Buscar

DIREITO DE ACRESCER E SUBSTITUIÇÃO TESTAMENTÁRIA.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO DE ACRESCER E SUBSTITUIÇÃO TESTAMENTÁRIA
O direito de acrescer está regulado no C.C. a partir do art. 1941.
Ocorre quando o testador beneficia duas ou mais pessoas, ao mesmo tempo, através da mesma deixa testamentária, sem individualizar a quota cabível a cada uma. Neste caso, se uma das quotas vagar, porque o beneficiado não quer ou não pode receber, a quota vaga acrescerá a parte dos demais.
A substituição testamentária está prevista no art. 1947 e sgs, C.C.
O art.1947 do C.C. trata da Substituição Ordinária ou Vulgar, por meio da qual o testador beneficia uma pessoa, esclarecendo, entretanto, que se ela não quiser ou não puder receber, sua herança ou legado, caberá a outrem.
A primeira parte do art.1948 do C.C. trata de um desdobramento da Substituição Ordinária, chamada Substituição Ordinária ou Vulgar Plural, por meio da qual o testador beneficia uma pessoa, prevendo sua substituição por duas ou mais, caso a primeira não queira ou não possa receber, ou, ao contrário, quando o testador beneficia duas ou mais pessoas, prevendo sua substituição por outra, nas mesmas circunstâncias.
A segunda parte do art.1948 do C.C. trata da Substituição Recíproca, por meio da qual o testador beneficia duas ou mais pessoas, prevendo, contudo, que se uma delas não quiser ou não puder receber sua parte, será substituída pelas demais e assim reciprocamente. Ex: Deixo 10% para cada qual das minhas três amigas: Mariana, Gisela e Roberta (10% para cada). Nesta hipótese, se uma das quotas vagar, não se pode falar em direito de acrescer, porque as quotas estão individualizadas, salvo se o testador, expressamente, fizer constar cláusula de substituição recíproca, determinando que qualquer daquelas que vagar será substituída pelas outras duas.
OBS: É importante esclarecer que no caso da Substituição Recíproca a proporção prevista na primeira distribuição, deve ser obedecida caso uma das quotas venha a vagar. Ex: Deixo 1/6 para a Mariana, 2/6 paraGisela e 3/6 para Roberta, prevendo a substituição entre elas. Se a quota da Mariana vagar, será dividida entre Gisela e Roberta, cabendo duas partes a Gisela e três partes a Roberta. (art.1950 do C.C.). Essa regra só não pode ser aplicada se o testador incluir mais alguémna substituição. Ex: Deixo 1/6 para Mariana, 2/6 para Gisela e 3/6 para Roberta, prevendo que se uma delas não quiser ou não puder receber o que lhe cabe, será substituída pelas outras duas e também pelo Miguel. Nesta hipótese, a quota vaga será distribuída aos demais em partes iguais.
O art.1951 e sgs trata da Substituição Fideicomissária, por meio da qual o testador beneficia alguém com uma herança ou legado, prevendo que por ocasião de sua morte (morte do testador), o benefício se transfira ao fiduciário (primeiro a receber o benefício), e mediante o implemento de um termo (evento futuro e certo: data ou morte do fiduciário) ou condição (evento futuro e incerto), a herança ou legado (benefício) se transmita ao fideicomissário (aquele que receberá o benefício em definitivo).
De acordo com o art.1952 do C.C. o fideicomissário deverá ser sempre uma prole eventual, ou seja, alguém ainda não nascido e sequer concebido ao tempo da realização do testamento.
Se ao tempo da morte do testador o fideicomissário já tiver nascido, a herança ou legado, que a princípio seria do fiduciário, passará à propriedade do fideicomissário, e o direito do fiduciário se transforma em usufruto. Ex: Você faz testamento deixando um imóvel específico para sua 
amiga Vanessa, prevendo que se ela não passar no concurso no prazo de cinco anos do seu falecimento, o imóvel será do primeiro filho futuro de sua amiga Ethel. Imaginado que ao tempo de sua morte o filho da Ethel já exista, será ele proprietário do imóvel em questão e Vanessa será usufrutuária do bem. Se ela não passar no prazo de cinco anos da sua morte, o usufruto se extingue e os direitos de usar e fruir se consolidam no proprietário, filho da Ethel, mas se ela passar, permanece usufrutuária do bem até o fim de sua vida.
Por fim, a doutrina fala ainda numa outra espécie de Substituição chamada Substituição Compendiosa, que se dá através da junção das regras da Substituição Ordinária e Substituição Fideicomissária. Ex: Você faz testamento beneficiando o José, seu amigo, com um carro específico, determinando que se ele não quiser ou não puder receber, será substituído pelo Pablo, seu outro amigo, e num prazo de cinco de seu falecimento, qualquer um deles que esteja com o carro, perderá em prol do filho futuro da Ethel.

Outros materiais