Buscar

APOL 1 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PROCESSO LEGISLATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 1 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PROCESSO LEGISLATIVO
Questão 1/5 - Processo Legislativo
A elaboração legislativa brasileira possui sua origem nas civilizações grega e romana. Ela se baseia no fato de que o direito nasce do consenso social, e que o consenso não se dá em termos absolutos, portanto, são necessárias regras para a elaboração do direito, nisso tendo o processo legislativo um papel imprescindível. (BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: Inter Saberes, 2012.)
Acerca do poder legislativo e o processo legislativo, analise as assertivas abaixo:
I. A função legislativa compreende o conjunto de atribuições necessárias para julgamento de casos concretos.
II. A função legislativa é conferida pela Constituição ao poder legislativo, e exercida pelo congresso nacional com a colaboração do presidente da república.
III. A função legislativa é conferida pela Constituição ao poder executivo, e exercida pelo congresso nacional em colaboração com o poder judiciário.
IV. A função legislativa compreende o conjunto de atribuições necessárias para elaboração das leis.
 Após a análise, assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
	
	A
	I e III.
	
	B
	II e IV.
	
	C
	I e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	II. 
Questão 2/5 - Processo Legislativo
O poder legislativo foi afetado pela Constituição de 1967 e pela sua emenda constitucional de 1969 (que alguns consideram como uma nova Constituição), sob a égide do Ato Institucional nº 5 (AI-5), decretado pelo regime militar.
Sobre essa época e sua influência no poder legislativo, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O presidente da república perdeu seu poder durante o período mencionado, passando a república a ser praticamente dominada pelo poder legislativo.
	
	B
	Os parlamentares tiveram seus interesses reconhecidos de forma ampla, de modo a fortalecer a produção de leis no período militar.
	
	C
	Desde essa época, o legislativo brasileiro nunca mais foi um poder independente.
	
	D
	O poder legislativo continuou existindo durante o regime militar, mas ficou sob o jugo do arbítrio presidencial.
	
	E
	O congresso nacional manteve sua autonomia e liberdade durante o regime militar, em especial durante a vigência do AI-5.
Questão 3/5 - Processo Legislativo
“Os parlamentares no exercício de seus mandatos gozam de prerrogativas que têm por objetivo manter a autonomia e a liberdade deles no desempenho de suas funções legais.” (BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012.) 
Acerca dessas prerrogativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os deputados e senadores gozam de inviolabilidade exclusivamente no âmbito penal, devendo responder civilmente por seus atos.
	
	B
	Os deputados e senadores gozam de inviolabilidade exclusivamente no âmbito civil, devendo responder pelos seus atos no que toca a esfera penal.
	
	C
	Os deputados e senadores gozam de inviolabilidade civil e penal por suas opiniões, palavras e votos.
	
	D
	Deputados gozam de inviolabilidade nos âmbitos civil e administrativo, enquanto que senadores gozam de inviolabilidade civil e penal por opiniões, palavras e votos proferidos no exercício do mandato.
	
	E
	A inviolabilidade dos parlamentares não os protege se a opinião, palavra ou voto se encaixar em determinado tipo penal.
Questão 4/5 - Política de Desenvolvimento Econômico
As mudanças na sociedade têm gerado movimentos simultâneos e interdependentes de reestruturação das bases de regulação econômica, política e social. Na confluência desses movimentos percebe-se que o conceito de desenvolvimento vem se redefinindo. Inicialmente encarado como sinônimo de crescimento econômico, nos últimos 30 anos, o termo vem assumindo novo significado com adjetivos que buscam qualificá-lo, atribuindo-lhe novas dimensões. A noção de sustentabilidade, a ênfase no local, o fortalecimento da participação cidadã e a busca de valores éticos onde se inscrevam os processos de desenvolvimento têm influenciado não só as teorias sobre o tema, mas principalmente a sua prática. Esse processo de ressignificação é acompanhado da crescente atuação das redes locais como agentes promotoras do desenvolvimento. Lipietz e Benko (2000) chegam a apontar as relações sociais e os elos de reciprocidade gerados por elas como a própria substância do espaço local. Sendo assim, tais relações tornam-se determinantes para que a dinâmica do desenvolvimento ocorra ou não em uma região.
ANDION, Carolina. Análise de redes e desenvolvimento local sustentável. R AP Rio de Janeiro 37(5):1033-54, Set./Out. 2003. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6512/5096. Acesso em: 08/05/2015.
Com base no texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as alternativas abaixo e assinale a resposta correta.
I - A nova abordagem de desenvolvimento tem como foco a priorização das potencialidades locais analisando-se as limitações e especificidades de cada localidade em busca de melhores condições sociais e econômica.
II - A abordagem do desenvolvimento local centrado no processo de exploração e desenvolvimento das potencialidades locais teve início logo após a Segunda Guerra Mundial , em 1975, como forma de recuperação dos países.
III - A Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) se destaca pela crítica feita em relação ao tipo de desenvolvimento que deveria ser buscado pelos países “menos desenvolvidos” do Sul, mais especificamente os da América Latina.
	
	A
	Apenas a alternativa I é correta.
	
	B
	Apenas a alternativa II é correta.
	
	C
	Apenas a alternativa III é correta.
	
	D
	São corretas apenas as alternativas I e III.
	
	E
	São corretas apenas as alternativas I e II.
Questão 5/5 - Processo Legislativo
O Congresso Nacional tem competências legislativas exclusivas, isto é, certas deliberações do congresso são válidas sem depender da sanção presencial. Sobre essas competências, analise as assertivas abaixo:
I. Essas deliberações são tomadas em forma de resoluções ou decretos legislativos.
II. Essas deliberações são tomadas em forma de leis ou decretos-lei.
III. As competências exclusivas estão previstas na Constituição.
IV. As competências exclusivas do Congresso estão definidas em decreto presidencial.
Após a análise, assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
	
	A
	II e IV.
	
	B
	I e IV.
	
	C
	I e III.
	
	D
	II e III.
	
	E
	III. 
	 
	
	
RESPOSTAS: 1: B 2: D 3: C 4:D 5: C

Outros materiais

Outros materiais