Buscar

Experimento 7 - Análise do espectro eletrônico do permanganato de potássio - Atividade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Experimento 7 – Análise do espectro eletrônico do KMnO4.
Gabriel da Silva Dias – 24394 – Lucas Raposo Carvalho – 23872 
Espectro eletrônico – KMnO4 – Primeira amostra:
Espectro eletrônico – KMnO4 – Amostra diluída:
Diagrama de orbital molecular do íon permanganato:
(Fonte: Metal Oxides: Chemistry and Applications – J.L.G. Fierro)
1. Analise o valor de ε0:
	O valor das absorbâncias dos complexos nas soluções concentrada (gráfico 1) e diluída (gráfico 2) diferem pela diferença de concentração de íons presentes nas soluções. A escala de absorbância no gráfico 1, logo, é maior que no gráfico 2.
2. Analise o espectro de acordo com a TOM:
	Como é possível observar no diagrama de orbitais moleculares (acima e no roteiro do laboratório) e, considerando o número de oxidação do manganês no complexo e o número de elétrons no seu orbital d (+7 e 0, respectivamente), temos que, no permanganato, o metal manganês não possui elétrons no orbital d (d0), logo, as transições eletrônicas observadas no espectro pertencem às transições dos elétrons provenientes do ligante (oxigênio) ao metal.
	Essas transições podem ser separadas entre as transições entre os orbitais t1 do ligante, que correspondem aos orbitais 2p do O, e o orbital 2e do metal, sem elétrons, com uma energia de transição menor e, portanto, um comprimento de onda maior; e as transições entre os orbitais t1 do ligante e o orbital t2 do metal, de mais alta energia, resultando em um comprimento de onda menor.
	Ao observar o espectro eletrônico, percebemos que a banda de absorção pertence à faixa de comprimento de onda maior, como explicado, estando entre 550 e 580 nanômetros. A banda de absorção assume um comprimento de onda menor, estando na faixa de 310 nm, sendo uma radiação de natureza UV, que não explica a coloração do complexo.
	Considerando que absorção na faixa de 550 a 580 nm é característica da absorção da coloração amarela, pode-se explicar a coloração roxa intensa do complexo. A absorção de uma faixa de coloração irá refletir a faixa de cor oposta que, no caso do amarelo, é o roxo. O fato da coloração ser intensa pode ser explicado pelo fato da transição não ser , que é proibida por Laporte, e sim por ser uma transição permitida por spin e por Laporte, originando um número de onda de valor até 1000 vezes maior, originando uma emissão intensa de radiação e, como essa radiação, no caso, é na faixa do visível, a coloração é intensa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais