitária e respondam integralmente pelas programações de lazer do bairro.
	 
	identificar o aluno que tenha uma postura conformista em relação ao lazer existente em sua cultura local e levá-lo a ser crítico e criativo.
	
	levar os alunos a mapearem os equipamentos e programações de lazer existentes no entorno escolar e educá-los para que não os modifiquem.
	
	levar os alunos a pesquisarem as práticas de lazer de seus pais e avós, e a aprenderem a se divertir praticando-as, sem necessidade de compreendê-las.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 1091440)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O currículo praticado em uma escola é resultado do confronto de ideias, da negociação e de acordos entre os educadores. Admitindo-se que a prática pedagógica é construída nesse contexto marcado pelas diferenças entre as pessoas, e tendo como objetivo a vivência de situações fundamentadas em valores democráticos, o professor de Educação Física deve: (PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ¿ VUNESP -2015)
		
	
	ter como base as experiências anteriores dos alunos, mas evitar a reflexão sobre essas práticas corporais e seu relacionamento com as identidades dos alunos.
	
	destacar as experiências motoras ilustradas nos livros didáticos da área com o objetivo de reproduzir essas práticas corporais, mesmo sem relação com as identidades dos alunos.
	
	se ater às experiências motoras ilustradas nas propostas curriculares da área com o objetivo de refletir sobre sua relação com as identidades dos alunos.
	 
	recuperar as experiências anteriores dos alunos, estimular a reflexão sobre essas práticas corporais e como elas se relacionam com as identidades dos alunos.
	
	se ater às experiências motoras ilustradas nas propostas curriculares da área sem necessidade de se preocupar com a reflexão sobre as identidades dos alunos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 1091454)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As teorias psicológicas sobre desenvolvimento e aprendizagem além de possibilitarem um melhor entendimento sobre a formação humana, podem contribuir e auxiliar na compreensão e aplicação das concepções pedagógicas que permeiam o ensino da Educação Física. Sobre alguns dos fundamentos que constituem essas teorias, avalie as afirmações abaixo. (INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA ¿ 2015) I. Para a teoria Histórico-cultural de Vigotsky, a aprendizagem antecede o desenvolvimento, embora aprendizagem e desenvolvimento estejam profundamente relacionados. II. Para a teoria Construtivista de Piaget, a aprendizagem antecede o desenvolvimento, pois é o aprendizado que possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento. III. Uma das inteligências, na teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, é chamada de inteligência cinestésico-corporal. Sua característica principal é a capacidade de utilizar o próprio corpo de maneiras diferenciadas e hábeis para propósitos expressivos, assim como, para objetivos intencionalmente determinados. IV. Para a teoria Comportamentalista ou Behaviorista de Skinner, o papel do ambiente é muito mais importante do que a maturação biológica. São os estímulos presentes em uma dada situação que levam ao aparecimento de um determinado comportamento. V. Na interação do sujeito com o objeto, há uma série de transformações que ocorrem na estrutura cognitiva do sujeito, depois que ele passa a conhecer o objeto. Piaget explica esse fenômeno por meio de três invariantes: a assimilação, a adaptação e a equilibração. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS.
		
	
	I, III, V
	 
	I, III, IV
	
	II, IV
	
	II, III, V
	
	I, IV, V

Outros materiais