Buscar

Hidroginástica: Benefícios e Acessórios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Hidroginástica suspensa
Claudia, por sua vez, dá aulas de hidroginástica suspensa: “o corpo tem posições de trabalho e a suspensão, que é quando a gente faz todo o trabalho sem tocar os pés no fundo da piscina, é uma delas. Para tal, usamos o implemento de material, como um espaguete ou outro flutuante, que dê suporte para que o corpo não toque no chão”. Se fora da água modalidades como TRX, tiras e fitas lidam com o efeito da gravidade, na água lida-se com as propriedades do meio que auxiliam o corpo flutuar, gerando maior resistência.
“Quando você não toca o fundo da piscina, solicita os músculos estabilizadores da coluna de forma mais intensa, o abdômen. Dá para fazer o exercício sem o auxílio de materiais também, mas é mais intenso, uma estratégia mais forte e com tempo mais reduzido, porque você dá um estímulo forte para que chegue na máxima frequência cardíaca com a suspensão sem acessório e, para ter a recuperação, usa o apoio dos pés no chão”, explica Claudia.
O treino suspenso dentro da água também não contém contraindicações e pode ser ministrado em atletas em recuperação, como corredores, jogadores de futebol etc, que precisam manter o condicionamento físico, mas não podem comprometer uma lesão.
Acessórios de Hidroginástica
Dentre os acessórios que estão sendo usados na piscina, Denise cita esteiras mecânicas, bicicletas italianas, steps circulares, jumps, halteres, tornozeleiras e Acqua Gymsticks, um tipo de barra flutuante para usar dentro da água. “Das esteiras, só vi as elétricas em uma academia específica porque além de ser muito caro, a piscina precisa ser muito grande para comportar esse tipo de equipamento”, conta.
Claudia conta que os equipamentos para hidroginástica têm sido aprimorados todos os anos, como as bicicletas, que são de alumínio para poder resistir mais ao meio. “E na Europa a aula de hidro bike é bem forte. Países como Itália, Portugal, Bélgica são alguns nos quais a modalidade tem muita procura. Aqui no Brasil ainda é muito caro por causa do valor dos equipamentos. É preciso investir alto e por isso ainda não teve o boom que tem no exterior”, conta Vera Lucia.
Hidroginástica: a piscina e a aula
Denise destaca que para a prática do Acqua Pilates a água da piscina não pode ser quente, porque “não é hidroterapia” e as aulas também não são apenas de alongamento. “Trabalhamos força, flexibilidade, equilíbrio, melhora a postura e a respiração, evita lesões, mas tem que ter a consciência da instabilidade da água. Tem que otimizar para não ficar solto e essa é a função do professor”, diz Denise, que lembra que o aluno não pode flutuar na piscina durante essa aula.
Claudia recomenda atenção especial com pessoas que não são familiarizadas com o meio aquático e com as que têm medo ou trauma. “Geralmente trabalhamos com piscina rasa, mas isso não significa que a água chegue na altura da cintura. São piscinas nas quais a água chega até a altura do peito, por exemplo. Sei de clubes que têm piscinas mais fundas e aí exige um trabalho direto de suspensão, porque os pés não tocam o chão. No caso das pessoas mais altas, usamos um pouco de flexão de quadril para que elas consigam trabalhar em suspensão, mas também podemos variar a postura, colocando a pessoa em pé, deitada, sentada etc.”
Especialização em hidroginástica
A necessidade de especialização por parte do profissional de educação física para trabalhar com as novas possibilidades da hidroginástica é fundamental para que ele possa explorar o meio de forma segura para os alunos e para saber usar as propriedades da água a favor dos exercícios: “um dos principais erros é querer reproduzir na piscina o que se faz em terra”, alerta a profissional da Runner.
Vera critica a falta de curiosidade dos profissionais de educação física: “eles precisam explorar mais as modalidades de solo para poder criar as próprias aulas. Por que não?”.
Denise também dá cursos sobre a técnica de Acqua Pilates a profissionais de Educação Física interessados e presta assessoria às academias que querem em colocar a aula de Acqua Pilates em sua grade horária. “Tem aula em DVD também. É um material bem didático que ensina a visualizar a aula no deck, porque o professor tem que ver como se portar para fazer o exercício já que dentro da água a resistência impede que o movimento seja feito de forma rápida e a visualização mostra como é o tempo certo. Os movimentos são lentos e precisos e o objetivo é fortalecer a musculatura para ter suporte para outras aulas, conhecer movimentos para usar em outras modalidades.”

Outros materiais