Buscar

Prova Av2 Recursos Humano 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:  ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
	Avaliação:  GST1132_AV1_201102307351      Data: 13/04/2017 20:22:27 (F)      Critério:
	Aluno
	Professor:
	ELIANE ABREU
	Turma: 
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0      Nota de Partic.: 2
	
	 1a Questão (Ref.: 584062)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Compreendi, afinal, que renascer é um ato de cada dia. É construir, rever e reconstruir a prática empresarial e a pessoal, que se integram. É lidar com rigidez, prejuízo, tristeza, dor, egoísmo, inveja, ressentimento, raiva; elementos que desgastam, destroem, dilaceram empresas e pessoas. É transformá-los em plasticidade, recompensa, alegria, saúde, compartilhamento, altruísmo, gratidão, amor, elementos que agregam, constroem, vivificam. Compreendo, afinal, porque renascer é uma arte." Sylvia Vergara Na opinião da autora:
		
	
	os principais instrumentos de legitimidade organizacional devem ser baseados na regularidade e manutenção dos processos, bem como, na percepção particular daquele que está no topo da cadeia de comando.
	
	a capacidade de instituição do princípio da ordem e o conformismo em relação a valores inquestionáveis, como, por exemplo, rigidez e egoísmo, devem ser mantidos pelas organizações.
	 
	a organização, orientada por missão e objetivos, deve possuir uma identidade cultural capaz de manter-lhe a coesão, com políticas de reconhecimento e um sistema de acompanhamento que estimule em cada membro da organização a habilidade de reflexão.
	
	o olhar multidimensional de cada membro da equipe em busca de resultados comuns é completamente dissonante do modelo que congrega e compartilha objetivos.
	
	devem as organizações adotar estruturais piramidais estáticas, perfeitamente capazes de se adequar aos condicionantes externos que exigem capacidade de adaptação.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 179164)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Atualmente, estamos vivendo a sociedade da informação onde a prioridade é o conhecimento. Nesse sentido, qual o papel que se exige de cada trabalhador?
		
	
	Que ele esteja investindo o seu tempo e recursos em cursos à distância para conciliar com o trabalho.
	
	Que ele esteja investindo seus recursos em treinamento, para melhorar o seu nível de treinamento.
	
	Que ele esteja já trabalhando com o máximo empenho.
	
	Que ele esteja investindo nas compra de livros e revistas especializadas para melhorar o seu nível de conhecimento.
	 
	Que ele esteja preparado, capacitado e motivado, a fim de gerar produtos e/ou prestar serviços de qualidade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 42105)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa INCORRETA sobre o processo de Análise Organizacional:
		
	
	Propicia o esforço coordenado e maximiza o impacto de recursos limitados.
	
	Está relacionado com a identificação de problemas organizacionais e com as suas soluções.
	
	Desenvolve um processo descentralizado de planejamento.
	 
	Transforma a organização proativa em reativa.
	
	Possibilita o comportamento sinérgico das áreas funcionais da organização.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 42128)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A importância da Gestão de Pessoas dentro das empresas é crucial na medida em que administra e soluciona impasses comuns a todos. Diante desta afirmativa, assinale a opção de resposta que define corretamente as ações da Administração de RH (ARH).
		
	
	São constituídas pelo controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal.
	 
	Consistem no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente ao trabalho.
	
	Consistem no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados exclusivamente ao trabalho.
	
	A organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.
	
	Consistem no planejamento, na organização, no desenvolvimento e na coordenação.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 9164)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conforme o escritor e professor Idalberto Chiavenato descreve em seu livro "Gestão de Pessoas vol. 3", quais são os cinco principais objetivos da Gestão de Pessoas? Assinale a única resposta correta.
		
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; contribuir com o objetivo e realização da missão das empresas; motivar as pessoas; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento.
	 
	Proporcionar e promover a competitividade; contribuir com o objetivo e realização da missão das organizações; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no ambiente de trabalho; administrar e impulsionar mudanças; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho.
	
	Aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; promover competitividade a qualquer custo; responsabilidade com o meio ambiente; motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; administrar e impulsionar mudanças.
	
	Motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; administrar e impulsionar mudanças; responsabilidade com o meio ambiente; modificar as políticas de comportamento.
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; proporcionar e promover a competitividade; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento; promover competitividade a qualquer custo.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 9565)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado conflitivo. Acreditava-se que os objetivos das organizações - como lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação de recursos materiais e financeiros, redução de custos - eram incompatíveis com os objetivos individuais das pessoas." Com base no trecho citado de um texto do autor Idalberto Chiavenato, assinale a única alternativa que apresenta solução viável para esta relação.
		
