Buscar

AV2 Fundamentos da Epidemiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201510761924)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O método epidemiológico foi especialmente desenvolvido para ser aplicado à investigação do processo saúde-doença, em populações humanas e compreende algumas etapas. Explique a etapa PROBLEMATIZAÇÃO NA PESQUISA EPIDEMIOLÓGICA:
		
	
Resposta: A problematização ajuda a levantar hipóteses pra explicação de causas, efeitos, e consequencias de um processo saúde-doença, podendo chegar assim a solução do caso através de tratamentos para os enfermos, imunização e/ou prevenção aos demais, assim como também a cura.
	
Gabarito: estratégias de problematização propiciam o crescimento da capacidade humana em conhecer a realidade e transcender o seu universo. Criar problemas? Sim, é exatamente essa a ideia da problematização na pesquisa epidemiológica. E pode ser que criar problemas não seja tão difícil quanto resolvê-los.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510074885)
	Pontos: 0,7  / 1,0
	Antes da criação do SUS, a aproximação entre a Epidemiologia e o planejamento saúde limitava-se às campanhas sanitárias e programas especiais de controle de doenças. Através da Lei 8.080/90 foram apresentadas as diretrizes do SUS, dentre as quais "a utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, alocação de recursos e a orientação programática" (artigo 7o). Dentro desse contexto, explique o papel da epidemiologia no planejamento de ações em saúde.
		
	
Resposta: O papel da epidemiologia no planejamento de ações de saúde envolvem, a realização de diagnósticos de situações de saúde, elaboração de planos, programas, projetos, avaliação de sistemas, políticas, e serviços de saúde e etc.
	
Gabarito: A disciplina é voltada para a produção de informações sobre a saúde da população. Dessa forma, a produção de conhecimento sobre a situação de saúde e a orientação de ações para modificá-la no sentido de melhorar a qualidade de vida da população são os interesses em comum da epidemiologia e do planejamento em saúde. A Epidemiologia produz informações necessárias ao planejamento e as ações de vigilância se integram ao conjunto de serviços de saúde para a redução de riscos e da incidência de doenças e óbitos. A aproximação entre a Epidemiologia e o Planejamento tende a transcender a dimensão técnica ampliando o comprometimento com a prática social. A Epidemiologia destaca os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) e as necessidades de saúde, cujas intervenções vão além da atuação sobre os fatores de risco e proteção. As necessidades de saúde estão relacionadas tanto aos problemas do estado de saúde (doenças, agravos, vulnerabilidades e riscos) quanto às dimensões positivas da saúde (qualidade de vida, bem-estar e autonomia).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510148844)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100) é um questionário composto por 100 itens que avalia a qualidade de vida das populações humanas, baseado em três aspectos fundamentais que são:
		
	
	Integralidade, autonomia e liberdade.
	
	Objetividade, integralidade e universalidade.
	 
	Subjetividade, a multidimensionalidade e a presença de dimensões positivas e negativas.
	
	Individualidade, presença de dimensões negativas e universalidade.
	
	Presença de dimensões positivas, objetividade e liberdade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510149569)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando apenas os determinantes sociais, qual das alternativas abaixo está INCORRETA como fator causal de uma enfermidade?
		
	
	Moradia
	
	Saneamento básico
	
	Renda
	 
	Microbiologia
	 
	Educação
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510566263)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como é denominado um estudo retrospectivo onde se procura verificar a frequência de um determinado agravo na presença ou ausência de um determinado fator condicionante/determinante (exposição)?
		
	
	Estudo Ecológico.
	
	Estudo Seccional.
	
	Estudo Multicêntrico.
	
	Estudo de Coorte.
	 
