Buscar

RESUMO AULA 9 DE PLANEJAMENTO DE CARREIRA

Prévia do material em texto

EMPREENDEDORISMO
O desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar
Características do empreendedor: Criatividade; Capacidade de organização e planejamento; Responsabilidade; Capacidade de liderança; Habilidade para trabalhar em equipe; Gosto pela área em que atua; Visão de futuro e coragem para assumir riscos; Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio; Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas); Saber ouvir as pessoas; Facilidade de comunicação e expressão.
INOVAÇÃO
As empresas, para ganharem espaço ou sobreviverem no mercado, estão constantemente se reinventando. A inovação é essencial: com ela uma empresa se torna capaz de gerar riqueza contínua, aumentar a produtividade e ser competitiva.
Inovação na produção
Henry Ford, no início do século XX, inaugura a linha de montagem para produção em massa do automóvel Ford T, diminuindo os custos para popularizar a venda de veículos.
Inovação no produto
Com o aumento da velocidade dos carros, a segurança passou a ser um diferencial. Em 1958 foi fabricado o primeiro automóvel americano com cintos de segurança: o Chevrolet Corvette.
Inovação na marca
Por volta de 1920, a Ferrari viu-se obrigada a pintar seus carros de corrida na cor vermelha. Criou um vermelho específico, o rosso corsa (“vermelho de corrida”). A cor ficou tão associada à marca que passou a designar um tipo de vermelho: vermelho Ferrari.
Inovação no negócio
As concessionárias de carro passaram a oferecer serviços mecânicos, seguro, customização etc., em vez de somente atuarem como pontos de venda.
CARREIRA
Responsabilidade do indivíduo, e não só da empresa que o emprega. Ainda, viu que a carreira evolui, que diversos espaços e funções diferentes são ocupados por um profissional ao longo de sua carreira profissional. Para se adequar às demandas e exigências do mercado, o profissional assume a maior parcela de responsabilidade sobre o desenvolvimento de sua carreira.
CRIATIVIDADE
Capacidade de criar, de pensar diferente diante de uma realidade qualquer. A inovação é consequência da criatividade, aliada a outros fatores.
Roteiro do Processo de Solução Criativa:
1) A necessidade, problema ou oportunidade (no caso, o desejo dos clientes);
2) A realidade, o cenário, o ambiente (no caso, a localização, a posição do sol, a direção do vento etc.);
3) As possibilidades, as condições de realização (no caso, a forma de integrar os principais ambientes ao cenário e integrar as pessoas dentro da casa);
4) O experimento, o esboço (no caso, o diagrama que ele usa para colocar suas ideias no papel);
5) A implementação, a execução (no caso, passar a ideia para a equipe, montar o projeto com ela).
BRAINSTORMING 
Reunião de pessoas, preferencialmente de setores distintos, para explorarem diferentes pensamentos e ideias em busca da solução de um problema ou para alcançar um determinado objetivo. Todas as ideias são aceitas, depois a maioria é descartada, até chegar a uma boa ideia. 
Uma das técnicas mais eficazes para solucionar problemas ou gerar inovação é o brainstorming.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes