Buscar

historai da literatura infantl

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capítulo 2 A História da Literautra Infantil
	Para conceituar a literatura infantil, Nazira Salem (1999) explica primeiro os sistemas educacionais da antiguidade que a autora os divide entre os periodos da antiguidade clássica, idade média e renascença.
	Na antiguidade clássica a educação era dever do estado que procurava formar guerreiros e conselheiros. 	Como se pode observar, as crianças já eram instruídas desde pequenas na antiguidade. De acordo com Salem (1999):
 
Os meninos aprendiam ginástica, música, dança e literatura. As meninas eram educadas em casa; aprendiam a cozinhar, costurar, bordar e cantar.
Essa educação foi a que mais se aproximou da educação dos tempos modernos, porque desenvolvia diversos aspectos da personalidade infantil. 
	Já com os romanos, a educação vinha da família e buscava transformar os meninos em guerreiros, a imagem dos pais e dos romanos populares da época. Tanto na Grécia quando em Roma, a educação era ministrada visando o uso da criança para o estado, ela era apenas um instrumento com o qual se alcançaria o desíginio do estado.
	Segundo a autora, na idade média (séc. V até séc. XV) a educação deixou de ter preocupações intelectuais e passou a se preocupar com ensinamentos e práticas religiosas.
	A criança era vista como adulto

Outros materiais

Outros materiais