A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Resumo SIM

Pré-visualização | Página 1 de 5

Aula 01 - O sistema de informação de uma empresa é fundamental para manter uma base concreta de informações que integre os departamentos, melhore o seu fluxo, apoie os processos e operações empresariais e auxilie os gestores nas decisões empresariais. O Sistema de Informação de Marketing (SIM) é uma ferramenta essencial para o suporte do processo de decisão de marketing, para auxiliar no gerenciamento das informações, reduzindo o grau de incerteza e o risco de erros. Traz, ainda, benefícios como maior precisão e produtos de melhor qualidade. 
Tema 01: Conceitos e componentes de um sistema de informações e marketing
Quando se trata de estudar o mercado, os profissionais de marketing têm a grande responsabilidade de saber reconhecer as significativas mudanças no mercado, para buscar tendências, identificar riscos e buscar oportunidades. O SIM consiste em uma estrutura de possibilidades de recuperação de informações como suporte às decisões e atividades de marketing, de maneira rápida e eficaz. Sua função é planejar o marketing de forma eficiente, para que sejam obtidos episódios e conhecimentos que facilitem o processo de tomada de decisão. 
Tema 02: Geração de informações de marketing
Os sistemas de informação têm transformado o ambiente de negócios. Isso fica claro no exemplo de empresas jornalísticas, que não mais vendem apenas o jornal impresso, mas o online, pois enquanto o impresso perde leitores, a atual conjuntura é formada por milhões de pessoas que recebem notícias on-line, de blogs jornalísticos.. O segredo da qualidade de um SIM é a capacidade de uma empresa em gerar boas informações, quando se trata de gerar, deve ficar claro que é o sentido de saber onde as coletar. E isso pode ser feito de muitas maneiras, tais como comprar informações de fornecedores externos, de institutos de pesquisa, fontes governamentais e bancos de dados que oferecem o nome e o telefone do cliente. Ainda, as informações podem ser adquiridas de fornecedores e distribuidores. 
Tema 03: Sistemas de registros internos
Gerar informação é muito importante, tal qual a evolução que ocorreu com os produtos e serviços, alinhado com os anseios demandados pelos clientes. Assim, as empresas devem elaborar um sistema de registro interno para agregar e organizar as informações de forma que elas se tornem um suporte para a tomada de decisão e contribuam para a sofisticação do SIM. Os Sistemas de Registros Internos pode se apresentar como relatórios que contêm as diversas atividades da empresa, como níveis de estoque, custos, preços, contas a pagar e receber, assim como o detalhamento de vendas, pedidos de compra, custos e fluxo de caixa. Consistem na fonte mais simples de busca de informações dentro da empresa. 
Tema 04: Sistemas de inteligência de marketing
Os sistemas de inteligência de marketing, segundo Kotler e Keller (2006), consistem em um conjunto de fontes e ações utilizadas pelos gerentes de marketing na obtenção de informações diárias sobre os acontecimentos, em específico os concorrentes. Essas ações consistem em: a) coleta de informações: entrevistas de seleção com ex-funcionários de concorrentes, ou mesmo em conversas diretas; b) coleta de informações com fornecedores e distribuidores dos concorrentes; c) clientes-chave podem trazer informações preciosas sobre concorrentes; d) acompanhamento de publicações dos concorrentes, estilo de contratações que podem dar alguma pista de novas estratégias e produtos; e) análise de evidências de fato, como conhecer e usar os produtos do concorrente; f) o benchmarking atua por imitação e aprimoramento do produto. 
Tema 05: Bancos de dados, data warehouses, data mining
O banco de dados consiste em um conjunto de dados que se referem a clientes, que esteja organizado, acessível e prático, podendo gerar indicações, vendas de produtos e serviços, além da manutenção do relacionamento com os clientes. Esses dados normalmente incluem preferências, comportamentos, estilo de vida, dados transacionais e dados de comunicação com a empresa antes, durante e depois da venda, além de incluir informações sobre a lucratividade, satisfação, retenção, fidelidade e referências do cliente (KOTLER; KELLER, 2006). Data warehouse possibilita a análise de grandes volumes de dados, que são coletados a partir de sistemas transacionais Online Transaction Processing (OLTP), que são uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processamento) e disseminam (saída) os dados e informações devidamente tratados, fornecendo um mecanismo de feedback.
Aula 02 - Segundo Kotler e Keller (2006, p. 4), o marketing “envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais” e, sinteticamente, pode-se afirmar que ele supre as necessidades lucrativamente.
Tema 01: Análise do macroambiente: necessidades e tendências
 No caso do estudo do mercado, que é a função do marketing, faz-se necessária a análise do macroambiente de marketing. Na disciplina de Administração de marketing, você está conhecendo esse macroambiente, assim como o microambiente. Aqui você terá informações de como realizar uma análise macro, com os fatores que irão determinar o dinamismo dos ambientes e como estes irão impactar as estratégias de concepção e comercialização de produtos e serviços, assim como os impactos comportamentais influenciam esse clima. Tais informações irão compor o sistema de inteligência de marketing, lembra? Reichelt (2013, p. 157), afirma que “o sistema de inteligência de marketing utiliza determinados procedimentos para coletar informações diárias sobre eventos que ocorrem no ambiente de marketing em geral”.
Tema 02: O processo de busca de informações com qualidade
Para que as empresas sejam orientadas para o mercado, é necessário que elas sejam capazes de gerar informações sobre os consumidores, os concorrentes e o ambiente de negócios. Além disso, devem possuir um Sistema de Informação de Marketing que possa divulgar essas informações por toda a organização e ter a capacidade interna de planejar e implementar respostas adequadas e consistentes com as informações adquiridas (GUNDLACH; WILLIAM, 2009, tradução nossa).
Tema 03: Ambiente demográfico: crescimento da população mundial e composição etária
O ambiente demográfico possui um potencial para explicar os demais ambientes. promove informações substanciais da dinâmica da globalização.
 Por exemplo, observe a quantidade de leis que temos hoje. Com certeza é um maior número do que em 1500. Isso acontece pelo aumento da população, e quanto maior esse aumento, mais necessidade de leis e de tecnologia para suprir toda a necessidade de sobrevivência. Será que hoje, com quase 7 bilhões de habitantes, nós conseguiríamos viver sem os resultados das revoluções agrícolas, industriais e tecnológicas? Dificilmente. Antes, para dar a volta ao mundo, era necessária uma longa viagem de navio, depois algumas horas de avião e hoje apenas alguns segundos com o advento da internet. 
Tema 04: Ambiente demográfico: mercados étnicos e graus de instrução
Com a globalização, no final dos anos 1980, e o avanço da internet, as empresas e consumidores de todas as partes do mundo puderam se aproximar. E apostar nesses nichos acaba sendo uma opção inteligente para se diferenciar no mercado, já que existem públicos com necessidades específicas. A principal vantagem desse mercado é a diferenciação, pois estando os produtos e serviços muito parecidos, quem tiver um ponto forte ou diferencial sai na frente, representando as etnias as oportunidades promissoras. Ao mesmo tempo, a concorrência diminui, visto a segmentação de mercado, e aumenta-se o poder de negociação com os fornecedores. Da mesma forma que se faz necessário levantar informações étnicas, existe essa necessidade para com o grau de instrução de uma população. Por exemplo, Kotler e Keller (2006) afirmam que uma população com grande número de pessoas instruídas faz crescer a demanda por livros.
Tema 05: Ambiente demográfico: padrões familiares e movimentações