Buscar

Aprendizagem e Aparelho Motor Av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aprendizagem e Aparelho Motor Av2
A medida que se avança na idade adulta, experimenta-se uma série de alterações fisiológicas e físicas que afetam o nosso comportamento. É correto afirmar que são algumas das alterações fisiológicas e físicas decorrentes do processo de envelhecimento:
Encurtamento da estatura, redução de massa muscular, declínio da função Pulmonar 
Ao elaborar um planejamento, o profissional de EDF, deve ter conhecimento sobre as fases e desenvolvimento humano e principalmente sobre o desenvolvimento motor. Baseando-se neste pensamento sobre as fases do desenvolvimento motor, leia as características abaixo e indique nas opções a qual fase se refere. Características: Fase em que a criança já executa habilidades motoras locomotoras, estabilizadoras e manipulativas, ou seja, já caminha, corre, salta, agarra, lança e gira:
De 3 a 6 anos 
Baseado nas características e necessidade da criança, identifique as características ( C ) e as necessidades ( N ).
Pode apresentar dificuldade com o controle Visual – C
Manter a Atividade dentro do nível maturacional – N
A prontidão para apresentar habilidades motoras grossas e finas - N
Começa a desenvolver agilidade no movimento - C
O aumento no número e no tamanho das células e as transformações funcionais que ocorrem nos diferentes sistemas do organismo correspondem, respectivamente:
Ao crescimento e ao desenvolvimento
Na adolescência ocorrem alterações físicas, como:
Aumento da estatura e massa muscular para os meninos e aumento da estatura, massa muscular e massa adiposa para as meninas
A dificuldade dos alunos dominarem duas novas tarefas motoras ao mesmo tempo, sem que ao menos uma delas já tenha sido automatizada, refere-se ao seguinte fator interveniente na aprendizagem motora:
Atenção
O Professor deve se preocupar sem em, ao ministrar sua aula, identificar características dos seus alunos e tentar sempre passar o mesmo conteúdo de maneiras diferentes, pois estará atendendo a uma das características do processo de aprendizagem que é:
Pessoal
O termo Aprendizagem Motora está relacionado:
À melhora permanente no desempenho de uma ação motora como resultado da prática
O sistema nervoso é o responsável pela execução e controle de movimentos corporais. Para a realização de um movimento corporal, o sistema nervoso executa uma sequência de ações:
Inicialmente o sistema nervoso capta informações sobre o ambiente e sobre o próprio corpo do indivíduo por meio dos órgãos sensoriais (Visual, vestibular, somatossensorial)
Em seguida, ocorre o que é chamado de processamento da informação: há a tomada de decisão sobre qual movimento realizar e então o sistema nervoso elabora um plano de ação, ou seja programa a resposta motora 
E por fim impulsos elétricos contendo as informações da programação motora são enviados à medula espinhal e músculos, resultando na execução de uma ação motora 
 Para se entender como os movimentos corporais são controlados, deve-se inicialmente conhecer as funções das diversas estruturas que compõem o sistema nervoso que estão envolvidas no controle de movimentos. Uma dessas estruturas é o Cerebelo. Que tem como função. Estão corretos os itens: 
Manutenção do tônus musculares, postura e equilíbrio 
Auxiliar no controle dos movimentos finos 
Regular sequencias de movimentos 
Recepção inicial de informações somatossensoriais

Outros materiais