Buscar

Mesmerismo e Espiritismo Historia da psicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Mesmerismo e Espiritismo
FRANZ ANTON MESMER
O GRANDE MAGNETIZADOR FRANCÊS
(1734 - 1815)
BIOGRAFIA:
+ No ano 1814, volta a Iznang, sua terra natal, permaneceu seus últimos dias até falecer em 05/03/1815 e foi sepultado no cemitério em Meersburg, Alemanha.
* Nasceu a 23 de maio de 1734 em Iznang, Alemanha uma pequena vila perto do Lago Constance, Alemanha/Áustria. Estudou teologia em Ingolstadt, Alemanha, e formou-se em medicina na Universidade de Viena, Áustria. Dedicou-se a longos estudos científicos, chegando a dominar os conhecimentos de seu tempo, época de acentuado orgulho intelectual e ceticismo. 
- Formação intelectual e acadêmico: Medicina, teologia, direito, geologia, física, química, matemática, filosofia abstrata e música. Como Médico austríaco criador da teoria do magnetismo animal conhecido pelo nome de mesmerismo.
Em 1775, após muitas experiências, Mesmer reconhece que pode curar mediante a aplicação de suas mãos. Acredita que dela desprende um fluido que alcança o doente; declara: "De todos os corpos da Natureza, é o próprio homem que com maior eficácia atua sobre o homem". A doença seria apenas uma desarmonia no equilíbrio da criatura, opina ele. Mesmer, que nada cobrava pelos tratamentos, preferia cuidar de distúrbios ligados ao sistema nervoso. 
A DESCOBERTA DE MESMER
Mesmer iniciou seu trabalho clínico com magnetismo por volta de 1774, quando tornou-se moda usarem-se ímãs como terapêutica para as doenças do corpo. Entre os métodos inicialmente adotados, Mesmer aplicava diretamente ímãs sobre regiões enfermas, friccionava-as, colocava ímãs em bolsinhas de couro para que seus pacientes as usassem no pescoço, magnetizava água, taças, espelhos, vestidos, instrumentos musicais e outros objetos por fricção. Procurou um meio de acumular a energia magnética e conduzi-la. Construiu então o "baquet", ou cuba da saúde, que viria a ser conhecido como a tina das convulsões. Era um grande tanque de água em que "duas garrafas cheias de água magnetizada correm convergentes para uma barra provida de pontas condutoras móveis, das quais os pacientes podem aplicar algumas nas regiões doentes." (ZWEIG, 1956. p.37)
INÍCIO CLÍNICO
Posteriormente o médico vienense abandonaria os ímãs e escreveria um tratado sobre o "magnetismo animal", onde atribuiria às suas próprias mãos o desprendimento de uma força que curaria os males orgânicos e impregnaria objetos. "De todos os corpos da natureza é o próprio homem que atua com mais eficácia sobre o homem."
No mesmo ano em que redigiu seus primeiros escritos sobre o magnetismo animal (1776) ele defendeu uma tese sobre a ação dos astros sobre o homem através de um éter primordial.
“Baquet” ou Tanque de Cura 
Sessão mesmérica ao redor do "baquet". Mesmer atende uma paciente que desmaia. O salão era forrado de espelhos para intensificar o magnetismo.
SESSÃO MESMÉRICA 
Além da imposição das mãos sobre os doentes, para estender o benefício a maior número de pessoas,. magnetizava água, pratos, cama, etc., cujo contato submetia os enfermos.
A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS E OS OBJETOS MAGNETIZADOS
CONVULSIONÁRIOS
	Uma comissão científica composta por Lavoisier, Bailly, Jussieu, Guilhotin e Benjamim Franklin, pelo rei Luís, para pesquisar o fenômeno descreve os convulsionários como se vê: "Uns se mostram tranquilos; quietos e como enlevados; outros tossem, cospem, experimentam imensas dores, calor em todo o corpo e têm acessos de suor; outros são presas de convulsões extraordinárias em número, duração e força. Quando se manifestam em um deles, se transmite em seguida aos outros. A comissão as viu prolongarem-se por espaço de três horas, seguidas de expulsão pela boca de uma espécie de água turva e viscosa, devido à violência dos esforços. Observam-se nesses escarros algumas gotas de sangue.”
Tais convulsões se caracterizam por irreprimíveis e repentinos movimentos dos membros e de todo o corpo, contrações na garganta, tremores na região abdominal (hipocôndrio) e na do estômago (epigástrio), perturbações e fixidez do olhar, gritos agudos, eructações, choros e acessos selvagens de riso. Seguem-se logo prolongados estados de cansaço e abatimento, languidez e prostração. O menor ruído inesperado os sobressalta em extremo e se tem observado que as mudanças de tom e compasso nas melodias que se interpretam ao piano influem nos enfermos, de modo que um crescendo os excita mais e aumenta a violência dos acessos nervosos.
- Mesmer praticou durante anos o seu método de tratamento em Viena e em Paris, com evidente êxito, mas acabou expulso de ambas as cidades pela inveja e incompreensão de muitos. Depois de cinco tentativas para conseguir exame judicioso do seu método de curar, pelas academias, é que publica, em 1779, a "Dissertação sobre a descoberta do magnetismo animal", na qual afirma que este é uma ciência com princípios e regras, embora ainda pouco conhecida. 
A CONTESTAÇÃO DO MÉTODO 
A sua popularidade prosseguiu por muitos anos, mas outros médicos o taxavam de impostor e charlatão. Em 1784, o governo francês nomeou uma comissão de médicos e cientistas para investigar suas atividades. 
A CONTESTAÇÃO DO MÉTODO 
Benjamin Franklin foi um dos membros da comissão, que acabou por constatar a veracidade das curas, porém as atribuíram não ao magnetismo animal, mas a outras causas fisiológicas desconhecidas.
Concentrado no alívio à dor, Mesmer não chegou a perceber a existência do sonambulismo artificial, que seu ilustre e generoso discípulo, conde Maxime Puységur, descobre (inclusive a clarividência a ele associada), o qual se desenvolve durante o transe magnéticos em certas pessoas.
SONAMBULISMO
Este fenômeno, valor que só veio a ser dado pelo Marquês de Puységur. Puységur estudou os médiuns sonambúlicos (latim: ambulo = passear, andar; somnus = sono) e descreveu coisas importantes sobre eles, como a inexplicável capacidade que possuem de andar de olhos fechados por lugares perigosos sem caírem ou acidentarem-se. Falou de um "sens interieur" ou uma dupla vista (no inglês: second sight). Os médiuns sonambúlicos podiam responder perguntas e um aprofundamento em suas faculdades acabou evoluindo para as chamadas reuniões mediúnicas do início do século XIX. Estas reuniões traziam muitos elementos do Mesmerismo, como a "cadeia" de participantes, popularmente conhecida nos dias de hoje como "corrente" ou "fechar a corrente", que era a colocação das pessoas ao lado da cuba da saúde.
SONAMBULISMO
Em 1792, Mesmer vê-se forçado a retirar-se de Paris, vilipendiado, e instala-se em pequena cidade suíça, onde vive durante 20 anos sempre servindo aos necessitados e sem nunca desanimar nem se queixar. Em 1812, já aos 78 anos, a Academia de Ciências de Berlim convida-o para prestar esclarecimentos, pois pretendia investigar a fundo o magnetismo. Era tarde; ele recusa o convite. A Academia encarrega o Prof. Wolfart de entrevistá-lo. O depoimento desse professor é um dos mais belos a respeito do caridoso médico:
"Encontrei-o dedicando-se ao hospital por ele mesmo escolhido. Acrescente-se a isso um tesouro de conhecimentos reais em todos os ramos da Ciência, tais como dificilmente acumula um sábio, uma bondade imensa de coração que se revela em todo o seu ser, em suas palavras e ações, e uma força maravilhosa de sugestão sobre os enfermos."
INVESTIGAÇÃO DO MAGNETISMO
ESPIRITISMO ESPIRITUALISMO
DEFINIÇÃO e DISTINÇÃO DOS TERMOS 
 Espiritualismo é normalmente utilizada em oposição ao materialismo, que engloba os que acreditam tão somente na matéria. É uma corrente filosófica que crê em Deus e na alma, na imortalidade do ser, nos princípios morais e espirituais. Não se deve, porém, confundir Espiritualismo com Espiritismo, erro muito comum. Todas as religiões que admitem a existência de Deus e da alma podem ser chamadas de espiritualistas, assim tanto católicos, quanto protestantes, umbandistas, adeptos do candomblé, judeus, muçulmanos, entre outros, são incluídos nesta categoria. Aliás, mesmo pessoas que não têm uma religião denestes
mesmos preceitos básicos, também são consideradas espiritualistas.
Mas nem todos os seguidores do Espiritualismo acreditam em espíritos, ou na comunicação entre estes e os homens ENCARNADOS, crença que define os espíritas, que adotam o Espiritismo. Allan Kardec, criador da Doutrina Espírita, intuiu esta confusão lingüística, pois evitou o termo ‘espiritualismo’ para conceituar a nascente corrente filosófica que ele contribuiu para divulgar em nosso planeta. Assim, ele preferiu as expressões ‘espírita’ e ‘Espiritismo’ para diferenciar esta nova religião, expressando desde o próprio nome a essência de sua crença nos espíritos.
O Espiritismo, além da fé no Criador e na existência da alma, professa igualmente as idéias da sobrevivência da alma, da REENCARNAÇÃO e da interação entre encarnados e desencarnados. Seus postulados estão gravados essencialmente em “O Livro dos Espíritos”, que tem como subtítulo ‘Filosofia Espiritualista’, afirmando sua filiação à corrente do Espiritualismo, ao lado de outras religiões. Embora outras correntes filosóficas também professem estes mesmos princípios, elas os mesclam com concepções culturais provindas do Oriente, da África e da cultura indígena.
Enquanto o Materialismo explica fenômenos como a memória, a capacidade de raciocinar, as emoções e os sentimentos como impulsos apenas físico-químicos do sistema nervoso, do sangue, enfim, do complexo orgânico do Homem, e o Universo como uma obra do acaso, perfeitamente explicável pelas leis das Ciências Exatas, os adeptos do Espiritualismo crêem na Criação Divina e na alma como fonte dos sentimentos, das sensações, das paixões e dos pensamentos humanos.
 Mesmer durante anos semeou a cura de enfermos doando de seu próprio fluido vital em atitude digna daqueles que sacrificam-se por amor ao seu trabalho e a seus irmãos. Suas teorias atravessaram décadas e seu exemplo figura luminoso entre os missionários que sob o açoite das críticas descabidas e as agressões da calúnia, passam incólume escudado pelo dever retamente desempenhado. Seu nome jamais se desligar do vocábulo "fluido" e sua vida valiosa pelos frutos que gerou, jamais ser esquecida por aqueles cuja honestidade de propósitos for o ornamento de seus espíritos. A sua obra foi decisiva para demonstrar a realidade da imposição das mãos como meio de alívio aos sofrimentos, tal como a utilizavam os primeiros cristãos antigamente e os espíritas atualmente.
APROVEITAMENTO ESPIRITA
 “FLUIDO DA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS” 
17
Mensagem atribuída a Franz Anton Mesmer, publicada na Revista Espírita Francesa dirigida por Allan Kardec no ano de 1864.
Tendo sido lida esta interessante carta na Sociedade Espírita de Paris, na sessão de 18 de dezembro de 1863, um de nossos bons médiuns obteve a respeito, espontaneamente, as duas comunicações seguintes:
“Existindo no homem em diferentes graus de desenvolvimento, em todas as épocas a vontade tem servido tanto para curar quanto para aliviar. É lamentável sermos obrigados a constatar que, também, foi a fonte de muitos males, mas é uma das conseqüências do abuso que, muitas vezes, o ser faz do livre arbítrio.
ESPIRITISMO 
A vontade desenvolve o fluido, seja animal, seja espiritual, porque, como sabeis agora, há vários gêneros de magnetismo, em cujo número estão o magnetismo animal e o magnetismo espiritual que, conforme a ocorrência, pode pedir apoio ao primeiro. Um outro gênero de magnetismo, muito mais poderoso ainda, é a prece que uma alma pura e desinteressada dirige a Deus.
“A vontade muitas vezes foi mal compreendida. Em geral aquele que magnetiza não pensa senão em manifestar sua força fluídica, derramar o seu próprio fluido sobre o paciente submetido aos seus cuidados, sem se preocupar se há ou não uma Providência que se interesse pelo caso tanto ou mais que ele. Agindo só não pode obter senão o que a sua força, sozinha, pode produzir, ao passo que os médiuns curadores começam por elevar sua alma a Deus e a reconhecer que, por si mesmos, nada podem...
ESPIRITISMO 
...Fazem, por isto mesmo, um ato de humildade, de abnegação; então, confessando-se demasiado fracos, Deus, em sua solicitude, lhes envia poderosos socorros, que o primeiro não pode obter, já que se julga suficiente para a obra empreendida. Deus sempre recompensa a humildade sincera, elevando-a, ao passo que rebaixa o orgulho. Esse socorro que envia são os Espíritos bons, que vêm penetrar o médium de seu fluido benfazejo, o qual é transmitido ao doente. Também é por isto que o magnetismo empregado pelos médiuns curadores é tão potente e produz essas curas classificadas de miraculosas, e que são devidas simplesmente à natureza do fluido derramado sobre o médium; enquanto o magnetizador ordinário se esgota, muitas vezes inutilmente, em dar passes, o médium curador infiltra um fluido regenerador pela simples imposição das mãos, graças ao concurso dos Espíritos bons. Mas esse concurso só é concedido à fé sincera e à pureza de intenção.”
