Buscar

ESTUDO SÓCIO ANTROPOLÓGICO_A1 (1)

Prévia do material em texto

A sociedade compõe-se de grupos sociais + ou - amplos, cada 1 deles regido p/ um conjunto de regras e procedimentos próprios – as instituições – e formado p/ indivíduos vinculados a 1 ou outra classe da estratificação social.
Instituição social é um sistema complexo e organizado de relações sociais relativamente permanentes, que incorpora valores e procedimentos comuns e atende a certas necessidades básicas da sociedade.
Desenvolvimento do processo de institucionalização: A institucionalização desenvolve um sistema regular de normas, status e papéis sociais que são aceitos pela sociedade.
Cada instituição tem como objetivo principal a satisfação de necessidades sociais específicas, e para atingir seus objetivos desempenha múltiplas funções.
A instituição familiar é responsável p/ controle da função reprodutora, p/ regular o comportamento sexual e p/ socialização das crianças
As funções institucionais específicas das mais importantes instituições sociais são: Funções da família / Funções das instituições educacionais / Funções das instituições religiosas
Os grupos sociais se caracterizam por:
- Pluralidade de indivíduos – remete à ideia de coletividade, p/ um grupo é const. p/ + de um individuo.
- Organização – todo grupo precisa de uma estrutura interna disciplinada para um bom funcionamento.
- Interação social – a interação dos indivíduos, no interior do grupo, é necessária para a sua consolidação.
- Princípios comuns – norteados por certos valores comuns, visando um mesmo objetivo, os membros de um grupo se unem. Porém, quando um ou mais membros se indispõem com esses valores ou objetivos, colocando em dúvida alguns princípios, o grupo pode desagregar ou se dividir.
- Objetividade e exterioridade – os grupos sociais são superiores e exteriores aos indivíduos que os integram. Quando um indivíduo ingressa em um grupo, ele já existe e continuará a existir se, por ventura, esse indivíduo se desligar dele.
- Consciência grupal – constitui maneiras próprias de pensar, sentir e agir do grupo, em que uma série de ideias, pensamentos e comportamentos são fortemente compartilhadas pelo grupo.
- Continuidade – a necessidade de interações duradouras constitui a formação de grupos sociais estáveis, como a família, a igreja etc., visto que existem grupos de durações efêmeras, que aparecem e desaparecem com facilidade, como é o caso dos mutirões.
A Revolução Francesa, de 1789, por sua vez, ocorreu em função de problemas econômicos e sociais da época, como a escassez de alimentos, e desdobrou-se em um movimento que deu expressão aos valores burgueses de liberdade, igualdade e fraternidade.
A cultura varia de um local para outro; por isso podemos afirmar que existem várias culturas e que cada localidade possui uma determinada cultura, cada qual com suas singularidades. Essas variações entre as culturas podem ser:
• Entre diferentes países, por exemplo: a cultura francesa é diferente da cultura chinesa;
• Entre uma região e outra no mesmo país, por exemplo: no Brasil a cultura mineira é diferente da cultura baiana;
• Entre diferentes grupos étnicos em um mesmo território, por exemplo: a cultura dos índios yanomâmi é diferente das dos kayapó, e ambos vivem na Amazônia;
• Entre diferentes grupos ou comunidades na mesma cidade: grupos de jovens punks diferem culturalmente dos funkeiros; ou mesmo entre comunidades religiosas distintas, como a cristã e a islâmica.
O estudo da Antropologia, ou seja, o estudo do homem e da cultura “consiste, portanto, no reconhecimento, conhecimento, juntamente com a compreensão de uma humanidade plural”.
Identificar uma cultura. Eles podem ser identificados e descritos isoladamente, mas um traço cultural está sempre relacionado a outro ou a outros traços que juntos constituem um complexo cultural. 
• Complexo cultural – é um conjunto de traços culturais que constituem um complexo cultural.
• Padrões culturais – são modelos comportamentais generalizados, regularizados, aceitos como normais pelos membros de uma cultura. 