	Estudo de Caso Controle.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201510548850)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A integralidade não pode ser definida apenas como uma diretriz básica do SUS, mas pode ser percebida como um conjunto de noções pertinentes a uma assistência livre de reducionismo; com uma visão abrangente do ser humano, tratando não somente como seres doentes, mas como pessoas dotadas de sentimentos, desejos e aflições. (http://www.fen.ufg.br/fen_revista/revista8_1/original_05.htm). Com relação à Integralidade da Assistência assinale a opção INCORRETA:
		
	
	A assistência farmacêutica, como parte integrante da assistência terapêutica integral, compreende o fornecimento, ao paciente que está sob tratamento em órgãos e entidades do SUS, do medicamento que lhe foi receitado pelo profissional de saúde do SUS dentre aqueles padronizados.
	
	A assistência terapêutica integral compreende o conjunto de ações e serviços que visam ao tratamento das doenças e agravos à saúde, subsequentes ao procedimento diagnóstico, destinadas a garantir ao indivíduo a proteção do seu potencial biológico e psicossocial e a recuperação de sua saúde.
	
	O cidadão tem o direito de obter do serviço público de saúde, após o diagnóstico, a atenção terapêutica individualizada, de acordo com as suas necessidades. Para cada caso, segundo as suas exigências, e em todos os níveis de complexidade dos serviços.
	 
	O direito à assistência terapêutica integral deve pautar-se por alguns pré-requisitos, dentre eles, o nível socioeconômico e a escolaridade do cidadão.
	
	O direito à integralidade da assistência terapêutica não pode ser aleatório devendo a conduta profissional pautar-se por protocolos, regulamentos técnicos e outros parâmetros técnico-científico-biológico.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201510041438)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, a Medicina Tropical representou um marco na história da epidemiologia e na sua institucionalização. Os pesquisadores da Escola Tropicalista Baiana dedicaram-se à prática médica e à pesquisa da etiologia das doenças tropicais. Na época, os tropicalistas associavam as doenças tropicais a vários fatores com exceção de:
		
	
	Desnutrição.
	
	Pobreza.
	 
	Hipótese Miasmática.
	
	Más condições de vida da população.
	
	Ausência de saneamento básico.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201510044777)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Jairnilson Silva Paim e Eduardo Mota (2011) relataram que a partir do final da década de 1990, os desafios da implantação do SUS no Brasil motivaram a reflexão sobre as relações entre Epidemiologia e Planejamento em Saúde. Teixeira (1999) enfatizou o grande dinamismo da produção científica no Brasil e a contribuição da epidemiologia ao desenvolvimento teórico/metodológico do planejamento em saúde. Sobre a contribuição da epidemiologia no planejamento em saúde destacados os seguintes usos: I No processo de formulação de políticas. II Na definição de critérios para a repartição de recursos. III Na realização de diagnósticos e análises de situações de saúde. IV Na elaboração de planos, programas e projetos. V Na avaliação de sistemas, políticas, programas e serviços de saúde. Agora, assinale a alternativa correta.
		
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201510044759)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Pacto de Defesa do SUS foi criado com o objetivo de despertar a compreensão dos gestores da saúde para o fato de que a implantação efetiva do SUS depende de decisões que vão além dos limites setoriais exigindo a mobilização da sociedade na luta para a garantia da saúde como direito de todos. PORQUEExpressa os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação do processo da Reforma Sanitária Brasileira e articula ações que visam qualificar e assegurar os SUS como política pública, com uma clara estratégia de mobilização social. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	
	As duas asserções são falsas.
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201510044724)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um marco importante no avanço da vigilância epidemiológica no Brasil foi a Lei número 9.782 de 27 de janeiro de 1999, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que substituiu a Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária. Sobre a Anvisa são feitas as seguintes afirmações: I A Anvisa tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária. II As atividades de vigilância epidemiológica e de controle de vetores relativas a portos, aeroportos e fronteiras, são executadas pela Anvisa, sob orientação técnica e normativa do Ministério da Saúde. III Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. IV Compete à Anvisa o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionam com a saúde, compreendendo todas as etapas e processos, da produção ao consumo. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas I e IV são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.

Outros materiais