Buscar

AV2 - EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702152916)
	Pontos: 0,8  / 1,0
	Realizar consultas e diagnósticos nutricionais, bem como prescrição dietética, através da Internet é vedado ao nutricionista. Discuta, baseado no Código de Ética, o porquê desta proibição.
 
		
	
Resposta: É anti-ético porque para se fazer uma consulta e analisar o paciente, é preciso que haja uma interação pessoal, precisa ser confidencial e deve haver sigilo. Além disso, para dar o diagnóstico nutricional de um paciente é necessário fazer uma avaliação antropométrica e os dados dessa avaliação tem de ser coletados pelo próprio nutricionista, então só é possível ser realizada pessoalmente.
	
Gabarito:
O código de ética no Art7, inciso XVII é vedado ao nutricionista realizar consultas e diagnósticos nutricionais, bem como prescrição dietética, através da Internet ou qualquer outro meio de comunicação que configure atendimento não presencial. O próprio código respalda tal afirmacão quando diz: Art. 6°. No contexto das responsabilidades profissionais do nutricionista constituem seus deveres: I - prescrever tratamento nutricional ou outros procedimentos somente após proceder à avaliação pessoal e efetiva do indivíduo sob sua responsabilidade profissional; Parágrafo único. Para os fins do inciso XVII deste artigo, compreende-se: a) por consulta, a assistência em ambulatório, consultório e em domicílio; b) por diagnóstico nutricional, o diagnóstico elaborado a partir de dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos; e c) prescrição dietética, a prescrição elaborada com base nas diretrizes estabelecidas no diagnóstico nutricional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702796834)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas últimas décadas, o Brasil passou por diversas mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que evidenciaram transformações no modo de vida da população. A ampliação de políticas sociais na área de saúde, educação, trabalho e emprego e assistência social contribuiu para a redução das desigualdades sociais e permitiu que o País crescesse de forma inclusiva. O Brasil vem enfrentando aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias, e as doenças crônicas são a principal causa de morte entre adultos.Descreva qual a importância dos guias alimentares para a população brasileira, visando esse contexto atual do processo saúde/doença.
		
	
Resposta: Hoje em dia, a população brasileira no geral tem a vida mais corrida e passa a maior parte do tempo fora de casa, trabalhando. Por esse motivo, houve um aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e "fast-foods", pois são tidos como mais práticos. Consequentemente, observa-se uma população acima do peso e com DCNT, pelo excesso de açúcar, gordura e aditivos químicos que esses produtos contém. Os guias alimentares são uma ótima fonte de informação para as pessoas que buscam um melhor consumo alimentar e que não possui um conhecimento acerca desse assunto. Eles abragem de forma geral, porém eficaz, alguns passos para se ter uma vida mais saudável, incluindo recomendações como praticar atividades físicas. Com isso, espera-se uma consciência da parte da população e uma redução de pessoas obesas e com doenças crônicas.
	
Gabarito: Diante das transformações sociais vivenciadas pela sociedade brasileira, que impactaram sobre suas condições de saúde e nutrição, os guias alimentares são instrumentos de educação nutricional, e promovem os direitos à saúde e à alimentação adequada saudável. O guia é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, apoiando as ações do Sistema Único de Saúde- SUS.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702786941)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O valor energético fisiológico dos carboidratos, por grama, é expresso pelo seguinte número:
		
	
	9
	 
	4
	
	5
	
	3
	
	4,5
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702080739)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(IFEP PB) De acordo com o Código de Ética do Nutricionista (Resolução CFN Nº 334/2004) é vedado ao nutricionista:
		
	
	Realizar estudos e pesquisas com caráter científico, visando à produção do conhecimento e conquista técnica para a categoria.
	
	Fornecer atestado de qualidade de alimentos de outros produtos, materiais, equipamentos e serviços.
	
	Colaborar com as autoridades sanitárias e de fiscalização profissional.
	 
	Divulgar, dar, fornecer ou indicar produtos de fornecedores que não atendam às exigências técnicas e sanitárias cabíveis.
	
