Buscar

Espectrofotometria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Espectrofotometria
Ana Carolina Urbano de Alencar
Carmen Daniele Bezerra Tavares
Everton Guilherme Bezerra dos Santos
Fabiana Gonçalves Pinheiro Martins
Gabriela Queiroz Estevam
Henrique Yann Costa Cardoso Leite
Narla Munique da Silva Sampaio
Samya Vanessa de Oliveira Rodrigues
Thiago Carvalho da Silva
Discentes:
Docente: Thiago Adolfo
Introdução
Método biofísico de análise óptica mais utilizado nas investigações biológicas e físico-químicas.
A espectrofotometria baseia-se na absorção da radiação nos comprimentos de onda entre o ultravioleta e o infravermelho 
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfIGEAK/espectrometros-espectrofotometros
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfIGEAK/espectrometros-espectrofotometros
CHAMADA: RADIAÇÃO LUMINOSA
O primeiro espectrofotômetro foi inventado em 1940, pelo químico americano Arnold O. Beckman (1900 - 2004) e seus colegas dos Laboratórios de Tecnologias Nacionais, na empresa Beckman Coulter Inc., fundada em 1935. 
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Espectrofot%C3%B4metro
Antes de 1940, o processo de análise química era muito longo e trabalhoso levando semanas para ser concluído, com uma precisão de apenas 25%
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Espectrofot%C3%B4metro
Aplicabilidade
Espectroscopia de Uv – VIS
Análise quantitativa 
Análise qualitativa
Componentes 
do espectrofotômetro
 
A – Luz
B, C e D – Monocromador
F – Detector
E – Porta cubeta
G – Medidor ou galvanômetro
(BIO-TRABALHO, 2011)
Tipos de espectrofotometria
Espectrofotometria astronômica
Espectrofotometria de absorção atômica
Espectrofotometria no infavermelho
(ALCANTARA, 2011)
Curva padrão
Fonte: http://www.ufrgs.br/leo/site_espec/curvapadrao.html
Vantagens e desvantagens
As vantagens e desvantagens são relativas
Vantagens: mais rápido, custo reduzido (alguns tipos) e não produz resíduos. 
Exemplo: Espectrometria de infravermelho
Desvantagens: alto custo, equipamentos complexos, cuidado na calibração e alguns tipos analisam somente um tipo de elemento químico
Introdução
A espectrofotometria é amplamente utilizada nas análises clínicas para a determinação de biomoléculas das quais permitem chegar a um diagnóstico clínico.
O espectrofotômetro foi inventado em 1940, pelo químico americano Arnold O. 
O processo de análise química era muito longo e trabalhoso levando semanas para ser concluído, com uma precisão de apenas 25%, de acordo com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Depois das evoluções do espectrofotômetro, o procedimento trouxe o diagnóstico mais consistente e assertivo, possibilitando assim um encaminhamento terapêutico eficaz. 
Objetivo
Objetivo é relatar a importância do procedimento de espectrofotometria nas análises clínicas. 
No procedimento da técnica de espectrofotometria é: a luz emitida passa através das cubetas, onde se encontra a amostra a ser analisada, as medições são feitas seguindo a ordem branco-amostras
O presente estudo tem por objetivo discorrer a respeito dos fundamentos da técnica de espectrofotometria e sua aplicação nas análises clínicas, ressaltando sua importância.
É mostrar que o resultado é bem mais eficiente, mais rápido e seguro.
Fonte: www.dctech
Fonte: www.dctech
Resultados
Depois das evoluções do espectrofotômetro, o procedimento trouxe o diagnóstico mais consistente e assertivo, possibilitando assim um encaminhamento terapêutico eficaz.
A rotina laboratorial de espectrofotometria possibilitou o desenvolvimento e o aprimoramento de métodos de determinação de biomoléculas, o que levou as indústrias químicas e farmacêuticas elaboração de kits comerciais variados de boa especificidade e sensibilidade.
Com eficiência de 99,99% de segurança.
introdução
	Os edulcorantes pertencem à classe de aditivos alimentares cuja finalidade é substituir, parcial ou totalmente, os açúcares convencionais usados na elaboração de alimentos e bebidas. O uso dessas substâncias começou a se popularizar na década de 60, principalmente nos Estados Unidos.
	O ciclamato de sódio foi introduzido em bebidas e alimentos em 1950 e dominou o mercado de edulcorantes artificiais na maior parte dos anos 60, quando seu uso, em combinação com a sacarina, tornou-se bastante comum em bebidas dietéticas. O ciclamato de sódio é aproximadamente 30-60 vezes mais doce que a sacarose e é extremamente estável em uma ampla faixa de pH e temperatura, assim como na presença de luz e oxigênio.  
	Ao longo de toda a sua história de uso como aditivos para alimentos, a sacarina e o ciclamato têm sido alvo de controvérsias quanto à sua segurança, uma vez que estudos toxicológicos efetuados no passado associaram estes edulcorantes com a ocorrência de tumores na bexiga urinária de roedores. Como consequência, existe uma preocupação pública constante com relação à ingestão desse e de outros edulcorantes, principalmente por grupos específicos da população como crianças, diabéticos e obesos.
objetivo
	O presente estudo foi conduzido com o objetivo de analisar e quantificar os níveis de ciclamato em produtos dietéticos disponíveis comercialmente como adoçantes de mesa líquido, adoçantes em pó, refrigerantes diet/light, chás disponíveis comercialmente como adoçantes de mesa líquido, adoçantes em pó, refrigerantes diet/light, néctares light, preparado sólido para refresco light e iogurtes light, para então estimar a contribuição destes produtos como fonte de ciclamato na dieta.
resultados
	O procedimento de extração adotado mostrou-se satisfatório para a análise do ciclamato nas diferentes matrizes selecionadas, não sendo necessário modificar qualquer etapa do procedimento original.
	Como pode ser observado, houve variação nas quantidades de ciclamato de sódio entre amostras de diferentes marcas para um mesmo produto. As diferenças apresentadas se devem ao fato de que em função do maior número de edulcorantes disponíveis hoje no mercado brasileiro, a indústria nacional tem utilizado em alimentos e bebidas diferentes combinações desses edulcorantes.
	Em função de alguns produtos declararem no rótulo a quantidade de ciclamato adicionada, foi possível correlacionar essas quantidades àquelas determinadas analiticamente. Tal comparação permitiu observar que existe uma boa correlação entre os dados analíticos e os valores nominais das embalagens.
24
conclusão
	Os resultados deste estudo indicam que a quantidade de ciclamato presente nos alimentos e bebidas de baixa caloria analisados atende ao limite máximo estabelecido pela legislação vigente.
Referências
Disponível em: http://www.forlabdist.com.br/espectrofotometria-principios-e-aplicacoes/
INTRODUÇÃO A ESPECTROFOTOMETRIA. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAtfUAJ/introducao-espectrofotometria. Acesso: 09/06/17
NATUREZA DA COR E ABSORÇÃO DE LUZ. Disponível em: < http://cadernodefarmacia.blogspot.com.br/2012/10/natureza-da-cor-e-absorcao-de-luz.html. Acesso: 09/06/17
ESPECTROFOTOMETRIA. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/leo/site_espec/. Acesso: 09/06/17
Disponível em: http://www.ufrgs.br/leo/site_espec/curvapadrao.html. Acessado em: 11/06/2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais