Buscar

AV2 Gestão de Negócios e Projetos em Educação Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201510625251)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando a classificação diferenciadora dos conceitos de NECESSIDADES, INTERESSES, DESEJOS de clientes relacionados a serviços ligados à Educação Física, apresentados na Aula 1, descreva um exemplo prático no qual fique evidente cada um deles em relação a um programa de exercícios físicos voltado a adultos em estado de obesidade.
		
	
Resposta: A Sra. Angélica por recomendação médica que se matriculasse em algum programa de exercícios físico, procurou uma academia a fim de reduzir o peso pois está em estado de obesidade, isso reflete uma NECESSIDADE. Chegando na academia ela demonstrou INTERESSES pelas aulas de Natação e Treinamento funcional. Após conquistar resultados satisfatórios, ele demonstrou ao seu professor de natação o DESEJO de voltar a competir, assim como fazia quando era mais nova e não tinha o problema de sobrepeso.
	
Gabarito: A resposta deve apresentar um exemplo no qual fique evidente um nível de NECESSIDADES expresso por algo relacionado a demandas emergentes relacionadas à saúde, seguido de um segundo nível evidenciando a manifestação de INTERESSES em determinado tipo de serviços ligados à saúde, seguindo por um terceiro nível evidenciando os DESEJOS por algum resultado gerado pela prática dos exercícios e que inicialmente não era sequer vislumbrado pelo cliente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510124566)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tomando como base a assertiva discutida nas aulas e proposta pelos autores Lovelock; Wright (203), que afirmam em relação ao processo de compra de serviços, e a intangibilidade destes, que "clientes de serviços não obtém propriedade sobre eles quando os compram", justifique tal afirmativa a partir de um exemplo relacionado a compra de serviços ligados à Educação Física em qualquer segmento de negócio (academias, clubes, escolas, centros de iniciação esportiva, projetos sociais...).
		
	
Resposta: Para prestação dos serviços de uma aula de musculação, será necessário a utilização de certos equipamentos, anilhas, halteres, etc, então mesmo tendo contratado os serviços, o aluno não obtem propriedade desses objetos.
	
Gabarito:
A resposta deve apresentar uma elaboração textual, relacionada a algum tipo de serviço relacionado à Educação Física, no qual fique evidente que pela intangibilidade dos serviços não é possível a quem os compra levar algo material, concreto, tangível para seu uso como nos bens, mas apenas usufruir, experimentar, servir-se dele. Por exemplo, quando um cliente compra um plano de treinamento em uma academia de ginástica ele não se torna proprietário dos recursos e equipamentos que vai utilizar e nem do espaço que terá para estes treinamentos. Levará consigo apenas os resultados obtidos no processo de treinamento físico e as sensações daí derivadas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510185984)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere a afirmativa a seguir de Farias (2012) relacionada aos negócios ligados à Educação Física: " (...) toda vez que alguém compra serviços, tem em mente seus próprios critérios de escolha para avaliar se o que foi comprado efetivamente atendeu suas expectativas. Embora serviços sejam intangíveis, as percepções e o grau de satisfação em relação a eles são concretos (...)". Diante desta assertiva, é certo que há uma característica deste mercado que determina a supressão da exclusividade, ou seja, é muito pouco provável que alguém seja o único produtor de determinado bem ou serviço por muito tempo. Qual é esta característica?
		
	
	Exclusividade no Consumo
	
	Intangibilidade dos Serviços
	
	Globalidade Econômica
	
	Crescente Modernidade
	 
	Alta Competitividade
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510082352)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo os estudos sobre qualidade em serviços, desenvolvidos no material didático e em nossas aulas, há unanimidade sobre o fato de que um fator decisivo para a venda de serviços é a possibilidade de oferecer elementos que tornem tangíveis os resultados esperados pelos clientes potenciais, de modo que entendam esta compra como uma satisfação de suas demandas. Assim, enquanto não efetiva a compra, mas reúnem apenas todas as condições para fazê-la, este cliente é denominado ______________________________________.
		
	
	REGULAR
	
	INSATISFEITO
	
	SATISFEITO
	
	FIEL
	 
	POTENCIAL
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510096376)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere o seguinte conceito de liderança apresentado em nosso material de aulas: "LIDERANÇA é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter. Liderar significa conquistar as pessoas, envolvê-las coletivamente em torno de uma causa ou missão de forma que coloquem seu coração, mente, espírito, criatividade e excelência a serviço de um objetivo comum" (HUNTER, 2006). A partir deste conceito adotado em nossos estudos, assinale dentre as opções abaixo, a única que apresenta a sequencia correta de obrigações do líder.
		
	
	envolver, agregar, sintonizar e orientar
	 
	influenciar, envolver, inspirar e sintonizar
	
	planejar, executar, controlar e avaliar
	
	agregar, influenciar, planejar e coordenar
	
	coordenar, sintonizar, controlar e avaliar
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201510139876)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um professor de ginástica localizada desenvolve uma aula considerada de alta intensidade (forte) desconsiderando a capacidade física dos seus alunos e gerando com isso dores e desconfortos posteriores nos clientes iniciantes. Com isso, gerou a partir desta ação uma percepção de que todos os demais professores da academia são assim e que, por isso, é melhor não aderir a esta modalidade se não for alguém já experiente e muito bem condicionado. Tal atitude do profissional citado representa a materialização prática de qual princípio dos serviços, segundo o autor Las Casas (2012) estudado em nossas aulas?
		
	
	CONTINUIDADE
	
	PROXIMIDADE
	
	INDIVIDUALIDADE
	
	ADEQUABILIDADE
	 
	SIMILARIDADE
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201510082340)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando os estilos de liderança estudados por nós, assinale dentre as opções abaixo aquela que apresenta o estilo sobre o qual podemos afirmar que há, por parte do líder, uma escolha do estilo a adotar em função das circunstâncias que se apresentam na equipe de liderados.
		
	
	autocrático
	
	democrático
	 
	situacional
	
	descentralizado
	
	laissez faire
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201510067506)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os critérios adotados por clientes para avaliação dos serviços que compram podem ser divididos por 3 categorias distintas de atributos. São eles: atributos de PROCURA, atributos de EXPERIÊNCIA e atributos de CONFIANÇA. Os primeiros são relacionados ao que os clientes determinam antes da compra dos serviços como estilo, preço, adequação as necessidades. A segunda categoria refere-se a aspectos somente verificáveis a partir do uso concreto do serviço, como tratamento pessoal, conforto e ambiência. A terceira categoria refere-se a aspectos que não sejam verificáveis em termos de resultados de forma imediata como, por exemplo, emagrecimento, ganho de força muscular e aptidão física. Considere o caso da Sra. Edite, uma mulher da 3ª. Idade que, por recomendação médica (geriatra) procurou uma academia para estabelecer relacionamentos com novas pessoas e novos hábitos de vida, uma vez que recentemente ficou viúva e passou a residir sozinha, dando início a um processo de baixa autoestima e quadros depressivos. Além destas razões a recomendação também teve o propósito de incorporar hábitos saudáveis a vida dela já que apresentou sobrepeso e ligeiro aumento do colesterol do tipo LDL. Estas recomendações foram aceitas com tranquilidadepela Sra. Edite que reconheceu a necessidade de mudar sua vida dali por diante. Diante desta situação hipotética podemos afirmar que os critérios usados de forma predominante por esta cliente, para avaliar se a referida academia será adequada aos seus interesses e necessidades, pertencem a categoria ________________________________________________
		
	 
	EXPERIÊNCIA
	 
	CONFIANÇA
	
	PROCURA
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201510082339)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando o conceito de liderança proposto por Hunter (2006) apresentado em nossas aulas, temos elementos que são considerados essenciais para que o papel de líder seja exercido dentro de padrões de excelência. Assim, levando em conta o material estudado, qual elemento constituinte da liderança responde por fazer com que cada colaborador esteja visceralmente ligado aos serviços que presta aos seus clientes e à organização onde atua?
		
	
	comprometimento
	
	inspiração
	
	influência
	 
	envolvimento
	
	criatividade
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201510063522)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere a seguinte situação: Diferentemente dos bens tangíveis, e por mais paradoxal que possa parecer, ao serem avaliados pela primeira vez em uma academia com vistas ao fornecimento de dados para a montagem do plano de treinamento, os clientes esperam sempre que os resultados sejam imediatos, sobretudo quando se fala de emagrecimento. É muito comum perguntar ao Avaliador em quanto tempo ele "acha" que vai acontecer o que o cliente pretende com esta adesão, esperando ou desejando uma resposta com o menor prazo possível. Esta situação configura uma das características diferenciadoras dos serviços em relação aos bens tangíveis. Qual das opções abaixo apresenta a característica equivalente a esta situação?
		
	 
	O fator tempo é, na compra de serviços, relativamente mais importante.
	
	Normalmente na venda de serviços não é possível a sua busca em um estoque
	
	Clientes não obtém propriedade sobre os serviços que compram, mas apenas usufruto.
	
	Outras pessoas além do prestador podem fazer parte da produção de um serviço
	
	Os produtos gerados pelos serviços são realizações de natureza intangível

Outros materiais