	Denunciar às autoridades competentes, inclusive ao Conselho Regional de Nutricionistas, atos de que tenha conhecimento e que sejam prejudiciais à saúde e à vida.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702102053)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O profissional nutricionista pode atuar em diversas áreas, entre elas destaca-se a nutrição clínica. Nas alternativas abaixo, corresponde à subárea da nutrição clínica:
		
	
	Atenção básica em saúde
	
	Alimentação escolar
	 
	Banco de leite humano
	
	Alimentação do trabalhador
	
	Políticas e programas institucionais
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702771288)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O mundo globalizado vem se caracterizando por situações contrastantes, pois à medida que se multiplicam as oportunidades derivadas principalmente dos progressos da tecnologia se observam acentuadas tendências excludentes. Todavia, identifica-se um fato positivo - a redescoberta da importância do capital humano e uma maior preocupação com o desenvolvimento social. Na sociedade brasileira, visualiza-se um anseio generalizado de tornar cada vez mais real a expectativa de mudanças, evidencia- se a aspiração ético-política de sair da rotina do conformismo e buscar uma nova visão de futuro pelo estímulo às capacidades de antecipação e de perspectiva (Rev. Bras. Saúde Matern. Infant., Recife, 7 (3): 319-326, jul. / set., 2007). As novas políticas, na área de nutrição e alimentação, devem focar nos resultados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde grande parte da população se encontra:
		
	
	Raquítica.
	
	Com carência de vitamina D.
	
	Desnutrida.
	
	Com medo.
	 
	Acima do peso.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702803927)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo o Incisos I, IV e V do Artigo 3º da Lei nº 8.234/91, compete ao Nutricionista, no exercício de suas atribuições na área da Docência: I. Planejar, organizar e dirigir as atividades técnicas e administrativas do ano letivo; II. Planejar, organizar, dirigir, participar e controlar atividades de ensino, pesquisa extensão; III. Responsabilizar¿se pela orientação e supervisão acadêmica (monitoria, estágios curriculares e complementares, iniciação científica entre outros); IV. Orientar e/ou assistir aos alunos em suas atividades complementares; V. Promover, participar e divulgar estudos e pesquisas, na sua área de atuação
		
	
	São verdadeiras as alternativas I e IV.
	
	São verdadeiras as alternativas I, II e III.
	
	São verdadeiras as alternativas II, III e V.
	
	São verdadeiras as alternativas I, III e V.
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702152685)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Reconsulta é o atendimento prestado pelo nutricionista em consultório ou ambulatório ou em domicílio, como se fosse uma primeira consulta, devido ao longo tempo passado em relação à consulta anterior (reinício do tratamento). Esta prática pode ocorrer na seguinte área de atuação profissional:
		
	
	Marketing na área de alimentação e nutrição
	 
	Área de nutrição clínica
	
	Área de nutrição em esportes
	
	Área de alimentação coletiva
	
	Área de indústrias de alimentos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702848653)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo o Conselho Federal de Nutrição, suplementosnutricionais são alimentos que servem para complementar com calorias e/ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, quando sua ingestão, a partir da alimentação, é insuficiente ou a dieta requer suplementação. No caso de atletas de elite, quase inevitavelmente se faz necessário o uso de suplementos devido à grande demanda nutricional que possuem. Assinale a opção que NÃO FAZ PARTE dos principais grupos de suplementos comercializados com o objetivo de melhorar o rendimento dos atletas:
		
	 
	Anorexigênicos.
	
	Hiperproteicos.
	
	Antioxidantes.
	
	Hipercalóricos.
	
	Termogênicos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702852784)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que apresenta as principais características do Guia Alimentar para a População Brasileira.
		
	
	Se caracteriza por ser um conjunto de informações e recomendações sobre sobre aditivos alimentares, com foco na promoção da saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo.
	
	Se caracteriza por ser uma prescrição dietética rígida, servindo como um norteador para a população e para os nutricionistas.
	 
	Se caracteriza por ser um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação, com foco na promoção da saúde das pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo. É uma recomendação geral e não uma prescrição dietética rígida, servindo como um norteador para a população e para os nutricionistas.
	
	Se caracteriza por ser um conjunto de informações e recomendações sobre recursos financeiros para aquisição de alimentos, tendo como principal objetivo a promoção da saúde das pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo.
	
	Se caracteriza por ser uma informação sobre suplementos, com o principal objetivo na promoção da saúde das pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo.

Outros materiais