Buscar

AV2 enf ambiental 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0025_AV2_200302146485 » ENFERMAGEM EM SAÚDE AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 200302146485 - CARLOS ALEXANDRE JUCÁ HUHN
	Professor:
	MARIA EUNICE AMARAL DANTAS
	Turma: 9007/AG
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 10/06/2017 09:35:55
	�
	 1a Questão (Ref.: 200302341212)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O início da Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, por quê?
	
	
Resposta: O cenário era favorável para tal, surgimento da burguesia, êxodo rural, com mais pessoas nas cidades, gerando mão de obra barata. Crescimento do capitalismo e o aumento do consumo, a produção dos artigos passaram a ser realizadas em série, com o uso de máquinas.
	
Gabarito: a burguesia muito capitalizada em função dos lucros com as atividades comerciais da época mercantilista; desde o século XVII, controlava a oferta de manufaturados nos mercados coloniais; contava com um regime de governo (parlamentarismo) que favorecia o desenvolvimento capitalista. possuía grandes jazidas de carvão e ferro, matérias-primas indispensáveis à confecção de máquinas e geração de energia; concentrava abundância de mão-de-obra nas cidades, resultado do forte êxodo rural verificado na Idade Moderna. a lã inglesa conquistou um espaço considerável no mercado europeu.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 200302293997)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A água é o elemento fundamental da vida. Seus múltiplos usos são indispensáveis a um largo espectro das atividades humanas, onde se destacam, entre outros, o abastecimento público e industrial, a irrigação agrícola, a produção de energia elétrica e as atividades de lazer e recreação, bem como a preservação da vida aquática. A crescente expansão demográfica e industrial observada nas últimas décadas trouxe como conseqüência o comprometimento das águas dos rios, lagos e reservatórios. A falta de recursos financeiros nos países em desenvolvimento tem agravado esse problema, pela impossibilidade da aplicação de medidas corretivas para reverter a situação. As disponibilidades de água doce na natureza são limitadas pelo alto custo da sua obtenção nas formas menos convencionais, como é o caso da água do mar e das águas subterrâneas. Deve ser, portanto, da maior prioridade, a preservação, o controle e a utilização racional das águas doces superficiais. A boa gestão da água deve ser objeto de um plano que contemple os múltiplos usos desse recurso, desenvolvendo e aperfeiçoando as técnicas de utilização, tratamento e recuperação de nossos mananciais. (texto extraído www.uniagua.org.br) Agora providenciem as respostas das questões: a- Quais os grandes poluidores das águas? b- Nos sistemas produtivos a água ainda é tratada como um recurso infinito e por isso pouco se faz para utilização sustentável. Relacione algumas maneiras destes referidos sistemas utilizar a água de forma racional:
	
	
Resposta: A) As grandes indústrias , produtores agrícolas e produtores de energia B) O uso de técnicas de irrigação que reaproveitem a água, plantar sem uso de defensivos químicos, usar sitemas de rotação de plantação para desgastar menos os recursos do solo. Usar formas não poluentes para geração de energia, como energia solar e eloica, tratamento eficaz da água utilizada no sistema de produção, tratamento e acondicionamento eficaz de resíduos da produção de energia.
	
Gabarito: A- O lançamento de esgoto industrial e residencial, resíduos de usos da agricultura, lixo colocado em local inadequado sendo conduzido pelas chuvas aos mananciais, falta de consciência humana na proteção dos recursos naturais. B- Promover o uso racional deste recurso Utilizar Sistema de Tratamento de Água e Esgoto Atualizar as legislações sobre a temática Aumentar a fiscalização e punição aos infratores
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 200302836463)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, abriu as discussões sobre as questões ambientais no mundo. Está descrito no principio 1:
	
	
	É necessário não criar critérios e princípios comuns, que ofereçam aos povos do mundo, inspiração e obrigação, para preservar e melhorar o meio ambiente humano.
	
	Os recursos não renováveis da terra, devem empregar-se de forma que se evite o perigo de seu futuro esgotamento, e de assegurar que toda a humanidade compartilhe dos benefícios de sua utilização.
	
	Apenas o desenvolvimento econômico, é responsável por assegurar ao homem, um ambiente de vida e trabalho favorável para criar na terra, as condições necessárias de melhoria da qualidade de vida.
	 
	O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade, tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem-estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
	
	Os recursos naturais, incluídos o ar, a água, a terra, a flora e a fauna e especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais, devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras, mediante uma cuidadosa planificação ou ordenamento.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 200302824678)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto maior a ____________ maior a capacidade do microorganismo causar doenças graves ou fatais.
	
	 
	virulência.
	
	patogenicidade.
	
	infecciosidade.
	
	imunogenicidade.
	
	viabilidade.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 200302345187)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com o crescimento do _____________ e o aumento do consumo, a produção dos artigos passaram a ser realizadas em série, com o uso de máquinas.
	
	 
	capitalismo
	
	feudalismo
	
	comunismo
	
	socialismo
	
	parlamentarismo
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 200302836434)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O lixo eletrônico é um problema ambiental globalizado. O grande avanço tecnológico obriga o descarte de materiais classificados como Perigosos, pela NRB 10004/2004 (ABNT), de modo rápido e muitas vezes de forma não adequada. Dentre estes lixos, tem-se computadores, televisores, equipamentos laboratoriais etc. Observe os itens abaixo e escolha somente àquele que realmente indica uma atitude sustentável:
	
	 
	Repensar a atitude em comprar novos materiais, reutilizando dentro do possível, objetos em bom estado de conservação.
	
	Fazer tratamento químico nestes objetos, antes de serem descartados em lixões.
	
	Devolver às empresas ou indústrias os materiais eletrônicos descartados.
	
	Separar uma área de descarte de eletrônico, no ambiente do aterro sanitário, permitindo que esta separação de materiais diminua o tempo de decomposição.
	
	Propiciar a separação de componentes destes materiais, ainda nas residências, antes de reconduzir de volta às indústrias.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 200302297016)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando há liberação de poluentes como o dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de nitrogênio (NO2) os mesmos podem reagir com o vapor d"água presente na atmosfera causando o problema ambiental conhecido como
	
	
	smog Fotoquímico
	 
	chuva Ácida.
	
	aquecimento Global
	
	inversão Térmica
	
	destruição da Camada de Ozônio
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 200302295864)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A coleta seletiva é um primeiro e importante passo para viabilizar a reciclagem. Considerando a coleta seletiva de resíduos sólidos e a reciclagem, está INCORRETA a seguinte afirmativa
	
	
	a reciclagem é a transformação dos resíduos envolvendo a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos.
	 
	latas de aerossóis, de tinta, de inseticidas e pesticidas, pilhas normais e alcalinas são materiais que, também, podem e devem ser reciclados.o Brasil consolidou sua liderança mundial, atingindo uma marca muito expressiva de latas de alumínio recicladas em relação ao total de latas comercializadas no mercado interno.
	
	a reciclagem é uma das ações prioritárias a serem executadas no processo de gestão de resíduos.
	
	no Brasil, a quantidade reciclada de sucata de latas de alumínio atingiu cerca de 50% do total de alumínio reciclado.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 200302345930)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação a vigilância de poluentes no organismo humano podemos afirmar que:
	
	
	busca meios para a identificação sistemática de condições, situações ou características que se constituem em fatores de risco, tendo em vista o acompanhamento das variações e tendências desses fatores de risco identificados.
	
	prevê a medição sistematizada das concentrações de agentes ambientais nocivos nos diferentes componentes do ambiente, como água, solo, alimentos, ambiente de trabalho, ambiente em geral, produtos específicos, etc.
	 
	também é denominada de monitoramento biológico, este aspecto da vigilância está relacionado à medição sistemática das concentrações de poluentes químicos e produtos do seu metabolismo no sangue, tecidos, secreções ou fluidos do organismo humano.
	
	busca o acompanhamento de fatores e situações ambientais relacionadas, visando à descrição, à análise, à avaliação e à interpretação das observações e medições realizadas.
	 
	visa medir de modo sistemático a ocorrência de efeitos adversos na saúde das populações sob vigilância, sejam estes efeitos pré-clínicos, clínicos, anatomopatológicos e outros.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 200302834101)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A respeito da educação ambiental no Brasil, responda o item correto.
	
	
	É dever do cidadão: promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
	 
	O artigo 225 da Constituição Federal assegura que:todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para às presentes e futuras gerações.
	 
	A Conferência de Tbilisi, 1997, propôs a vinculação da educação ambiental à lei, por meio de políticas nacionais e internacionais e a Argentina é pioneira na América Latina, seguida após pelo Brasil com a lei nº. 9.795/99 dispõe sobre a educação ambiental e cria a Política Nacional de Educação Ambiental.
	
	Como educação ambiental ações isoladas, de grupos ambientalistas que aceleram o progresso econômico e tecnológico mundial, são de fundamental importância.
	
	O § 1º do artigo 10, que determina que a educação ambiental não deve ser incluída nos currículos de ensino como disciplina configurando educação formal.

Outros materiais