Buscar

Construindo Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Analise as afirmativas abaixo: I - Em 1871, o Senado Brasileiro promulgou a lei do ventre livre, que libertou as crianças nascidas à partir daquela data II - Os descendentes diretos de escravos eram proibidos de fazer parte dos movimentos abolicionistas. III - Em 1885 foi promulgada a lei dos sexagenários. Esta lei pouco alterou a estrutura da escravidão, pois libertava apenas as mulheres com mais de 60 anos. IV - A abolição da escravidão, ocorrida em 1888, extinguiu o cativeiro mas não significou a inclusão social dos escravos libertos. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	
	
	 
	I e IV
	
	
	II e IV
	
	
	I e II
	
	 
	III e IV
	
	
	II e III
	
	
	
		2.
		O ano de 1910 foi marcado pela luta dos marinheiros brasileiros pelo fim dos castigos corporais. Embora o uso da chibata como castigo na Armada brasileira já houvesse sido abolido em um dos primeiros atos do regime republicano, na prática, os marinheiros, cuja grande maioria era formada por homens negros e mestiços, continuavam a receber as punições. Era um claro resquício da escravidão. O líder dessa rebelião foi:
		
	
	
	
	
	José Cândido;
	
	
	João Pedro;
	
	 
	José Pedro;
	
	 
	João Cândido;
	
	
	Pedro Cândido.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A escravidão foi abolida em 1888, mas anos depois, no inicio da república, seu legado ainda se fazia presente. Em 1910 eclode uma revolta na Armada, e dentre seus principais motivos podemos destacar:
		
	
	
	
	 
	A manutenção da proibição de casamentos inter-raciais
	
	
	O impedimento dos negros de atuar em combate
	
	
	A proibição dos negros de ingressarem no exército
	
	 
	A prática de castigos corporais na marinha
	
	
	A luta pelo voto negro
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Abdias do nascimento, um dos principais ativistas negros da história do Brasil, fundou, em 1948. O Jornal O quilombo. Nele, jornalistas tanto negros quanto brancos, debatiam importantes questões para a valorização de uma identidade negra. A influência norte-americana era notável neste e em outras publicações do mesmo gênero, que pode ser percebida:
		
	
	
	
	
	Na busca pela extinção das leis segregacionistas brasileiras.
	
	 
	Na defesa de uma estética negra, recusando os padrões estabelecidos pela cultura branca e europeia.
	
	 
	No estimulo a atos de violência para a obtenção de direitos raciais.
	
	
	Nas propostas de criações de cargos de trabalho ocupados exclusivamente por negros
	
	
	Na defesa do direito de voto aos negros, negado desde a constituição de 1891
	
	
	
		5.
		Leia abaixo um trecho de uma entrevista de Abdias do Nascimento, escritor, político e militante do movimento negro: "Os cultos afro-brasileiros eram uma questão de polícia. Dava cadeia. Até hoje, nos museus da polícia do Rio de Janeiro ou da Bahia, podemos encontrar artefatos cultuais retidos. São peças que provavam a suposta delinquência ou anormalidade mental da comunidade negra. Na Bahia, o Instituto Nina Rodrigues mostra exatamente isso: que o negro era um camarada doente da cabeça por ter sua própria crença, seus próprios valores, sua liturgia e seu culto. Eles não podiam aceitar isso." (Retirado do Portal Afro) Assinale a opção que MELHOR representa a fala de Abdias do Nascimento.
		
	
	
	
	
	Apesar da escravidão a que estavam sujeitos, os africanos sempre tiveram autonomia para praticar seus cultos religiosos.
	
	 
	Mesmo com todo o tipo de repressão a que estavam sujeitos, os africanos escravizados ainda buscaram manter vivas suas tradições culturais religiosas.
	
	
	Ao serem escravizados os africanos abdicaram de toda sua cultura.
	
	
	Ao chegarem ao Brasil e passarem a conviver com os europeus, os africanos escravizados foram paulatinamente perdendo seus traços culturais originais, adotando ao final integralmente a cultura europeia.
	
	 
	Nina Rodrigues e seus seguidores estavam certos ao afirmarem que os africanos eram degenerados por não aceitarem a cultura europeia como superior às suas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Após a abolição, alguns periódicos da chamada Imprensa Negra tinham como principais objetivos:
		
	
	
	
	
	Denunciar situações de preconceito racial, ajudar na compra de alforrias e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça;
	
	 
	Denunciar situações de escravidão, ajudar na educação e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça;
	
	
	Denunciar situações de preconceito racial, ajudar na fuga para os quilombos e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça.
	
	
	Denunciar situações de rebelião escrava, ajudar na educação e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça;
	
	 
	Denunciar situações de preconceito racial, ajudar na educação e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça;
	
	
	
		7.
		Nos últimos anos, o movimento negro ganhou poder e influência na sociedade brasileira, o que provocou várias mudanças na sociedade brasileira. Entre as opções abaixo, assinale aquele que apresenta uma dessas mudanças.
		
	
	
	
	 
	a mudança no calendário do carnaval, que desde 2007 acontece duas vezes por ano, o que é fundamental para a afirmação da identidade negra.
	
	
	a transformação do dia 21 de março, dia do início da Revolta dos Malês (1835), em feriado nacional.
	
	 
	a lei 11.645, de 2008, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica brasileira.
	
	
	a inauguração de um monumento em homenagem ao padre jesuíta José de Anchieta, que foi um dos principais defensores dos negros durante o período colonial.
	
	
	o reconhecimento das religiões afro-brasileiras como o sistema religioso oficial do Estado brasileiro.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		O Brasil ainda não conseguiu extinguir o trabalho em condições de escravidão, pois ainda existem muitos trabalhadores nessa situação. Com relação a tal modalidade de exploração do ser humano, analise as afirmações abaixo. I. As relações entre os trabalhadores e seus empregadores marcam-se pela informalidade e pelas crescentes dívidas feitas pelos trabalhadores nos armazéns dos empregadores, aumentando a dependência financeira para com eles. II. Geralmente, os trabalhadores são atraídos de regiões distantes do local de trabalho, com a promessa de bons salários, mas as situações de trabalho envolvem condições insalubres e extenuantes. III. A persistência do trabalho escravo ou semi-escravo no Brasil, não obstante a legislação que o proíbe, explica -se pela pouca competitividade do mercado globalizado. Está correto o que se afirma em:
		
	
	
	
	 
	I e II, somente.
	
	
	I, II e III.
	
	 
	II e III, somente.
	
	
	II, somente.
	
	
	I, somente.

Outros materiais