Buscar

Trabalho em Grupo 9 Sinfonia empresarial ADM ED UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho em Grupo- TG
Sinfonia Empresarial
Pamella dos Santos Mendes
R.A.: 1500817- Turma: 2014
Polo: Nova Friburgo- RJ
Ano 2016
 
 
 
Leiam o texto a seguir, de Fabio Altman, jornalista brasileiro, retirado da revista Época Negócios. Com base em reflexões sobre o texto apresentado e com base em reflexões sobre o que foi discutido na Unidade I e na Unidade II, discutam em grupo a metáfora que relaciona a arquitetura da música erudita, mais exatamente de uma orquestra, com a arquitetura e compromissos empresariais. 
ALTMAN, Fabio, Sua empresa é uma orquestra? Época Negócios, São Paulo, jul. 2007.
 As companhias modernas, ancoradas na inovação aberta, cada vez mais atentas ao consumidor global, dependem do conhecimento e da rica informação de especialistas (os músicos, virtuoses), da divisão de trabalho (as seções de uma orquestra) e da capacidade de colaboração em grupo (a própria orquestra). “Não conheço empresa perfeita, assim como não existem orquestras perfeitas”, diz Carlos Osmar Barreto, professor da Fundação Getúlio Vargas e amante da música clássica, estudioso das ideias de Drucker. “Mas possivelmente não há, ainda, metáfora mais adequada que comparar o maestro a um presidente de empresa e os departamentos de uma companhia às seções de uma sinfônica. ” É hora, portanto, de revisitar o caminho de Drucker. Para trilhá-lo, nada como um passeio pelos bastidores da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp, comandada pelo regente John Neschling, que o jornal francês Le Monde definiu, no início do ano, como “um milagre musical proveniente de São Paulo”.
Análise da matéria Sinfonia Empresarial e texto citado acima.
Nossa inteligência humana tende a efetuar comparações com praticamente tudo, em nossa vida pessoal, profissional, estudantil, tanto de forma destrutiva e muitas vezes construtiva. Esse tipo de análise em nossa vida profissional se torna essencial ao nosso crescimento, não somente nos comparar com pessoas específicas, mas com sistemas da natureza, com máquinas, como os animais trabalham, e neste caso com uma orquestra, que é reconhecida por sua excelência musical, onde poucos conseguem alcançar tamanha qualidade musical, apreciada pelo mundo inteiro e seu estilo musical presente em nosso dia a dia em uma sala de espera, no fundo musical de um filme, em eventos. 
Superficialmente podemos dizer que uma orquestra é diferente de uma empresa, sim pelo fato de terem como produto final uma canção, uma música, da rotina deles serem diferente, ambiente de trabalho diferente da maioria das empresas, porém seu sistema é o mesmo para se alcançar o objetivo com grandiosidade e excelência, seu processo é o mesmo de uma empresa, sua estrutura organizacional também.
Uma empresa e seus colaboradores, nós profissionais entendemos de forma mais clara e desenhada como se funciona a empresa, é essencial um líder soberano que rege o todo, mas junto com ele líderes abaixo que comande as pequenas áreas que compõem e formam a organização, e assim os colaboradores entendem, independente do cargo seu papel e sua importância para fazer o dia a dia da empresa acontecer, desde o serviço de limpeza que proporciona a higiene, limpeza e conforto no ambiente, até o Comprador que cuida de todos suprimentos da cia. Cada tem seu papel, se um falhar, ou fazer as coisas sem dedicação, será percebido e sentido de alguma forma no ambiente interno, ou externo pelos clientes. Afetará o objetivo pelo qual a área e cia buscam, porém se todas as empresas e colaboradores dela seguissem a harmonia, cada um desse valor ao seu trabalho e função, trabalhassem em grupo como uma orquestra, o mercado seria muito melhor, tanto para se trabalhar, quanto para se comprar produtos de maior qualidade, ser atendido de melhor forma, ter uma experiência boa com a empresa, porque quando se há organização em um sistema e cada um cumpre seu papel com amor aquilo que faz, o produto final será por consequência dessas ações excelente, admirado e aplaudido, assim como nos levantamos diante de um palco ao findar uma apresentação de uma bela orquestra.

Outros materiais