Buscar

TRABALHO EM GRUPO ED XI Globalização ADM UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
ED.XI- GLOBALIZAÇÃO
Aluna:
 RA 1500817-Pamella dos Santos Mendes
POLO MARINGÁ
_______________
2016
Questão Proposta: “Crescimento em 2013 será mais robusto, afirma Dilma”.
a-Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge? 
 O texto 
 
 da Ex- Presidente Dilma, trata da queda da economia brasileira que desde então tem sido presente (e o discurso em resposta ao garoto de 18 anos não funcionou, como podemos ver a situação do país atualmente em 2016) e de que este cenário não seria tão ruim e que melhoraria em 2013, e as medidas tomadas seriam menores taxas de juros e a reposição de nossa moeda, e um equilíbrio quanto ao dólar (câmbio) para existir uma concorrência mais garantida de nosso país no mercado externo, já as charges ironicamente mostram a realidade de nosso país, que mediante a tantos discursos que estamos crescendo, sendo um ótimo país, podemos sair nas ruas e menos de 5km ver moradores de ruas formando famílias sem perspectivas nenhuma de vida, sem o conhecimento do que é ter um mínimo de conforto e qualidade de vida, sendo até uma realidade distante ter uma casa, um alimento em sua mesa todos os dias, ou ter alguma opção de roupa para vestir, portanto temos ainda uma miséria constante em todos os lugares do país, que não é falada, citada, vista como algo emergente. Já o da segunda charge, se trata de uma proposta do governo aos jovens na Inclusão Digital, como se isso fosse o essencial e o necessário para termos jovens mais educados, inteligentes, e menos marginais, porém o que adianta os incluirmos digitalmente, se são excluídos socialmente, da educação a começar em suas casas, e da educação pública. Não adianta projetos sociais para darem dinheiro se não ensinam ou não dão estrutura aos necessitados para pescar, se tornam dependentes eternos do Estado e pior, não evoluem como cidadão, profissional. Nada adianta se nossa base da economia, saúde, segurança e principalmente educação forem abandonadas, cheias de ideologias manipuladoras e falsas, não forem transformadas, cuidadas e investidas, a tecnologia só será mais um conhecimento para termos mais analfabetos em vários sentidos nos sites, nas redes sociais, não sabendo usar a ferramenta de forma correta.
b-Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta. 
Sim, como se sempre haverá pobreza, mesmo nosso país vier a se mostrar “crescendo” economicamente, mas o verdadeiro crescimento e melhora, está ligado diretamente ao que vemos nas ruas e em nossa árdua rotina de trabalho, para no final do mês pagarmos dívidas, contas, altos impostos e juros altíssimos em nossos bancos se precisarmos de algo a mais.
c-Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características. 
Comercial: Quando mostra as pessoas desprovidas das necessidades básicas para se viver bem.
Produtiva: Quando mostra as pessoas fora da malha produtiva e excluídas dos direitos trabalhistas e da dignidade humana, desemprego, miséria.
 Financeira: Quando existe desigualdade de distribuição financeira, a ponto de o governo ter responsabilidade de tantas pessoas estarem em dívida e pobreza, vivendo mal, sem nenhuma dignidade humana. 
Tecnológica: Quando mostra a imagem de uma jovem necessitado pedindo esmola e recebendo o mouse, se o rapaz não tem nem o que comer, vestir e habitar, tampouco terá um dispositivo para se incluir digitalmente.
d- De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges? 
As transformações atuais das políticas sociais e  à focalização das ações para os mais pobres juntas às reformas nos esquemas de proteção social são analisadas como complemento de um movimento maior da realidade, e conforme as charges as relações internacionais configuram uma nova ordem econômica global renovado de relações internacionais podem atrapalhar quando vendem produtos e fazem o preço aumentar no mercado interno e quando dependem de produtos internacionais que podem aumentar e causar inflação prejudicando o poder financeiro das pessoas causando os problemas sociais das charges em contrapartida criam empregos, divisas de investimentos no País,etc..  O bem­estar dos indivíduos não depende exclusivamente da posse de bens materiais, mas da acessibilidade aos meios que permitem o pleno desenvolvimento das potencialidades pessoais e também da coletividade.Na esfera regional as teorias de desenvolvimento econômico enfocavam os investimentos e a tecnologia como fatores de crescimento e odesenvolvimento. As políticas de desenvolvimento objetivavam promover a atração de investimentos acompanhados de inserção tecnológica, para aumentar a produtividade do trabalho e, consequentemente, a competitividade regional, negligenciando fatores internos, culturais e sociais que contribuem para a riqueza empresarial, mas, sobretudo, para ariqueza humana em um determinado território.
e- Quais os motivos desfilados no texto de Francisco Luiz Corsi para afirmar necessidade de revisão nos aspectos do desenvolvimento?
Situação de estagnação da economia: que afetam países centrais e de periferia com baixo crescimento econômico. As causas esta segundo o autor em um sistema mal estruturado. Também não foi considerado problemas ecológicos.
Deterioração das condições sociais de vastas regiões da periferia capitalista: a dependência financeira, exploração, o estado de submissão de países da periferia, impedem o investimento no bem-estar social. Grande parte das riquezas produzidas nesses países tem como destino países centrais capitalistas.
Os limites ecológicos da sociedade de consumo: os recursos naturais não são infinitos, o que cria uma barreira natural para uma sociedade consumista.
O desenvolvimento de um pais baseado na sua capacidade de consumo e usufruto de serviços, precisa ser analisado, pois a industrialização homogênea de todos os países do mundo é inviável, e desnecessária, pela falta de recursos naturais suficientes.

Outros materiais