Buscar

Esquizofrenia: Sintomas e Diagnóstico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESQUIZOFRENIA 
Os sintomas mais óbvios e mais importantes da esquizofrenia sejam os cognitivos, os quais incluem alucinações, delírios, processos de pensamento perturbados e inundação cognitiva.
As alucinações são experiências perceptuais sem fundamentação na realidade. Considera-se que um indivíduo que ouve, sente, cheira ou vê coisas que não estão realmente presentes está alucinando.
Os delírios são crenças errôneas que são mantidos a despeito de fortes evidências em contrário. Alguns delírios são bizarros e patentemente absurdos: outros, embora possíveis, são improváveis.
SINTOMAS 
Os sintomas positivos incluem alucinações, delírios, distúrbios de pensamento e comportamentos bizarros.
Os sintomas negativos incluem humor deprimido, pobreza de fala, incapacidade de experimentar sentimentos positivos e apatia.
Os sintomas de desorganização podem incluir: sentimentos contraditórios, emotividade inapropriada, comportamento pueril, vestir-se estranhamente, agitação imprevisível. 
O diagnóstico envolve o reconhecimento de um conjunto de sinais e sintomas associados a um funcionamento profissional ou social prejudicado. Indivíduos com o transtorno apresentarão variações substanciais na maior parte das características, uma vez que a esquizofrenia é uma síndrome clínica heterogênea.
O início pode ser abrupto ou insidioso, mas a maioria dos indivíduos apresenta algum tipo de fase prodrômica, manifestada pelo desenvolvimento lento e gradual de uma variedade de sinais e sintomas (por ex., retraimento social, perda do interesse pela escola ou trabalho, deterioração da higiene e cuidados pessoais, comportamento incomum e ataques de raiva).
Existe um comprometimento significativo em todos os aspectos da vida do indivíduo. O início precoce dos sintomas determina, na maioria dos casos, um maior prejuízo funcional.

Outros materiais