Buscar

AV2 Patologia Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

valiação:  PATOLOGIA BÁSICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	LILIAN CARLA CAPISTRANO FERNANDES
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,5 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 09/06/2017 09:29:39
	
	 1a Questão (Ref.: 201408748614)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	EDEMA OU TUMEFAÇÃO CELULAR APARECE SEMPRE QUE AS CÉLULAS SÃO INCAPAZES DE MANTER A HOMEOSTASE IÔNICA E HÍDRICA. O EQUILÍBRIO ENTRE A ÁGUA E OS ÍONS NO INTERIOR CELULAR ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS À INTEGRIDADE DAS MEMBRANAS. EXPLIQUE COMO OCORRE O EDEMA CELULAR CONSIDERANDO A ISQUEMIA COMO AGENTE ETIOLÓGICO.
		
	
Resposta: O edema acontece com o acúmulo de liquido nas celulas ,quando esse aumento é muito grande a mebrana se rompe e esse liquido vazado atinge tecidos causando enfermidadades como a isquemia.
	
Gabarito: A PRIVAÇÃO DE OXIGÊNIO E GLICOSE LEVA A REDUÇÃO OU AUSÊNCIA DA SÍNTESE DE ATP, O QUE COMPROMETE O FUNCIONAMENTO DA BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO, PERMITINDO A SAÍDA DE POTÁSSIO E A ENTRADA DE SÓDIO CARREANDO ÁGUA PARA O INTERIOR CELULAR.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408587747)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Após algumas semanas com o membro inferior imobilizado, Fernando recebeu o diagnóstico de atrofia muscular, sendo encaminhado ao fisioterapeuta. Explique o que isso significa, e quais as principais organelas celulares envolvidas nesse processo.
		
	
Resposta: Quando o membro está paralisado várias componentes celulares tem dificuldade de chegar ao seu destino e desenvolver sua função, vários componentes importantes deixam de circular na área , a circulação hidrica é inadequada e as membranas, citaplasma e núcleo não conseguem desempenhar sua função adequadamente . No entanto Fernando não precisa se preocupar porque esse processo é reversível, pode ser indicado ainda o uso da fisioterapia , sendo assim em pouco tempo o membro imobilizado voltará ao normal.
	
Gabarito: Atrofia, nesse caso, é a redução do volume celular, ou seja, do tamanho de cada uma das fibras musculares, decorrente do desuso consequente à imobilização. Esse processo é reversível, e as principais organelas envolvidas são os lisossomos, em sua função autofágica.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409181486)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ocorre quando há carência de oxigênio nos tecidos orgânicos, sendo causada por diferentes fatores. A sentença refere-se a um quadro de:
		
	
	Hiperemia
	
	Anóxia
	
	Anemia
	
	Volemia
	 
	Hipóxia
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409303059)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Hematina, hemosiderina são pigmentos derivados de:
		
	
	Lipídios
	 
	Hemoglobina
	
	Membrana celular
	
	Neutrófilos
	
	Macrófagos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409084564)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O edema celular consiste no acúmulo de água dentro das células. Este evento precede a maioria das patologias. Que tipo de mecanismo leva ao edema celular?
		
	
	Redução do pH intracelular.
	 
	Inibição do Complexo Enzimático Sódio/Potássio ATPase.
	
	Ativação das caspases.
	
	Influxo de cálcio.
	
	Digestão enzimática da célula.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201409303122)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em um experimento, os neutrófilos coletados do sangue periférico foram analisados quanto à "explosão" de consumo de oxigênio. Essa explosão respiratória é uma etapa essencial para qual dos seguintes eventos da resposta inflamatória aguda?
		
	
	Produção de anticorpos
	 
	Fagocitose de bactérias
	
	Fixação às células endoteliais
	
	Aumento da produção da medula óssea
	 
	Opsonização de bactérias
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408563627)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante uma consulta ginecológica, Ângela, 34 anos, descobriu que apresentava uma lesão nodular móvel na mama esquerda. Lesões nodulares nas mamas, podem ser diagnosticadas com boa precisão através da punção aspirativa por agulha fina (PAAF). Dessa forma, a aspiração do conteúdo de massas palpáveis associada à palpação é crucial para a definição do diagnóstico. Após a aspiração, deve-se preparar o esfregaço colocando uma gota do material aspirado em uma lâmina e fixando-o imediatamente, ainda úmido, em álcool etílico a 95%. À microscopia pretende-se observar, nas lâminas coradas, o conteúdo aspirado de um nódulo mamário pela técnica PAAF. É importante destacar que nessa técnica, o conteúdo aspirado consiste em células do tecido mamário. Foi observado um aumento no número de células sem a presença de alterações, ou seja, houve um aumento da proliferação das células, mas com diferenciação normal. Como é chamada essa alteração celular?
		
	 
	Hiperplasia.
	
	Displasia.
	
	Neoplasia.
	
	Hipertrofia.
	
	Metaplasia.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409189367)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um adenocarcinoma é um câncer (neoplasia maligna) que se origina em um tecido:
		
	
	muscular.
	
	conjuntivo.
	 
	adiposo.
	
	cartilaginoso.
	 
	glandular.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201409189563)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os componentes da imunidade adquirida são:
		
	 
	os linfócitos e seus produtos.
	
	os monócitos e seus produtos.
	
	os eosinófilos e seus produtos.
	
	os mastócitos e seus produtos.
	
	os macrófagos e seus produtos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408752562)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Trata-se de um tipo de um tipo de exacerbação da resposta imunológica que é também conhecida como imediata ou anafilática. A reação pode envolver pele (urticária e eczema), olhos (conjuntivite), nasofaringe (rinorréia, rinite), tecidos broncopulmonares (asma) e trato gastrointestinal (gastroenterite). A reação pode causar uma variedade de sintomas desde inconveniências mínimas até a morte. A reação normalmente leva 15 - 30 minutos para o período de exposição ao antígeno, embora às vezes possa ter início mais demorado (10 - 12 horas). A resposta em questão é mediada por IgE. O componente primário celular nessa resposta imune é o mastócido ou basófilo. A reação é amplificada e/ou modificada pelas plaquetas, neutrófilos e eosinófilos. Uma biópsia do local da reação demonstra principalmente mastócitos e eosinófilos. O mecanismo da reação envolve produção preferencial de IgE, em resposta a certos antígenos (alergenos). IgE tem muito elevada afinidade por seu receptor em mastócitos e basófilos. Uma exposição subsequente ao mesmo alergeno faz reação cruzada com IgE ligado a células e dispara a liberação de várias substâncias farmacologicamente ativas. Ligação cruzada do receptor Fc de IgE é importante para a estimulação de mastócitos. A degranulação de mastócitos é precedida pelo aumento do influxo de Ca++, que é um processo crucial; ionóforos que aumentam Ca++ citoplasmático também promovem degranulação, enquanto agentes que depletam Ca++ citoplasmático suprimem degranulação. Os mastócitos podem ser iniciados por outros estímulos tais como exercício, stress emocional, agentes químicos (ex. meio de revelação fotográfica, ionóforos de cálcio, codeína, etc.), anafilotoxinass (ex. C4a, C3a, C5a, etc.). Essas reações, mediadas por agentes sem interação IgE-alergeno, não são reações de hiperexpressividade da resposta imune embora elas produzam os mesmos sintomas. O texto aborda acerca do tipo de resposta imune que é denominada de:
		
	
	hipersensibilidade tipo II.
	 
	hipersensibilidade tipo I.
	
	hipersensibilidade tipo IV.
	
	hipersensibilidade tipo III.
	
	hipersensibilidade tipo V.

Outros materiais