Buscar

artigo sobre interdisciplinaridade no trabalho do assistente social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD
Polo: Arroio do Tigre
VANIA PASA DE PASA
A INTERDISCIPLINARIDADE NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL
	SOLANGE FATIMA PUNTEL
 ROSANA MAIRA HENKER
Resumo
A Interdisciplinaridade se faz presente no trabalho profissional do assistente social devido à complexidade na dinâmica da questão social encontrada diariamente, exigindo diálogo e cooperação entre as ciências, buscando conhecimento sendo que cada profissional tem uma visão, uma postura, viabilizando assim o acesso a justiça. Neste mesmo sentido, a interdisciplinaridade possibilita avançar na busca do diálogo colocando como prioridade a relação teórico prática.
Palavras-chaves: interdisciplinaridade, assistente social, serviço social, conhecimento.
1. Introdução 
Neste artigo veremos como a interdisciplinaridade se manifesta na atuação do profissional de assistente social. A interdisciplinaridade aparece como uma questão central do trabalho do assistente social, devido à complexidade da questão social que esses encontram diariamente é necessário reunir, dialogar, e cooperar na busca de conhecimentos de profissionais de outras áreas, gerando assim respostas concretas as demandas da questão social. O assistente social é aquele profissional que trabalha diretamente sobre as diferenciadas expressões da questão social e possui nas mesmas um campo qualificado de atuação direta. Veremos também que a interdisciplinaridade é a troca de conhecimentos e informações entre as disciplinas que compartilham métodos, sem que essas percam sua essência.		 A prática interdisciplinar exige a presença de profissionais de diferentes formações em uma mesma equipe ou projeto, demanda, no entanto, o abandono de posturas profissionais sectárias e centralizadoras. Contudo é necessário entender a própria profissão, sua base, ideias e práticas como superiores quando comparadas a quaisquer outras, é o primeiro passo rumo a qualquer outra direção ou destino, salvo à interdisciplinaridade. Ser um bom profissional, dedicado pelas orientações técnicas e profissionais, parece ser atributo indispensável para todos.
2. A INTERDISCIPLINARIDADE NA ATUAÇAO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL
A interdisciplinaridade aparece como uma questão central do trabalho profissional do assistente social, sendo que este trabalha buscando conhecer as varias questões da desigualdade social, econômica e politica, para assim reestabelecer a ordem, mas, com a complexidade da questão social que os assistentes sociais encontram diariamente, é necessário reunir, dialogar, e cooperar buscando unir conhecimentos de profissionais de outras áreas como, saúde, direito, entre outras para ampliar seu campo teórico e buscar a superação do conhecimento, além disso, ter a plena consciência de que para bem interagir com as mesmas, é imprescindível saber definir e ser competente em seu campo, representando assim o trabalho interdisciplinar entre os profissionais, gerando respostas concretas as demandas da questão social, pois há muita riqueza tanto em pesquisas como em diversas experiências de práticas profissionais no interior da própria profissão.
No entanto, esta ligação efetiva entre as ciências se faz necessária, uma vez que a questão não está em superar as fronteiras e a interdisciplinaridade, mas significa a possibilidade de um avanço na busca do dialogo, posto que, coloca como prioridade a relação teórica prática, promovendo a troca de informações e de conhecimento entre as disciplinas, ao partilhar métodos de uma disciplina com outra, sem que estas possam perder sua essência, tendo em vista que as dificuldades existirão sempre, caso contrário isto também não seria um trabalho interdisciplinar. Segundo Rodrigues (1998, p. 156), “a interdisciplinaridade, favorecendo o alargamento e a flexibilização no âmbito do conhecimento, pode significar uma instigante disposição para os horizontes do saber”. 										Portanto, a interdisciplinaridade se fundamenta na capacidade de integração de várias disciplinas e manifestam-se na profissão do serviço social através da interlocução com outros profissionais, outras disciplinas, outras fontes de conhecimento. Nesse ponto de vista, podemos ver que é fundamental a troca de saberes, pois cada profissional tem uma visão, uma postura, que implica uma inter-relação entre justiça social e a relação ético-profissional, viabilizando o acesso a justiça, a partir do alcance de uma sociedade mais justa e igualitária. Posto que, na atualidade os profissionais serão cada vez mais requeridos no campo das ciências especializadas, como é o caso do assistente social que possui uma bagagem teórica metodológica apta a realizar pontes de reflexão com as demais áreas, sobre seu objeto de trabalho, a partir dos aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais. Nesse sentido podemos dizer que a interdisciplinaridade no trabalho do profissional de assistente social possibilita e oportuniza o entender coletivo das questões encontradas que necessitam de intervenção profissional. Portanto, cabe ao profissional o domínio e o conhecimento das possibilidades e limites de sua profissão, a fim de se realizar.
Considerações Finais
A interdisciplinaridade aparece como questão central do trabalho do assistente social, pois, a complexidade da questão social que os profissionais encontram diariamente exige a busca de conhecimentos de outras áreas. Neste sentido podemos ver que é fundamental que profissionais do serviço social busquem o diálogo, a troca de saberes, compartilhamento de métodos, e a cooperação com profissionais de outras áreas, colocando como prioridade a relação teórico prática. Percebe-se ao longo deste estudo que o serviço social, defende a política de direitos universais. Assim a interdisciplinaridade promove a oportunidade de entender coletivamente a dinâmica da sociedade e apontar a intervenção profissional para viabilizar o acesso a uma sociedade mais justa e igualitária.
REFERÊNCIAS
RODRIGUES, Maria Lucia. O Serviço Social e a perspectiva interdisciplinar. in Martinelli, M. L. e outros(org). O Uno e o múltiplo nas relações entre as áreas do saber. São Paulo: Cortez/ Educ, 1998.
CAVALCANTE, Andreia S.; REIS, Milane L.; LIRA, Suzete A. Interdisciplinaridade e Questão social: novo paradigma no trabalho do serviço social na Amazônia. Anais do I Circuito de debates acadêmicos. IPEA 2011. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/code2011/chamada2011/pdf/area2/area2-artigo30.pdf. Acesso em: 02 de maio, 2017.
ALMEIDA, Antônia L. S. de; SILVA, Suzete L. da; REIS, Milane L. Trabalho Interdisciplinar: um desafio ético-político na prática profissional no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ/AM). VI Jornada Internacional de Políticas Públicas, de 20 a 23 ago, 2013, UFMA. São Luiz do Maranhão, 2013.Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2013/JornadaEixo2013/anais-eixo2-transformacoesnomundodotrabalho/PDF/trabalhointerdisciplinar.pdf. Acesso em: 02 de maio, 2017.

Outros materiais

Perguntas Recentes