Mesmer (Médium: Sr. Alb)
19
INFLUÊNCIA DE MESMER 
SUCESSORES E ESCOLAS 
3) Escola Espiritualista. Explica os fenômenos pela ação de entidades extracorpóreas sobre a consciência. Podemos citar a Teosofia (Blavatsky) e o Espiritismo (Kardec).
"Allan Kardec reconhece que o estudo do magnetismo despertou o seu interesse desde 1820; o que fez dizer a certos adversários do Espiritismo, como René Guenon, que os médiuns de Allan Kardec estavam hipnotizados pelo fundador do Espiritismo e que falavam segundo a vontade dele. (...) O magnetismo, escreve Kardec em 1858, preparou o caminho do Espiritismo e os rápidos progressos desta última doutrina são devidos, incontestavelmente, à vulgarização dos conhecimentos sobre a primeira. Dos fenômenos do magnetismo, do sonambulismo e do êxtase às manifestações espíritas, não há mais que um passo..."
1) Escola Fluidista. Explica os fenômenos pela exalação de uma substância nervosa corporal. Dos muitos ramos que esta escola possui podemos citar Deleuze, Reichembach, entre outros.
2) Escola Animista. Explica os fenômenos pela atuação da vontade sobre a consciência. Podemos citar os trabalhos de Barbarin (sugestão), James Braid (hipnose) e os desencadeados por eles como os de Charcot e Bernheim.
CONCIDERAÇÕES FINAIS
MESMERISMO – FRAUDE MÉDICA “PODER DA SUGESTÃO”
 Por volta de 1770, Mesmer, um fisico Vienense, encontrou Maximillian Hell, um jesuita e curandeiro. O resto, como se diz, é história. Hell curava pessoas com um prato metálico magnético. O Dr. Messmer obteve o seu titulo com uma dissertação plagiada sobre os efeitos dos planetas na saude. A "prova" de que o tratamento magnético de Hell resultavam era que os seus clientes saíam satisfeitos. Mesmer plagiou a terapia de Hell e postulou que se devia a um subtil fluido magnético que atravessa tudo mas que por vezes fica perturbado e necessita de ser reposto no seu equilibrio. Hell, segundo ele, desbloqueava o fluido com os seus imanes. (É de perguntar se Mesmer ouviu falar da crença chinesa no chi e na acupuntura. E será que os praticantes de toque terapeutico se inspiraram em Mesmer?). Mesmer descobriu que conseguia o mesmo sem imans, e postulou que existia um "magnetismo animal" para corrigir os fluidos. 
PLÁGIO
Os espiritos de Hell e Mesmer devem estar felizes por saber que a estimulação magnética do lóbulo préfrontal esquerdo do cérebro está a ser testada como possivel ajuda para o tratamento de doentes de depressão. Muitas depressões podem ser tratadas por medicamentos, mas algumas apenas respondem a terapia electroconvulsiva (ECT), representada em Voando sobre um Ninho de Cucos. Investigadores do National Institute of Mental Health (NIMH) esperam que repetidas estimulações magnéticas transcranianas (TMS) funcionem como a ECT sem efeitos secundários (feridas e perdas de memória, por exemplo). Esta pesquisa não se baseia em crença no magnetismo animal ou num fluido universal magnético, mas em fatos: (1) a ECT funciona embora ninguem saiba bem como; (2) o lóbulo préfrontal esquerdo apresenta um metabolismo anormalmente
baixo em cérebros de deprimidos; (3) após ECT e TMS existem aumentos visiveis no metabolismo do cérebro;
CIÊNCIA x CURANDERISMO
(4) após a ECT muitos pacientes apresentam dramáticas melhorias de disposição; e (5) estudos preliminares mostraram melhorias em pacientes tratados com TMS. Contudo, não esperem por um Mesmer que se erga sobre a classe médica e leve o show para a estrada. Quem está a investigar TMS são cientistas, não curandeiros. 
E NÓS? 
MESMERISMO
ESPIRITISMO 
Marcou profundamente a Doutrina Espírita
CONCLUSÃO
Após o estudo e pesquisa podemos dizer que “pessoas influenciam pessoas”, para que proveito? 
FRANZ ANTON MESMER
CONTESTADO PELA CIÊNCIA 
FUTUROS PSICÓLOGOS (AS), QUAL SERÁ A NOSSA INFLUÊNCIA? 
BIBLIOGRAFIA: 
w.autoresespiritasclassicos.com/Pesquisadores%20espiritas/Mesmer/Franz%20Anton%20Mesmer%20%28Mesmer%29.htm
- Mesmerismo e Espiritismo, Jáder dos Reis Sampaio
FIM
Grupo: 
Nayane Freitas Benicimo 
Ligiane dos Santos Feitosa
Almir Torres Ferreira
Ingride Emily Lima Gonçalves
Nirliane Myrella Henrique Lima

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais