Buscar

Da educação segregada á educação inclusiva oficial

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
licenciatura-história
jaciara de souza cruz
da educação segregada á educação inclusiva:
uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira.
Brumado
2015
edicléia mascarenhas fernandes
rosana glat
da educação segregada á educação inclusiva:
uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira.
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação Inclusiva.
Prof.Edilaine vagula
 Regina celia adamuz
 Sandra cristina malzinoti vedoato. 
Brumado
2015
INTRODUÇÃO
Em princípio a educação especial era tida apenas como apoio á escola regular, desempenhando um sistema semelhante de ensino onde os indivíduos não tinham possibilidades de se desenvolverem intelectualmente.Surge então uma busca da educação especial onde por sua vez garantia aos portadores de deficiência acesso á escola, mas de uma forma inicial totalmente clínica já que nesta época a deficiência era vista como doença e seu único tratamento terapêutico, com rigídez nos exames médicos e psicológicos.
Pouco investimento havia nessas atividades acadêmicas já que não havia expectativa sobre a capacidade dos portaalunos dores de deficiência se desenvolverem na cultura formal.
Nos anos 70 o sistema educacional público passa a se preocupar sobre a aprendizagem destes indivíduos mudando o conceito de modelo médico para o educacional, nos anos 80 seguindo a tendência mundial de combate ás desigualdades o país busca métodos e recursos mais eficientes , então o modelo segregador passou a ser questionado e com isso buscando alternativas pedagógicas de inserir um novo modelo de ensino que prevalece até hoje que é o da educação inclusiva,onde visa preparar alunos das classes e escolas especiais para o ensino regular.Contudo a muito o que se fazer ainda pela educação especial no país, onde se haja uma proposta educaional ao atendimento aos indivíduos portadores de necessidades especiais que foque em principal sistema iigualitário a todos.
DESENVOLVIMENTO
As instituições sociais tem seu papel fundamental no processo de socialização ou seja, tem como objetivo fazer um indivíduo tornar-se menbro da sociedade,nas instituições especializadas o trabalho era organizado em um conjunto de terapias indivíduais (fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia) e pouco destaque era dado as atividades acadêmicas.
A educação escolar não era considerada como necessária já que não havia expectativas aos portadores de deficiência se desenvolverem acadêmicamente.David Rodrigues destaca no artigo “educação inclusiva: Mais qualidade à diversidade”, destaca: A educação inclusiva é, pois uma ruptura com os valores da escola tradicional, rompe com o conceito de um desenvolvimento curricular único com o de aluno padrão e de aprendizagem de transmissão,de escola como estrutura de reprodução.É assim muito anbiciosa como objetivo.Os professores,apesar de serem muitas vezez apontados como os bodes expiatórios da inclusão, são a esperança dela, eles são parte das suas boas notícias.
No livro imagens da organização de Gareth Morgan a autora vem nos mostrar com figuras de linguagem de como podemos melhorar na atuação de “ler e interpretar” a nossa realidade escolar, com as seguintes metáforas a autora permite, enchergarmos as organizações como máquinas, organismos vivos, cérebros, culturas, sistemas políticos e etc...ao vermos o sistema de ensino como máquinas colocamos o aluno como uma espécie de robô onde ele é programado para seguir e executar regras, das quais ditas como “normais”, não permitindo que ele venha a ter seu modo de pensar e agir em sua particularidade,assim não haveria espaço também para a diversidade.Na segunda metáfora quando a autora se refere aos organismos vivos vem com o intuito de propôr que, considerando a escola como um ser vivo o educador tem que estar atento as mudanças no meio ambiente, onde a escola sendo um lugar proprício para a diversidade não seja comparada á uma máquina, lembrando que por mais que esteja aberta para novas idéias, pode sofrer consequências, já que o “novo” assusta.
Na terceira metáfora em relação ao cérebro, ela realça que as escolas são vistas como organizações onde o processo de informações da inteligência e aprendizagem são necessariamente inovadores, devem ser pautada sempre em uma programação pedagógica aberta para o conhecimento e as autocríticas.
