Buscar

AV2 de Educação Inclusiva

Prévia do material em texto

Muitos professores não conhecem a história da Educação inclusiva, suas conquistas e a forma como ela vem se estruturando. Nessa história, as políticas públicas foram construídas a partir da compreensão sobre a pessoa deficiente, suas dificuldades e potencialidades. Assim, nossa educação especial passou pela experiência de ser orientada por dois paradigmas: Integração e Inclusão. Compare-os, explicando-os.
		
	Gabarito: O paradigma de Integração foi o primeiro e fez parte do programa de suportes que acreditava que o aluno com deficiência deverá se integrar naturalmente às condições oferecidas pela escola regular, superando as suas dificuldades acadêmicas. Um processo diferente do desenvolvido na educação inclusiva que exige uma flexibilidade da escola para que as necessidades educativas especiais de todos os alunos sejam contempladas através de da flexibilização curricular e de estratégias inclusivas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O paradigma de Integração foi o primeiro e fez parte do programa de suportes que acreditava que o aluno com deficiência deverá se integrar naturalmente às condições oferecidas pela escola regular, superando as suas dificuldades acadêmicas. Um processo diferente do desenvolvido na educação inclusiva que exige uma flexibilidade da escola para que as necessidades educativas especiais de todos os alunos sejam contempladas através de da flexibilização curricular e de estratégias inclusivas
	
	Avaliação: CEL0068_AV2_201603076751 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	1a Questão (Ref.: 201603911851)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	
	 2a Questão (Ref.: 201603146111)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marcos é professor do Colégio da Cidade e este ano recebeu um aluno de 12 anos de idade, chamado Thales, que é muito inteligente, entretanto apresenta sérios prejuízos de interação social e de comunicação, pois sua compreensão das frases é literal e ele não consegue interpretar figuras de linguagem. Thales é um adolescente com aparência muito saudável que fica parte do tempo escolar isolado e não se interessa pelas atividades de língua portuguesa. Gosta apenas das atividades de informática e de matemática, nas quais tira as melhores notas e surpreende os professores com o seu alto desempenho. Ao levar as especificidades do comportamento e da interação de Thales para a reunião de planejamento pedagógico, a orientadora sugeriu que o aluno poderia ser portador de uma síndrome rara do espectro autista chamada Síndrome de Asperger, explicou a importância de requerer da família uma avaliação diagnóstica para saber como conduziria o processo de inclusão de Thales, já que estava mais que configurado que ele apresentava necessidades educativas especiais. Na qualidade de orientador educacional, como você sugeriria que fossem as atividades acadêmicas planejadas para Thales tendo em vista a confirmação do diagnóstico da Síndrome de Asperger?
	Gabarito: A preocupação inicial seria com a socialização de Thales e o trabalho de fazê-lo ser incluído e aceito pelo grupo, pois se ele passa os dias isolados é porque o grupo também não o procura. Depois disso, fazer um trabalho de mediação especial procurando a melhor forma de ensinar a Língua Portuguesa dentro das dificuldades que ele apresenta. As características de alto desempenho em matemática e informática não devem ser vistas com extravagância, pois se constituem interesses restritos que colaboram para o isolamento de Thales.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603126385)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A proposta inclusiva de educação pressupõe várias premissas que reorientam a atividade pedagógica, exceto:
		
	
	O convívio com grupos heterogêneos.
	
	O respeito à diferença.
	 
	A avaliação como promoção automática dos alunos com deficiências
	
	A valorização da diversidade humana.
	
	Uma revisão nos paradigmas da sociedade como um todo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603126380)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No período anterior aos anos 70, o campo da Educação Especial no Brasil, caracterizou-se por algumas premissas, EXCETO:
		
	
	ações que enfatizavam o cuidado e a proteção do aluno com necessidades educacionais especiais.
	
	ações que favoreciam práticas educacionais segregadoras.
	
	ações orientadas por uma visão médico-assistencialista do campo.
	 
	ações que buscavam incluir os alunos com necessidades especiais em todas as atividades do cotidiano escolar.
	 
	ações que não priorizavam o caráter pedagógico da educação.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603126235)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma escola que se proponha ser inclusiva remove as prováveis barreiras que dificultam a aprendizagem de todos os alunos. Em se tratando da cegueira, qual dos recursos abaixo pode facilitar o ensino da matemática?
		
	 
	Sorobã
	
	Lupas
	
	Réguas e esquadros
	
	Calculadora
	 
	Reglete para Braille
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603805061)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A professora Marly,procura incluir um aluno com deficiência intelectual em sua turma. Tudo caminha bem em relação à socialização desse educando, mas diante dos demais colegas esse atraso do aluno é bastante significativo. Marque a melhor alternativa para respaldar a afirmativa acima:
		
	
	Solicitaria a presença de um professor mediador ou interprete para acompanhar o aluno em sala de aula
	
	Proporia à direção da escola que esse aluno fosse inserido em outra turmas de classe mais nova, formadas por alunos mais atrasados?
	 
	Sugeriria a equipe pedagógica,que o aluno fosse atendido no contexto de sala de aula por profissionais especializados para uma adaptação inclusiva de fato.
	
	Faria uma avaliação diagnóstica para verificar se o aluno tem condições de se adaptar ao nível da turma ou precisaria de uma escola ou classe especial.
	
	Chamaria os pais de Cecília e relatar o que está acontecendo, sugerindo-lhes que procurem um psicólogo para resolver o seu problema?
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603134208)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com as orientações atuais do MEC, a proposta inclusiva de educação é reconhecida como a melhor alternativa para a escolarização do aluno com surdez. Podemos justificar essa afirmativa desenvolvendo os seguintes argumentos:
1- a valorização das diferenças no convívio social e o reconhecimento do potencial de cada ser humano se desenvolver na interação com a diversidade humana.
2- a valorização das diferenças e a necessidade de segregação social da pessoa surda.
3- o não reconhecimento do potencial de cada ser humano se desenvolver em ambientes heterogêneos de aprendizagem.
Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	Apenas a afirmativa 1 está correta
	
	Apenas a afirmativa 2 está correta
	
	As afirmativas 2 e 3 estão corretas
	 
	As afirmativas 1 e 2 estão corretas
	
	Apenas a afirmativa 3 está correta
	
	 8a Questão (Ref.: 201603325885)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aluno com TGD é incluído como público-alvo do serviço de Atendimento Educacional Especializado, que deve ser oferecido como apoio e suporte ao aluno matriculado em classe comum de escola regular. No contexto escolar, o trabalho pedagógico proposto deve valorizar os seguintes aspectos. EXCETO:
		
	 
	A segregação do convívio social na comunidade escolar
	
	Leituras e manejos adequados das regras sociais.
	
	Promover o bem-estar e oportunidades de interações sociais
	
	Desenvolver o seu processo de aprendizagem.
	
	Um ambiente estimulador e desafiante para o aluno.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603325352)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, o processo educacional do aluno com altas habilidades deve construir uma proposta pedagógica com base no modelo de enriquecimento e não de segregação. Assim, o aluno com altas habilidades deverá:
		
	
	ser somente promovido de séries, para que seu potencialseja respeitado.
	
	ser matriculado em uma Escola Especial, equipada com modernas inovações tecnológicas.
	 
	ser inserido na classe comum de escola regular e frequentar o atendimento educacional especializado no turno oposto ao da escolarização regular.
	
	integrar um grupo de artes cênicas, para estimular seu desenvolvimento emocional e interpessoal.
	
	ficar somente no ambiente da Escola Regular, a professora deverá oferecer estímulos e desafios, reconhecendo o potencial do aluno .
	
	 10a Questão (Ref.: 201603855512)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com os estudos realizados no campo da Educação Especial podemos afirmar que o trabalho com as linguagens da arte no currículo das escolas inclusivas favorece:
		
	 
	As práticas pedagógicas que possibilitam a participação e o aprendizado de todos os educandos.
	
	A padronização do comportamento de todos os alunos.
	
	A contribuição da arte para a segregação social.
	
	O pensamento lógico e a racionalidade para mobilizar todos os alunos.
	
	A contribuição da arte educação para a hierarquização e separação dos alunos com e sem uma deficiência.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes