Buscar

Simulado de SIM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas de Informação de Marketing 
A decisão de compra do consumidor passa por um processo que pode ser mapeado como contendo as seguintes fases: 
(1) identificação da necessidade, 
(2) busca de informações, 
(3) avaliação das altemativas, 
(4) Compra, 
(5) consumo, 
(6) avaliação de altemativa pos-compra, 
(7) descarte.
Considerando o processo de decisão de compra descrito acima, elabore um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos: 
a) Escolha duas das fases mencionadas no processo de decisão de compra e descreva suas caracteristicas.
b) Apresente ações que as empresas podem tomar para intervir nessas fases a fim de direcionar a escolha do consumidor.
R= Reconhecimento da necessidade : nessa fase, a necessidade impulsiona o indivíduo ao desejo de comprar. Ela acontece no momento em que o consumidor percebe a diferença entre o estado em que se encontra e o que gostaria de estar,desde que isso possa ser alcançado com um comportamento de consumo.
Busca de Informações: aqui o consumidor busca informações sobre o que irá comprar.Essa busca é baseada em duas fases uma interna, baseada na memória e outra externa,baseada em diversos fatores do ambiente.
É importante saber ser estratégico e saber quais perguntas os clientes fazem, ou quais informações procuram, as respostas auxiliam em uma comunicação eficaz para com o público -alvo.
Questão 2/5 - Sistemas de Informação de Marketing 
Uma empresa oferece serviços de consultoria em gestão de marketing, gestão financeira, e diversas modalidades de pesquisa de mercado. O departamento de marketing da organização detectou que o mercado potencial de pesquisas de mercado apresenta uma alta taxa de crescimento, no entanto atualmente a empresa detém uma baixa participação relativa desse mercado.
A empresa conta com pesquisadores experientes, e por isso acredita que tem capacidade de aumentar sua participação.
Com base no cenário descrito, elabore um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos: 
a) Classifique a situação atual do serviço de pesquisa de mercado oferecido pela empresa de acordo com os critérios da matriz BCG (Boston Consulting Group) para análise de portifólio de produtos.
b) Discuta ações que a empresa poderia tomar para aumentar sua participação relativa no mercado de pesquisas de mercado 
R = 
Questão 3/5 - Sistemas de Informação de Marketing 
A fim de auxiliar os gestores de marketing no cumprimento dessa função, algumas empresas desenvolvem Sistemas de Informações de Marketing (SIM), cujo objetivo é coletar, classificar, analisar, avaliar, e distribuir as informações necessárias para a tomada de decisão.
Considerando os processos envolvidos na composição de um SIM, elabore um texto dissertativo apresentando sua função do SIM na gestão de uma organização. 
R= SIM são os dados — internos e externos — que podem ser analisados e sistematizados de forma a ajudar ao gestor de marketing a ter mais clareza na tomada de decisões da área. O sistema de informação de marketing permite que a empresa integre o monitoramento das informações com o desenvolvimento e implementação de novas estratégias para o negócio, permitindo um crescimento mais consciente e saudável. As informações são de extrema importância para as organizações, com base nelas se poderá ter o sucesso ou fracasso. Não adianta ter acesso a vários tipos de informação, é importante ter acesso as informações na hora certa, na medida correta e grau de detalhamento suficiente para que seja efetivamente útil.
Questão 4/5 - Sistemas de Informação de Marketing 
Uma pesquisa realizada por uma grande empresa revelou algumas tendências para o ano de 2016 sobre a relação dos consumidores com as tecnologias.
Uma das descobertas: as novas tecnologias são assimiladas e abraçadas pelos consumidores cada vez mais rápido. Assim que chegam no mercado, ganham a adesão do público.
"Os gerentes de marketing dependem de seus registros intemos de pedidos, vendas, preços, custos, niveis de estoque, contas a receber, contas a pagar, etc. É por meio da análise dessas informações que eles podem identificar oportunidades e problemas importantes [sic]." 
Os trechos destacados acima apresentam a importância da utilização de informações internas e externas à organização para sua gestão.
Considerando essas duas funções do Sistema de Informações de Marketing, elabore um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos: 
a) Diferencie os processos de gerenciamento de informações intemas e de informações extemas. 
b) Apresente a relação entre os dois processos e a geração de inteligênicia de marketing na empresa. 
R= Informações Internas: provenientes dos registros internos (registros de clientes, dados de vendas, recebimentos, quantidade produzida e níveis de estoques, quantidade de pedidos atendidos e não atendidos, custos de produção, preços de contrato, fluxo de entrega de pedidos etc.), ou através dos fluxos e processos de informações entre os gestores sobre os eventos da área (CRM, por exemplo).
Informações Externas: Resultados de pesquisas, análise do ambiente, análise da demanda e análise da concorrência (vendas da concorrência, preços praticados pela concorrência e outras condições (prazo, financiamento), mudanças de leis e regulamentos que afetem o negócio (alíquota de importação, impostos etc.), desenvolvimento de novos produtos ou práticas pelos concorrentes), através de pesquisa de mercado (descobrir se uma embalagem está adequada, se o serviço de assistência técnica é bom, para avaliar o nível de satisfação dos serviços prestados e identificar necessidades de consumidores ou então para obter críticas e sugestões).
Inteligência de mercado: Também conhecida como inteligência competitiva, a inteligência de mercado é um conceito de extrema importância para a saúde e para o crescimento do negócio. A técnica consiste no levantamento e monitoramento de dados e informações sobre a sua empresa, clientes, mercado e concorrentes a fim de gerar análises que levem a uma melhor tomada de decisões. Por isso, é bastante comum a contratação de assessorias ou assessores de imprensa para curadoria e clipagem de notícias relevantes ao negócio. Com isso, profissionais de cargos e áreas diversas da empresa conseguem transformar dados em informação e esta, por sua vez, em conhecimento estratégico.Portanto a junção dos registros internos e externos geram informações importantes para a lucratividade ou estratégia para futuros riscos.
Questão 5/5- Sistemas de Informação de Marketing 
A atuação das empresas está sujeita a forças não controláveis, que por vezes caracterizam oportunidades e ameaças. É importante que essas forças sejam monitoradas para que a empresa possa reagir. O ambiente em que uma organização está inserida apresenta seis forças importantes: a demográfica, a econômica, a natural, a tecnológica, a politico-legal, e a sociocultural. 
Escolha dois dos fatores ambientais propostos acima e discorra sobre como esses fatores se relacionam e como podem afetar as decisões de marketing de uma organizaçäo. 
R= O ambiente político-legal é formado por leis, órgãos governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam as organizações e os indivíduos. 
A legislação que regulariza os negócios tem três objetivos: 
♦Proteger as empresas da concorrência desleal. 
♦ Proteger os consumidores de práticas de negócios desleais. 
♦ Proteger os interesses da sociedade. 
AMBIENTE NATURAL Kotler (2000) aponta quatro tendências do ambiente global que podem afetar as empresas: 
♦ A escassez de matérias-primas 
♦ O custo mais elevado de energia 
♦ Os níveis mais altos de poluição 
♦ A mudança no papel dos governos, que variam em seus esforços para promover um am-
biente limpo.

Outros materiais