A cultura é considerada a mais importante pois ela engloba todos os aspectos simbólicos dentro deste processo de organização, é como se esta figura de linguagem definisse todas as outras, onde a cultura por ser mais extensa exige mais compreensão, assim como o sistema político que também é muito útil para o educador, a função da escola é extensa, difícil e diversificada, a escola sendo entendida como um lugar de idéias tem como o dever de estar sempre inovando no currículo dos gestores e educadores no campo do saber, mas , não é só na qualidade de formação do docente que se faz uma escola inclusiva, a escola tem que estar atenta sobre a sua estrutura física,de como administrar o espaço, onde nela facilita o desenvolvimento dos alunos não só aqueles com necessidades educacionais especiais, mais sim aqueles também marginalizados,aqueles do qual se sentem excluídos pelos professores e colegas, por terrem dificuldades de se expressarem intelectulamente ou emocionalmente.
O sistema educacional brasileiro se pautou durante um longo tempo no modelo segregado aos alunos com necessidades educativas especiais, nas últimas décadas vem ocorrendo um esforço pela inclusão escolar, desses alunos que encontram barreiras para a aprendizagem na rede regular de ensino, tendo como objetivo o acolhimento de todos os alunos com recursos, apoio e meios adequados.Essa segregação se dava na modalidade da educação especial, que se configurou como um sistema paralelo de ensino, organizado de acordo com um atendimento educacional especializado substituindo o ensino regular, levando as criações de instituições especializados, classes e escolas especiais.
O desenvolvimento histórico da educação especial no brasil foi marcados por iniciativas de caráter premiado e iniciou-se no século XIX,com a organização de ações para atendimento ás pessoas com alguma deficiência física, mental ou sensorial, e a área de atuação, a partir de um modelo médico.
No entanto, em função de novas demandas e expectativas sociais, os profissionais da educação tem se voltado, para a busca de alternativas de inclusão desses educandos na escola comum, partindo dessa necessidade, tem se desenvolvido um modelo educacional conhecido como educação inclusiva. 
A educação inclusiva recomenda que todos ao alunos,independente de sua condição orgânica,afetiva, sócio econômicaou cultural, devem ser inseridos na escola regular de ensino, beneficiados por este modelo de educação estão os portadores de deficiências sensoriais, deficiência mental, transtornos severos de comportamento ou de condutas típicas, deficiências múltiplas e altas habilidades, antes atendidos pela educação especial.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 O presente trabalho se trata da evolução da educação especial brasileira,partindo da segregação dos alunos com necessidades especiais em instituições especializadas com base terapêutica,até os dias de hoje,em que está sendo eliminada em prol da educação inclusiva,que respeita e valoriza todos os alunos,com sua características individuais garantindo que os direitos de todos sejam respeitados e seu processo educativo seja realizado em uma escola de ensino regular.
 O caminho percorrido é focado do ponto de vista da legislaçãoe o trabalho é finalizado destacando as adequações e mudanças físicas, estruturais e comportamentais que possibilitam colocar em prática a inclusão.
 Analisamos no decorrer do trabalho que para oferecer uma educação de qualidade para todos os alunos,devem ocorrer adaptações no ambiente físico, capacitação dos professores, apoio especializado, aquisição de recursos pedagógicos,ou seja,a escola precisa adaptar-se sempre.
 Infelizmente a grande maioria das escolas regulares de ensino brasileiras carece das condições necessárias para a viabilização da educação inclusiva.
Por isso precisamos cada vez mais de união de todos,que fazem parte do processo educativo e da comunidade, por reivindicações dos direitos educacionais, proporcionando a inclusão dos alunos com necessidades ou não, como conscientes e críticos no mundo atual.
 REFERÊNCIAS
Educação inclusiva: desafios da formação e da atuação em sala de aula. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/palavra-especialista-educacao-inclusiva-desafios-formacao-atuacao-sala-aula-762299.shtml?page=4> acesso em : 07/07/2015, as 08:30h.
modulo l :Battini, Okçana.Sociedade, educação e cultura.São paulo:Pearson Education do Brasil,2013.
	
Educação inclusiva: Função social da escola. Disponível em: <http://www.izabelsadallagrispino.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1226:funcao-social-da-escola&catid=103:artigos-educacionais&Itemid=69>acesso em: 07/07/2015 , as 09:00h. 
A educação inclusiva no Brasil:
Artigo por Alex Sander Assunção - segunda-feira, 21 de abril de 2014
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/56318/a-educacao-inclusiva-no-brasil#!1> acesso em: 07/07/2015, as 11:00h.

Outros materiais