	 
	As organizações precisam mudar rapidamente seus conceitos e procurar alterar suas estratégias na gestão de pessoas. É fato que estão cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento do indivíduo e para isso desenvolvem suas práticas gerenciais e, em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, estão investindo nas pessoas que os intendem (produtos e serviços), capacitando quem sabe criar, desenvolver e produzir.
	
	As organizações priorizam utilizar plenamente as pessoas para o atingimento de suas metas de crescimento. Desta forma, as organizações conseguem sustentabilidade e equilíbrio financeiro.
	
	O conceito de Gestão de Pessoas serve apenas para assegurar que os demais recursos, como recursos materiais, financeiros e tecnológicos, sejam bem utilizados pelas pessoas que integram as organizações.
	
	Devido à enorme carga tributária, as organizações precisam cortar custos com pessoal e priorizar seus investimentos. Mesmo assim, na Era moderna, as organizações necessitam de maior investimento tecnológico e menor em recursos humanos. A competitividade das organizações está diretamente ligada a seus produtos e serviços.
	
	Estudos mostram que quanto maior for a quantidade de funcionários de uma organização, maior a quantidade de conflitos gerados poresta relação. Prova disto é que cada vez mais surgem sindicatos de classe e a única solução para este impasse tem sido o fortalecimento dos departamentos jurídicos das organizações.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 566386)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa ABC está perdendo mercado devido ao baixo rendimento e pouca inovação. É uma empresa que tem como característica, uma baixa rotatividade (a maioria dos empregados e gestores tem mais de 10 anos de casa) e todos compartilham das mesmas ideias que, geraram um grande sucesso empresarial no período de 1995 à 2005. Existe uma grande resistência à mudanças e sempre é citado o sucesso do passado como justificativa. A diretoria, pressionada pelos acionistas, resolveu fazer mudanças no quadro gerencial e solicitou ao RH uma estratégia de recrutamento e seleção que ajudasse a resolver o problema. Escolha nas opções a seguir a melhor estratégia para o problema relatado.
		
	
	A área de recrutamento e seleção deverá fazer um recrutamento interno por ser mais econômico, mais rápido e motivar a prata da casa
	 
	A área de recrutamento e seleção deverá fazer um recrutamento externo, para trazer novos conhecimentos, novas experiências e mexer com a acomodação
	
	A área de recrutamento e seleção deverá fazer um recrutamento externo por ser mais econômico, mais rápido e apresentar maior índice de segurança
	
	A área de recrutamento e seleção deverá fazer um recrutamento externo só para cargos técnicos e utilizar o recrutamento interno para os cargos gerenciais
	
	A área de recrutamento e seleção deverá fazer um recrutamento interno para trazer novos conhecimentos, novas experiências e garantir a adaptação das pessoas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 10915)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	1. Integra a função recursos humanos na organização, como processo:
		
	
	produção
	
	logística
	
	marketing
	 
	seleção
	
	compras
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 11214)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Gustavo Vieira é Gerente de Recursos Humanos de uma indústria farmacêutica e percebeu que um dos motivos do baixo rendimento dos novos funcionários é a falta de integração com a empresa. Parte da solução está na adoção de um programa de integração, que deve ser estruturado de forma a:
		
	
	fornecer às pessoas que trabalham na empresa informações sobre os projetos relacionados a saúde e segurança do trabalhador e quais são as políticas de qualidade da empresa.
	
	ajudar a cultura organizacional, que é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todas as pessoas de uma empresa.
	 
	fornecer as informações de que o funcionário necessita sobre a empresa e as suas funções, bem como o que é esperado dele, reduzindo a ansiedade normal do período de adaptação.
	
	assegurar o melhor aproveitamento das pessoas, indicando-as para programas de treinamento e desenvolvimento que irão capacitá-las para ter condições de crescimento na carreira.
	
	melhorar o conhecimento e as aptidões do cargo em todos os níveis da organização.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 230479)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a atuação do RH na integração social das pessoas nas Organizações, temos as seguintes afirmativas: I - saber dos fatos relevantes da empresa, tomar parte das coisas que afetam o seu setor de trabalho e poder participar das decisões fazem parte das motivações dos trabalhadores. II - a fim de minimizar os conflitos funcionais existentes entre as principais funções da empresa, cabe ao RH promover a aproximação dos diferentes setores da organização. III - o RH deve trabalhar no sentido de que cada setor cuide dos seus próprios interesses e objetivos, sem a preocupação de que os outros setores estejam atingindo as metas determinadas. Observando as alternativas anteriores, responda:
		
	
	b) apenas a alternativa III está correta.
	
	d) as alternativas II e III estão corretas.
	 
	c) as alternativas I e II estão corretas.
	
	e) as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	a) apenas a alternativa II está correta.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais