Buscar

DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA 2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
DIREITOS HUMANOS –EVOLUÇÃO
Prof. Ms. Arlei da Costa
*
*
BIG BANG
13,5 bilhões de anos atrás
Surgem matéria e energia (começo da física), aparecem moléculas e átomos (começo da química)
*
*
4,5 bilhões de anos atrás
Formação do planeta Terra
3,8 bilhões de anos atrás
Surgimento de organismos
(começo da Biologia)
*
*
“ Há apenas 6 milhões de anos, uma mesma fêmea primata teve duas filhas. Uma delas se tornou ancestral de todos os chimpanzés; a outra é nossa avó.”
Yuval Noah Harari
*
*
2,5 milhões de anos atrás
(evolução do gênero homo na África, primeiras ferramentas de pedra)
2,0 milhões de anos atrás
(Humanos se espalham da África para a Eurásia. Evolução de diferentes espécies humanas)
https://youtu.be/ULTKovGG2eI
*
*
500 mil anos atrás
(surgem os neandertais na Europa e Oriente Médio) 
200 mil anos atrás
(surge o Homo sapiens na África Oriental)
*
*
30 mil anos atrás
Extinção dos neandertais
13 mil anos atrás
Extinção do Homo floresiensis, o Homo Sapiens é a única espécie humana sobrevivente.
*
*
12 mil anos atrás
Revolução agrícola, domesticação de plantas e animais, assentamentos permanentes
5 mil anos atrás
Primeiros reinos, sistemas de escrita e dinheiro. Religiões politeístas
*
*
2 mil anos atrás
Cristianismo
*
*
O que é um ser humano?
https://www.youtube.com/watch?v=1w6_vXBJYqw
*
*
Fatos marcantes em sua evolução
*
*
 Magna Carta
Em 12/06/1215 os exércitos dos barões ingleses cercam o Rei João (sem terra) em Londres, que desmoralizado militarmente, sem recursos financeiros e apoio popular aceita a limitação do poder real que lhe é imposta, principalmente por também encontrar-se vinculado às leis que edita.
*
*
Habeas Corpus Act 
Editado em 1679, pelo Parlamente Inglês, para conter os desmandos reais, o preso teria a chance de defender-se em juízo para que então pudesse, mediante pagamento de caução ter habeas corpus emitido a favor de si. 
“A importância do habeas-corpus, tal como regulado pela lei inglesa de 1679, consistiu no fato de que essa garantia judicial, criada para proteger a liberdade de locomoção, tornou-se matriz de todas as que vieram a ser criadas posteriormente, para a proteção de outras liberdades fundamentais”
Fabio Konder Comparato
*
*
Declaração de Independência dos Estados Unidos – 04/07/1776
“ Quando, no decurso da História do Homem, se torna necessário a um povo quebrar os elos políticos que o ligavam a um outro e assumir, de entre os poderes terrenos, um estatuto de diferenciação e igualdade ao qual as Leis da Natureza e do Deus da Natureza lhe conferem direito, o respeito que é devido perante as opiniões da Humanidade exige que esse povo declare as razões que o impelem à separação.”
“Consideramos estas verdades por si mesmo evidentes, que todos os homens são criados iguais, sendo-lhes conferidos pelo seu Criador certos Direitos inalienáveis, entre os quais se contam a Vida, a Liberdade e a busca da Felicidade.”
*
*
“ A importância histórica da Declaração de Independência está justamente aí: é o primeiro documento político que reconhece, a par da legitimidade da soberania popular, a existência de direitos inerente a todo ser humano, independentemente das diferenças de sexo, raça, religião, cultura ou posição social. Nas nações da Europa Ocidental, com efeito, a proclamação da legitimidade democrática, com o respeito aos direitos humanos, somente veio a ocorrer com a Revolução Francesa, em 1789. “
Fabio Konder Comparato
*
*
“Se há uma coisa de natureza verdadeiramente ridícula, é um patriota americano assinando resoluções de independência com uma das mãos e, com a outra, brandindo um açoite sobre seus escravos amedrontados.”
Thomas Day – 1776
(abolicionista inglês)
*
*
"Onde estão hoje os Pequots? Onde estão os narragansetts, os moicanos, os pokanokets e muitas outras tribos outrora poderosas de nosso povo? Desapareceram diante da avareza e da opressão do Homem Branco, como a neve diante de um sol de verão. Vamos nos deixar destruir, por nossa vez, sem luta, renunciar a nossas casas, a nossa terra dada pelo Grande Espírito, aos túmulos de nossos mortos e a tudo que nos é caro e sagrado? Sei que vão gritar comigo: Nunca! Nunca!" 
TECUMSEH, dos shawnees 
*
*
REVOLUÇÃO FRANCESA 
 1789
*
*
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão 
Art. 1º. (IGUALDADE)
Art. 2º. (LIBERDADE)
Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As destinações sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
*
*
Enquanto a igualdade e a liberdade foram expressamente citadas, o terceiro elemento da tríade, a fraternidade, como virtude cívica seria o resultado necessário da abolição de todos os privilégios, daí sua não citação expressa na declaração.
*
*
DUPLA DIMENSÃO
HOMEM
CIDADÃO
UNIVERSAL 
ALGUMAS DAS
 “DISPOSIÇÕES FUNDAMENTAIS” ERAM DIRIGIDAS A TODOS OS POVOS
NACIONAL
DISPOSIÇÕES EXCLUSIVAS
 AOS FRANCESES
*
*
DIREITOS FUNDAMENTAIS DE
1ª. GERAÇÃO/ DIMENSÃO
DIREITOS DE 
LIBERDADE
*
*
DIREITOS FUNDAMENTAIS
*
*
Socialismo e constitucionalismo social
Século XIX
“Para Marx, os direitos humanos até então defendidos eram focados no indivíduo voltado para si mesmo, para atender seu interesse particular egoístico dissociado da comunidade. Assim não seria possível defender direitos individuais em uma realidade em que trabalhadores – em especial na indústria europeia – eram fortemente explorados”
André de Carvalho Ramos
*
*
A Revolução Russa em 1917 (realizada no maior país do mundo) causou impacto e estimulou avanços na defesa da justiça social.
As constituições do México (1917), da República da Alemanha (1919) e do Brasil (1934) foram pioneiras na pretensão de assegurar condições materiais mínimas de existência.
*
*
DIREITOS FUNDAMENTAIS DE 
2ª. GERAÇÃO/ DIMENSÃO
DIREITOS SOCIAIS
*
*
SÉCULOS XIX - XX
SANTOS DUMONT
GRAHAM BELL
*
*
PROGRESSO
CIENTÍFICO
PROSPERIDADE
FELICIDADE
ABUNDÂNCIA
*
*
GUERRA...
SOFRIMENTO...
*
*
HOLOCAUSTO...
HIROSHIMA/NAGASAKI
*
*
A HUMANIDADE
ELEGE OUTROS 
VALORES...
*
*
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Dotados de razão e consciência, devem agir uns para com os outros em espírito e fraternidade”
*
*
DIREITOS FUNDAMENTAIS
DE 3ª. GERAÇÃO/ DIMENSÃO
SOLIDARIEDADE
E
FRATERNIDADE
*
*
*
*
Art. 1º. CF
“ A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
III – a dignidade da pessoa humana
... “
*
*
DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
DE DIFÍCIL
CONCEITUAÇÃO;
DE FÁCIL CONSTATAÇÃO
QUANDO AVILTADA
*
*
 CRIANÇA FAMINTA
=
INDIGNIDADE
*
*
“QUANDO UM HOMEM É TORTURADO, A HUMANIDADE TODA É 
AVILTADA”
www.youtube.com/watch?v=Mfi7gay8lBs
*
*
AÇÃO DE UM 
ESTADO PARALELO
DECIDINDO QUEM PODE OU NÃO HABITAR A FACE DA TERRA
*
*
ATAQUES AO MEIO AMBIENTE
*
*
620 mil brasileiros
em 370 mil vagas
em estabelecimentos prisionais tomados por facções criminosas e um índice de reincidência de 70%
*
*
PROCESSO DE FAVELIZAÇÃO 
DOS CENTROS URBANOS
*
*
NOS EUA UM
BEBÊ NEGRO TEM 25 VEZES MAIS CHANCE DE SER PRESO QUANDO ADULTO QUE UM BEBÊ BRANCO
*
*
EM TODAS AS SUAS FORMAS DE MANIFESTAÇÃO
*
*
TERROR COMO ARMA 
VITIMANDO
INOCENTES
*
*
SOBREVIVÊNCIA
X
XENOFOBIA
https://www.youtube.com/watch?v=tDnbjH-bOWk
*
*
DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
CONCEITO
*
*
”Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre a terra e sobre toda a terra e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra.’” 
 GÊNESE, I – 26
*
*
“No pensamento de Tomás de Aquino restou afirmada a noção de que a dignidade encontra seu fundamento na circunstância de que o ser humano foi feito à imagem e semelhança de Deus, mas também radica na capacidade de auto determinação inerente à natureza humana, de tal sorte que, por força de sua dignidade, o ser humano, sendo livre por natureza, existe em função da sua própria vontade.”
SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008, p. 32.
*
*
“os seres cuja existência não assenta em nossa vontade, mas na natureza, têm, contudo, se são seres irracionais, um valor meramente relativo, como meio, e por isso se denominam coisas; por outro lado os seres racionais se denominam pessoas.” 
KANT, Immanuel 
Fundamentos da Metafísica dos Costumes.
 Trad. Lourival de Queiroz Henkel. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1965, p. 91
*
*
“No reino dos fins tudo possui ou um preço ou uma dignidade. Aquilo que tem preço pode ser substituído por algo equivalente; por outro lado, o que se acha acima de todo preço e, portanto, não admite nada equivalente, encerra uma dignidade O que se refere às inclinações e necessidades do homem tem um preço comercial; o que, sem supor uma necessidade, se conforma a certo gosto, digamos, a uma satisfação produzida pelo simples jogo, sem fim algum de nossas faculdades, tem um preço de afeto; mas o que constituía condição para algo que seja fim em si mesmo, isso não tem meramente valor relativo ou um preço, mas um valor interno, isto é, dignidade.”
Kant
*
*
CONCEITO
“Dignidade da pessoa humana é a qualidade intrínseca e distintiva reconhecida em cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condições existenciais mínimas para uma vida saudável, além de propiciar e promover sua participação ativa e co-responsável nos destinos da própria existência e da vida em comunhão com os demais seres humanos”
Ingo Sarlet
*
*
CONCEITO
“Dignidade da pessoa humana é a qualidade intrínseca e distintiva reconhecida em cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condições existenciais mínimas para uma vida saudável, além de propiciar e promover sua participação ativa e co-responsável nos destinos da própria existência e da vida em comunhão com os demais seres humanos”
Ingo Sarlet
*
*
...qualidade intrínseca e distintiva reconhecida em cada ser humano...
DIMENSÃO ONTOLÓGICA
ATRIBUTO INTRÍNSECO DA PESSOA HUMANA
IRRENUNCIÁVEL
INALIENÁVEL
QUALIFICA O SER HUMANO COMO TAL (INDESTACÁVEL)
NÃO CONDICIONADA AO RECONHECIMENTO PELO DIREITO, POR SER PREEXISTENTE A ELE
SENDO INERENTE, O MAIOR DOS CRIMINOSOS A POSSUI
*
*
...que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte do Estado e da comunidade...
DIMENSÃO POLÍTICA
NECESSÁRIO RECONHECIMENTO E PROTEÇÃO DA DIGNIDADE PELA ORDEM JURÍDICA, ZELANDO PARA QUE TODOS RECEBAM IGUAL CONSIDERAÇÃO POR PARTE DO ESTADO E DA COMUNIDADE
*
*
...implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condições existenciais mínimas para uma vida saudável...
DIMENSÃO DÚPLICE
(NEGATIVA/POSITIVA - DEFENSIVA/PRESTACIONAL)
LIMITE E TAREFA ESTATAL
AUTONOMIA DA PESSOA (AUTODETERMINAÇÃO)
NECESSIDADE DE PROTEÇÃO (ASSISTÊNCIA)
VOZ ATIVA E PASSIVA (DEFICIENTE MENTAL)
*
*
...além de propiciar e promover sua participação ativa e co-responsável nos destinos da própria existência e da vida em comunhão com os demais seres humanos.
DIMENSÃO COMUNICATIVA E RELACIONAL
PRODUTO DO RECONHECIMENTO DO E PELO OUTRO
A DIGNIDADE SÓ FAZ SENTIDO NA INTERSUBJETIVIDADE E NA PLURALIDADE
*
*
DIMENSÃO HISTÓRICO-CULTURAL
CONCEITO EM CONTÍNUA CONSTRUÇÃO
NÃO PODE SER CONSIDERADA DE MANEIRA FIXISTA –
PLURALISMO E DIVERSIDADE DE VALORES
A DINÂMICA DA VIDA SOCIAL (INTENSA E PRÓPRIA) EXIGE CONTÍNUAS ADAPTAÇÕES
*
*
DIMENSÃO UNIVERSALIZADA
TODAS AS CULTURAS POSSUEM CONCEPÇÕES (PRÓPRIAS) DE DIGNIDADE HUMANA
A PRÓPRIA NOÇÃO DE DIGNIDADE ASSENTA-SE NUM CONJUNTO DE PRESSUPOSTOS TIPICAMENTE OCIDENTAIS
NECESSIDADE DE UM DIÁLOGO INTERCULTURAL
(APLICAÇÃO DA HERMENÊUTICA DIATÓPICA)
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes