Buscar

Aividade Artigo Científico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Atividade a Distância em Grupo – Artigo Científico
Período - 2013/1º
Disciplina: Seminários em Educação a Distância
Coordenadora: Fabrícia F. S. Constantino
Tutor a Distância: Gilvan Martins Veras
GRUPO: "4" - Eliomar de Carvalho; Welington Heringer Campos; Alan Ribeiro Dos Santos; Alexandre Assuncao Das Neves; Danielle Barros Dos Santos e Moises Ferreira da Silva
Relator: Eliomar de Carvalho	
PÓLO: Administração- Saquarema
Assunto: INOVAÇÃO COLABORATIVA: UMA ABORDAGEM ABERTA NO
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS.
Referência Biográfica: ©RAE São Paulo v. 52 n. 5 set /out- 2012 n. 517-530: ISSN 0034-7590
Resumo: Fiat Mio, o carro conceito do futuro feito por todos.
	Sempre imaginamos como os carros vão ser no futuro. A Fiat lançou um projeto totalmente aberto para a criação de um carro conceito revolucionário.
	Toda montadora faz carros e projetos novos com frequência, com a tentativa de atender às necessidades do consumidor. Entretanto, dificilmente conceitos muito mais à frente do nosso tempo são idealizados. A Fiat percebeu essa necessidade e começou um novo projeto, o "Fiat Concept Car III".
	Chamado de Projeto colaborativo, não se trata de lançamento de um novo carro, mas sim de um conceito proposto para se criar um carro a partir de ideias surgidas da mente de telespectadores ou internautas amantes do automobilismo. Para dar inicio ao lema a Fiat criou uma plataforma onde os internautas postavam suas ideias e a partir disso os engenheiros e designers discutiam sugestões para torná-las possíveis. A grande atração do projeto foi a liberdade de expressar o que você gostaria de ver em um carro e ser ouvido por uma grande montadora. No projeto, a única função dos internautas é colocar suas ideias e necessidades, além de expressar a opinião a respeito do andamento do projeto. Assim, todas as soluções ficam para os designers e engenheiros, o que pode ser um grande problema, pois a adaptação das ideias para um carro funcional definitivamente não é fácil.
Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Inovação colaborativa:
	Os tecnopolos envolvem áreas com uma infraestrutura voltada para atender as necessidades das indústrias e a evolução do mercado. São centros em sua maioria universitários voltados para atividades P&D, nestes Centros trabalham em sua maioria, pesquisadores de diversas áreas que buscam soluções para o problema do cotidiano e como torna-lo mais prático, acessível e barato.
	A inovação colaborativa foi mais além, buscou agregar a estes Polos de Desenvolvimentos a participação de Universidades, Fornecedores e o Cliente, que são as chamadas fontes externas de conhecimentos. A colaboração dos clientes foi o ponto chave para o desenvolvimento do “Fiat Mio”, que com base em suas ideias a montadora pode ver o que o consumidor gostaria de ver em um carro. Essas ideias seguiram de ponto de partida para que os engenheiros desenvolvessem este veículo do futuro. O objetivo final não foi fazer o veículo comercialização em série, mais saber as reais necessidades dos clientes e o que eles gostam ou não em um carro. O conceito serve de exemplo para aplicação em outras modalidades de mercado como: Eletrônicos, aviação, imóveis e diversos outros seguimentos. 
Relação com outros trabalhos:
TECNISA: 	A construtora brasileira lançou em Outubro de 2010 o portal colaborativo chamado http://tecnisaideias.com.br/ Tecnisa Ideias, onde pergunta para as pessoas como é o melhor lugar do mundo para se viver em comunidade. Com o portal a Tecnisa busca mais que ideias, mas soluções para melhorar a vida das pessoas. A intenção é criar empreendimentos mais inclusivos, sustentáveis e com a colaboração de todos.
MOVIMENTO MINAS:	O Movimento Minas é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais que permite a construção de soluções para os desafios da sociedade de forma colaborativa.
DANONE:	A campanha do “Actívia” é voltada para participação do consumidor no aperfeiçoamento do produto, por meio do projeto “Se você não ficar satisfeito obtém seu dinheiro de volta”, a Danone verifica com seus clientes os motivos pela insatisfação com o produto e verifica a possibilidade de melhorá-lo.
Comentários do grupo:
As exigências da demanda de produtos e serviços atuais fizeram com que as áreas de P&D das empresas sofressem uma adaptação em seu sistema que antes utilizava de recursos internos na geração de inovação e agora através do processo aberto e colaborativo passaram a interagir com atores externos como fornecedores e clientes. Podemos perceber a utilização deste no sistema na empresa em destaque no artigo. Segundo o texto, consumidores, fornecedores e universidades participaram da cocriação do modelo do Fiat Mio, rompendo com o tradicional sigilo dos projetos de desenvolvimento de um produto. Os consumidores davam suas sugestões através de uma plataforma aberta na internet gerando como vantagens um veículo com novas configurações adaptadas em sua totalidade para seu usuário. Já os fornecedores puderam contribuir com as matérias-primas necessárias para a criação desse novo produto. Por fim, as universidades auxiliaram através de pesquisas com novas tecnologias que a empresa não tinha a sua disposição. Concluiu-se que através desse novo método de interação entre a empresa e o ambiente externo contribuiu para a redução de tempo na construção do projeto, novas ideias sobre o modelo do novo carro e para a aquisição de matérias-primas e tecnologias.
O texto possui grande riqueza de referência para o assunto, porém a linguagem e a exposição de ideias são um pouco complexas, inerentes de alguns artigos científicos. Aborda temas referentes à inovação dentro das empresas e estuda o caso da Fiat, no lançamento de um modelo no Brasil, determinando-o como um caso ímpar por ter desenvolvido o projeto de forma diferente do adotado em outras organizações.
Este projeto foi executado de forma aberta e colaborativa – quando o que se via eram processos fechados, internos à organização – alcançando o público externo da empresa. Foi criada uma plataforma na web exclusiva para que o público pudesse cocriar o novo modelo da Fiat. Isto foi inovador, pois de acordo com o supervisor do projeto tal fato se dispõe até mesmo a mudança de cultura. Os engenheiros e designers observavam as ideias propostas na plataforma e estudavam a sua viabilidade técnica. O projeto Fiat Mio se tornara um marco, pois o público, através da plataforma podia acompanhar toda a criação do veículo. O produto final do projeto se tornaria de propriedade coletiva – este projeto também contou com a colaboração de fornecedores e universidades.
	O projeto também foi um sucesso no parâmetro de tempo de execução dos processos: baixou-se de três anos para 18 meses, determinando a utilização de diversas tecnologias utilizadas neste trabalho nos desenvolvimentos futuros. 
Observou-se que a maior interação com o público, fornecedores e desenvolvedores externos de tecnologias resulta no processo de geração de inovação. A implementação deste projeto demonstrou na prática o que diversos teóricos haviam observado.
� PAGE \* MERGEFORMAT �1�

Outros materiais