Buscar

TRANSTORNO BIPOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRANSTORNO BIPOLAR 
Diferencie TDM e TB.
A caraterística principal que diferencia TDM e TB é o fato de que no TDM não há a ocorrência do episodio maníaco entre os períodos de episódios depressivos. O TB funciona por ciclagem e esta é subjetiva de cada individuo. 
EPISÓDIO MANÍACO
Costuma ser descrito como eufórico, excessivamente alegre, elevado ou “sentindo-se no topo do mundo”. Em certos casos, o humor é tão anormalmente contagiante que é reconhecido com facilidade como excessivo e pode ser caracterizado por entusiasmo ilimitado e indiscriminado para interações interpessoais, sexuais ou profissionais.
EPISÓDIO HIPOMANÍACO
Um episódio hipomaníaco não deve ser confundido com os vários dias de eutimia* e de restauração da energia ou da atividade que podem vir após a remissão de um episódio depressivo maior. A hipomania também é mais amena que a mania.
DEPRESSÃO EM TDM e TB
Depressão em TB: Indivíduos com hipomania com características mistas podem não caracterizar seus sintomas como hipomania, experimentando-os como depressão com aumento de energia ou irritabilidade.
Depressão em TDM: O humor em um episódio depressivo maior frequentemente é descrito pela pessoa como deprimido, triste, desesperançado, desencorajado ou “na fossa”.
TIPOS DE TB 
TB TIPO I: Existe pelo menos uma ocorrência de um episodio maníaco pleno, o qual pode ter antecedido ou seguido por episódios hipomaníacos ou depressivos maiores. Possui também episódios mistos (característica da mania) e a ciclagem envolve a subjetividade do individuo.
TB TIPO II: Ocorrência de pelo menos um episodio hipomaníaco atual ou anterior e um episodio depressivo maior atual ou interior. Um episódio hipomaníaco não deve ser confundido com os vários dias de eutimia. No tipo II também não há mania plena, varia entre hipomania e depressão. O diagnostico no tipo II é feito durante um episodio depressivo. A hipomania também é mais amena que a mania.
Principais sintomas de TB
•	Sintomas relacionados ao humor: euforia (sintoma predominante), irritabilidade, autoestima inflada.
•	Sintomas cognitivos: percepção de grandiosidade, distração e fragmentação da atenção (fuga maníaca de ideias), delírios e alucinações.
•	Sintomas comportamentais/motores: gastos excessivos ou hipersexualidade, sociabilidade aumentada (muito comunicativa e amigável).
•	Sintomas somáticos: necessidade de sono reduzida, alimentação excessiva ou ausente, o transtorno é ciclotímico.

Outros materiais