• Subculturas – uma subcultura é a caracterização de um determinado grupo com hábitos, costumes, normas e valores particulares que acabam distinguindo-se da cultura predominante em uma sociedade na qual está inserida. 
O etnocentrismo é concebido como uma ideologia que prega a superioridade ou inferioridade de um grupo em relação a outro.
O etnocentrismo acontece quando, por conta desse contato cultural, um grupo ao olhar para o outro interpretar esse outro como sendo inferior, atrasado, marginalizado culturalmente, tomando como referência seus próprios valores e comportamentos sociais, como se estes fossem a referência universal para analisar e conhecer qualquer outro grupo.
Questão 1 
Karl Marx foi o teórico da revolução comunista. Como ele apontou em seus estudos, as desigualdades sempre existiram, mas o capit. intensificou ao extremo o proc. de exploração do homem p/ homem. Para ele, essa situação surgiu no processo produtivo, nas relações de prod. que se estabeleceram nesse momento. No capitalismo, por ex., o trabalhador é obrigado a vender sua força de trabalho, pois ele não possui os meios de prod. para trabalhar. Marque a alt. que corresponde ao pensamento de Karl Marx: Para ele a exploração humana sempre existiu e no capitalismo ela se apresenta no assalariamento da mão de obra quando o empregador paga pelo trabalho executado
Questão 2
De acordo com as ciências sociais marque a afirmativa errada sobre a relação entre cultura e natureza: Cada povo tem sua cultura que se origina da sua natureza
Questão 3
Com base no pensamento de Max Weber, marque a alternativa ERRADA: 
Para Weber, os indivíduos são submetidos pela ordem social, uma força exterior a eles.
Questão 4
Marque a afirmativa correta sobre o etnocentrismo. 
Analisa as outras culturas a partir do principio de que uma é superior a outra.
Questão 5
Marque a afirmativa ERRADA em relação ao pensamento de Karl Marx: Para ele Capital e Trabalho são as duas forças produtivas que movem a economia e se relacionam de forma pacífica e harmônica; 
Questão 6
Do ponto de vista da antropologia marque a afirmativa correta sobre o conceito de cultura: 
Cultura compreende a totalidade das criações humanas. 
Questão 7
Marque a afirmativa CORRETA Sobre o relativismo cultural
Valoriza cada cultura na sua particularidade. 
Questão 8
Tomando a violência como ex. de fato social na persp. de Durkheim, podemos dizer q ela é geral, p/ atinge a todos: pobres e ricos, ainda que de maneira diferente. Coercitiva por se impor ao individuo. No caso em tela, os ricos blindam os s/ carros, enquanto o pobre tem de usar outras estratégias de prevenção. Exterioridade, 1X que a violência existe como um dado da realidade indep. da vontade dos indivíduos. Partindo da afirmativa acima marque a alternativa que corresp. ao pensamento Durkheim: O fato social incide sobre toda a sociedade ainda que afete a vida das pessoas e dos grupos sociais de maneira distinta.
Questão 9
Instituição social é um sist. complexo e organizado de relações sociais relativamente permanente, que incorpora valores e procedimentos comuns e atende a certas necessidades básicas da sociedade. A partir desse raciocínio, podemos afirmar que nas instituições sociais as atividades são rotineiras e previsíveis, fazendo com que as relações entre os indivíduos sociais fiquem cada vez mais padronizadas. Com base na afirmativa acima, marque a alternativa correta: As instituições sociais ajudam a organizar a vida em sociedade na medida em que oferece parâmetros para orientar o comportamento das pessoas no cotidiano.
Questão 10
Na amplitude do estudo sociológico, os grupos sociais constit. 1 elemento de grande import., p/ é no interior desses grupos q as interações sociais ocorrem, sendo estas interações o objeto de estudo do sociólogo, visto q não há interação social s/ a criação dos grupos sociais, assim como não existiriam grupos sociais se os indivíduos q os compõem não interagissem. C/ base na af. acima, marquea alternativa correta:
O texto acima explica que os grupos sociais são a estrutura na qual se desenvolve a interação social. Ao mesmo tempo sem a interação social os grupos sociais não se desenvolvem.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes