Buscar

Av2 Saúde Ambiental em Enfermagem 2016

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301711559)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Existe uma área da ecologia conhecida como Ecologia Humana. Seu interesse está centrado? 
		
	
Resposta: Está voltado para uma melhor condição entre o homem em sintonia com o meio ambiente e vice versa. Quando o ser humano é capaz de criar ambientes e preservar a natureza para viver em harmonia com o meio ambiente . se cada ser humano tiver um olhar de preservação e cuidado com a natureza, todos oa animais serão preservaDOS, o meio ambiente será melhor para se viver e a saúde do ser humano será muito melhor.
	
Gabarito: Na relação do ser humano como o seu ambiente. O homem é visto como ator relevante no cenário ambiental. A ecologia humana é uma ciência transdisciplinar e depende de outras disciplinas, como por exemplo: Engenharia; Geografia; Epidemiologia; Sociobiologia.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302316505)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As mudanças climáticas têm aumentado a preocupação com a possível expansão da incidência de algumas doenças transmitidas por vetores. Por quê?
		
	
Resposta: Porque com a poluição e desgaste da camada de ozônio. Ocorrem mudanças nos climas e doenças que eram de uma determinada estação passa a estar presente em outra como a dengue, gripe, pois seus vetores incidem em épocas que não são as rotineiras , mas por causa dessse afeto a mudanças climáticas isso ocorre.
	
Gabarito: Um dos maiores efeitos da mudança climática sobre as doenças transmitidas por vetores pode ser observado nos eventos extremos, pois eles causam uma forte flutuação no ciclo das doenças, podendo ser observado no curto e médio prazo. O aumento da temperatura pode retardar ou acelerar o desenvolvimento e sobrevivência dos vetores, como os mosquitos, por exemplo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301659371)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As alterações ambientais também podem se tornar fatores de risco à saúde, conhecidas como dano ambiental. Como exemplo, podemos citar: 
		
	
	lixo mal acondicionado
	
	presença de insetos
	
	ambiente mal ventilado
	
	ruidos
	
	água não tratada
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302138611)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Zoonoses são doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos. Assim, são zoonoses?
		
	
	Toxoplasmose e Raiva Canina
	
	Cólera e Malária
	
	Dengue e Tuberculose
	
	Esquistossomose e Tracoma
	
	Sífilis e AIDS
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301659426)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Com relação a transição demografica podemos afirmar que: I - Na segunda etapa temos alta fertilidade e uma redução da mortalidade. II - Na primeira etapa temos alta fertilidade e alta mortalidade. III - Na terceira etapa temos a redução da fertilidade e a mortalidade continua a subir. IV - Na quarta etapa temos o aumento da fertilidade e a mortalidade continua a subir em todos os grupos etário. Estão CORRETAS as afirmativas.
		
	
	I e III.
	
	II e III.
	
	III e IV. 
	
	II e IV.
	
	I e II.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302150663)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O lixo eletrônico é um problema ambiental globalizado. O grande avanço tecnológico obriga o descarte de materiais classificados como Perigosos, pela NRB 10004/2004 (ABNT), de modo rápido e muitas vezes de forma não adequada. Dentre estes lixos, tem-se computadores, televisores, equipamentos laboratoriais etc. Observe os itens abaixo e escolha somente àquele que realmente indica uma atitude sustentável:
		
	
	Propiciar a separação de componentes destes materiais, ainda nas residências, antes de reconduzir de volta às indústrias.
	
	Fazer tratamento químico nestes objetos, antes de serem descartados em lixões.
	
	Devolver às empresas ou indústrias os materiais eletrônicos descartados.
	
	Repensar a atitude em comprar novos materiais, reutilizando dentro do possível, objetos em bom estado de conservação.
	
	Separar uma área de descarte de eletrônico, no ambiente do aterro sanitário, permitindo que esta separação de materiais diminua o tempo de decomposição.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302150127)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Com relação a produção mais limpa, é CORRETO afirmar:
		
	
	Os países ricos e pobres produzem com igualdade.
	
	A relação dos fatores produtivos dos países do Sul, frente aos padrões tecnológicos gerados pelos países do Norte, não interfere nesse tipo de produção.
	
	A produção mais limpa acontece ao mesmo tempo em todo o mundo. 
	
	O objetivo é tornar o processo mais eficiente no emprego de seus insumos, gerando mais produtos e menos resíduos.
	
	O descarte é feito seguindo normais legais e a produção é reduzida com a produção mais limpa.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301610093)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A coleta seletiva é um primeiro e importante passo para viabilizar a reciclagem. Considerando a coleta seletiva de resíduos sólidos e a reciclagem, está INCORRETA a seguinte afirmativa
		
	
	o Brasil consolidou sua liderança mundial, atingindo uma marca muito expressiva de latas de alumínio recicladas em relação ao total de latas comercializadas no mercado interno.
	
	no Brasil, a quantidade reciclada de sucata de latas de alumínio atingiu cerca de 50% do total de alumínio reciclado.
	
	a reciclagem é uma das ações prioritárias a serem executadas no processo de gestão de resíduos.
	
	latas de aerossóis, de tinta, de inseticidas e pesticidas, pilhas normais e alcalinas são materiais que, também, podem e devem ser reciclados.
	
	a reciclagem é a transformação dos resíduos envolvendo a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301664993)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Um paciente adulto chegou à emergência de um Hospital relatando dor de cabeça e apresentando episódios de vômitos, evoluiu para o quadro de inconsciência e dificuldade respiratória. Este quadro sugere intoxicação por:
		
	
	óxido de sódio caustico
	
	toluol
	
	monóxido de carbono
	
	mercúrio
	
	sulfureto de carbono
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301611240)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Lei que instituiu a política nacional de educação ambiental é
		
	
	lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999.
	
	lei nº 9.796, de 27 de abril de 1995
	
	lei nº 9.795, de 27 de abril de 1988
	
	lei de nº 9.795, de 27 de março 1997
	
	lei nº 9.795, de 26 de abril de 1996

Outros materiais