Buscar

AV2 POLITICA AMBIENTAL GLOBAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0206_AV2_201403043787 » POLÍTICA AMBIENTAL GLOBAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201403043787 - FERNANDO SANTOS DA SILVA
	Professor:
	MARCELO CASTELO BRANCO REIS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,6 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 05/06/2017 20:03:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201403209587)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Porque havia resistência dos países mais ricos na criação de uma arcabouço que reunisse as premissas de sustentabilidade do meio ambiente?
		
	
Resposta: Porque eles viam uma forte ameaça ao crescimento economico.
	
Gabarito: Isso se dava porque até Estocolmo não existia dialogo entre os ambientalistas e os defensores do crescimento econômico. Assim, havia por parte dos governos um temor de que quaisquer políticas voltadas para o tema significasse um entrave ao crescimento. Outro ponto é que a concepção de ecodesenvolvimento era uma visão critica ao modelo industrial adotado pela sociedade contemporânea
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403740427)
	Pontos: 0,6  / 1,0
	O que são os chamados produtos verdes ?
		
	
Resposta: São produtos que são produzidos com matérias-primas renovaveis cuja extração causa baixo ou nenhum impacto ao meio ambiente, que atendem as necessidades das gerações atuais e garanta as necessidades das gerações futuras.
	
Gabarito: Os chamados Produtos Verdes são aqueles que exibem características próprias de sustentabilidade na sua produção global, ou seja, desde a extração de matérias-primas para sua produção até o momento de descarte final da embalagem onde ele é armazenado para a venda ao consumidor.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403768844)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O encontro entre as esferas Mundo e Terra, onde o equilíbrio não foi prioritário por muito tempo, produziu consequências vistas, atualmente, com focos de atenção e preocupação de toda a humanidade. E por isso, como sabemos, é tema recorrente na (s):
		
	
	partição estadual em particular
	
	questão econômica apenas
	 
	política internacional
	
	esfera educacional somente
	
	área de saúde exclusivamente
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403170390)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico, sobretudo por parte dos países pobres cujas populações ainda vivem às margens das condições de consumo dos países ricos. Dessa forma, é CORRETO dizer que:
		
	 
	Se deve buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis para a satisfação das necessidades essenciais das gerações atuais e garanta as necessidades futuras.
	
	Como colocam os preservacionistas, o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
	
	Há uma forte resistência por parte dos países pobres em relação à aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável, para eles a medida pode se tornar a legitimação de um obstáculo ao desenvolvimento das nações subdesenvolvidas.
	
	Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia de desenvolvimento sustentável, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
	
	Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403170514)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A dinâmica ambiental e a interação entre o que se entende por "mundo" e "planeta" se expressa pelo comportamento dos elementos da natureza, bem como pelos aspectos sócioeconômicos da sociedade. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmações:
I. A relação entre a sociedade e a natureza representa um conjunto fundamental para a compreensão das análises sócioambientais do espaço geográfico;
II. O processo de desmatamento pode ocasionar o rompimento do ciclo biológico natural, por outro lado, tais transformação não recebem influências das atividades humanas;
III. Como agente de transformação nas relações entre os homens e destes com a natureza, a industrialização implicou na urbanização baseada na degradação ambiental, adotando medidas de alto impacto ambiental;
IV. Nos países desenvolvidos o processo de urbanização e industrialização foi acompanhado de uma legislação voltada para a proteção dos recursos naturais, por isso, mesmo nos dias atuais, a emissão de poluentes nessas regiões mais ricas do globo é amplamente menor.
Estão CORRETAS as opções:
		
	 
	I e III
	
	I e II
	
	II e IV
	
	I e IV
	
	I, III e IV
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403624430)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na esteira da produção ¿verde¿, podemos indicar alguns vetores essenciais, quais sejam:
		
	
	A escolha por matérias-primas não renováveis
	
	A composição material do produto atendendo todas as necessidades de descarte e de reciclagem sem preocupação com a reutilização da embalagem.
	 
	A escolha por matérias-primas renováveis cuja extração cause baixo ou nenhum impacto ao meio ambiente.
	
	A composição material do produto atendendo algumas necessidades de descarte e de reciclagem ou reutilização da embalagem.
	
	A inclusão do desperdício e da produção de sobras.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403802198)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual alternativa abaixo, NÃO diz respeito a algumas das consequências que já começam a ser sentidas devido as nossas ações de depreciação do meio ambiente?
		
	
	inundações, secas
	
	falta de alimento e de combustível
	
	poluição dos mares e do ar
	
	Desertificação
	 
	Erupções vulcânicas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403675336)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A mudança na conscientização global sobre o meio ambiente gerou pressões sociais em todos os níveis, também a mídia passou a exercer uma importante função na disseminação dos temas ambientais na sociedade brasileira com a crescente produção de matérias jornalísticas e, até mesmo, com a teledramaturgia que incorporava as questões ambientais e as mazelas do subdesenvolvimento nos folhetins dos canais de televisão. O tema ambiental entrou de vez para a agenda política, empresarial e social no Brasil após:
		
	
	Declaração de Estocolmo
	
	Rio +10
	
	Rio +20
	
	Rio +5
	 
	Rio-92 (Eco-92)
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403170495)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Regina Casé, atriz da Rede Globo que comanda o programa ¿Um Pé de Quê?¿ transmitido pelo Canal Futura, estará desembarcando em Rio Branco, Acre, no próximo mês para gravação do programa que terá como destaque o cupuaçu. Espécie tipicamente Amazônica, o cupuaçu se tornou o ícone da resistência dos povos Amazônicos contra a Biopirataria. Tudo porque uma multinacional Japonesa, Asahi Foods, registrou o nome do fruto cupuaçu como marca comercial no Japão, União Européia e Estados Unidos, além de ter pedido patentes sobre o processo de produção do Cupulate. Recentemente, as organizações que fazem parte da Campanha contra a Biopirataria, entre elas a Amazonlink, o GTA e a Embrapa, obtiveram duas vitórias contra a Asahi: uma que anulou a patente sobre o processo de produção do Cupulate; e outra que cancelou o registro do nome Cupuaçu como marca comercial no Japão. O registro da marca ainda continua em vigor na União Européia e nos EUA (...)" amazonlink.org/biopirataria, 27/04/2004. Sobre a biopirataria, considere:
I. A produção de patentes industriais nos países ricos através do artifício da biopirataria serve, dentre outras coisas, para que os seus setores alimentício e farmacêutico possam lucrar mais ainda, já que ao controlarem a pesquisa, a produção e a comercialização da biotecnologia, esses países podem ampliara dependência dos países pobres para com ele;
II. A biodiversidade amazônica está entre as três maiores do planeta e o seu roubo, através da biopirataria, diminui a autonomia cientifica dos países que a detêm (Brasil, Colômbia, Peru...) e amplia o poder de comercialização de produtos industriais nos mercados latinos pelos países mais ricos do planeta;
III. A biopirataria é um ato lesivo ao domínio de um país sobre a sua biodiversidade, já que este é um dos recursos mais importantes de algumas sociedades pobres do planeta frente ao potencial tecnológico de outros países ou regiões, como os indicados na notícia;
IV. A lesgilação brasileira reflete as resoluções internacionais sobre a biopirataria, por isso consegue definir tanto o que se compreende como o comércio ilegal de espécies como o uso irregular por laboratórios e indústrias estrangeiras.
Estão CORRETAS as afirmações:
		
	 
	I, II e III
	
	I e II
	
	I e IV
	 
	I, II e IV
	
	Apenas a III
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403826851)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos mais importantes e populares produtos verdes na atualidade é ______________:
		
	
	O papel reutilizado
	
	O plástico de cana
	 
	O papel reciclado
	
	O plástico reciclado
	
	O papel reimpresso

Outros materiais