Buscar

Bioquímica metabolismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 BIOSSÍNTESE DO GLICOGÊNIO
 Aula 26
*
*
Introdução
Em diversos organismos, o excesso de glicose é convertido em formas poliméricas para fins de estoque e em dissacarídeos para fins de transporte. 
A principal forma de estoque de glicose em vertebrados e em microorganismos é o glicogênio.
*
*
Biossíntese do glicogênio 
 A glicose é fosforilada a glicose 6-fosfato, uma reação que é comum à primeira reação da via glicolítica. Esta reação é catalisada pela hexoquinase no músculo e pela glicoquinase no fígado. 
ENZ-P + Glicose-6-P ENZ + Glicose-1,6-biP	
 
*
*
Marcação da glicose
 A glicose 6-P é convertida em glicose-1-P na reação catalisada pela fosfoglicomutase. Esta enzima é fosforilada e o grupo fosfato participa na reação reversível em que a glicose-1,6-bifosfato é um intermediário da reação. 
 Glicose1,6-biP  Enz-P + Glicose- 1 P
 
*
*
continuação
A seguir, a glicose-1P reage com a uridinatrifosfato (UTP) para formar o nucleotídeo ativo, a uridina-difosfato-glicose (UDP-Glicose, ou UDPGlc). 
Essa reação é catalisada pela enzima 
 UDP-Glc-pirofosforilase
UTP + Glicose-1P UDP-Glicose + PPi
*
*
Estrutura da UDP-glicose
*
*
Visão Geral
*
*
Primer: glicogenina
Até recentemente, a fonte da primeira molécula de glicogênio que podia atuar como um primer na sua síntese era desconhecida. Recentemente, foi descoberto que uma proteína conhecida como glicogenina e que está localizada no centro da molécula de glicogênio, pode ajudar nesta questão. A glicose fixada pode servir como um primer requerido pela glicogênio sintase. 
 UDPGlicose + (C6 )n  UDP + (C6 ) n+1 
 (primer do glicogênio)	 (glicogênio) 
*
*
Ramificação da cadeia do glicogênio
As ramificações -(1,6) na glicose são formadas pela ação transglicosilase, também designada por enzima ramificadora. Esta transfere um fragmento terminal dos resíduos 6-7 da glicose (de um polímero de no mínimo 11 resíduos de glicose) para um resíduo interno na posição hidroxil C-6.
*
*
Resumo:
O excesso de glicose tende a ser armazenado sob a forma de glicogênio para isso, a glicose intracelular (glicose-6-fosfato) deve ser transformada em glicose-1-fosfato, que é o monômero do glicogênio pela ação da fosfoglicomutase, na presença de Mg+2, porém notou-se que a presença de glicose-1-fosfato não era o suficiente para a formação do glicogênio, o UTP (uridina tri fosfato) era fundamental nesse processo, sem a qual o processo não ocorre. O seu papel é se ligar com a glicose, formando o UDPG, e ser seu “carreador”, um intermediário que vai liberar a glicose quando for formar o glicogênio. Da reação entre a glicose-1-fosfato e o UTP catalisada pela UDPGlicose pirofosforilase temos como subprodutos o UDPGlicose e PPi , o pirofosfato, que ira se quebrar em dois Pi.
*
*
A principal enzima na síntese do glicogênio é a glicogênio sintase porque ela é quem forma as ligações glicosídicas do tipo alfa 1,4. Do mesmo modo tem de se ter pelo menos mais uma enzima para a formação dos pontos de ramificação. Mas a montagem do glicogênio não é toda linear de forma que ao se chegar na 11º unidade de glicose entra a enzima ramificadora que pega um grupo de, em média, sete unidades de glicose de uma cadeia qualquer e faz uma ramificação que dista obrigatoriamente no mínimo quatro unidades de glicose de outra.
 
*
*
Primer
A molécula de glicogênio precisa de um molde para ser sintetizada. Esse molde é chamado de primer. Só a partir dele é que o glicogênio se forma. O primer é formado de uma proteína, a glicogenina que tem atividade catalítica (é uma enzima), e tem em uma das extremidades um resíduo de tirosina que é um aminoácido hidroxilado e o fato de ela ter uma hidroxila fenólica, favorece a ligação com a molécula de glicose (que é um aldeído polialcóolico) cedida pelo UDPG. Quando tiverem no mínimo oito moléculas de glicose ligadas, a glicogênio sintase passa a atuar. O primer nunca se desliga do glicogênio.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais