Buscar

Fichamento - Funções e Técnica WPD12

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Fichamento
Funções e técnica
*
O fichamento ajuda o pesquisador a fazer um levantamento bibliográfico quando não se tem o livro à mão. 
Para que o fichamento cumpra sua função junto ao pesquisador é preciso que, ao ter acesso ao livro, sejam retiradas as informações que permitam a consulta futura ao mesmo material. 
Deve-se fichar os livros consultados anotando seus principais itens e assuntos para facilitar, posteriormente, a recuperação dos temas desejados.
*
As mesmas regras de fichamento de livro funcionam para fichamento de capítulos de livros, teses, monografias e textos acadêmicos.
Estes servem para exercício de fichamento durante o aprendizado acadêmico e para arquivamento de material de pesquisa para posteriores consultas e a utilização desse material, com vistas à elaboração de trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses. 
*
Os fichamentos devem conter a referência bibliográfica completa do material consultado (livro, revista, papers, folheto, dissertação, tese)
Em seguida anota-se os assuntos importantes do livro que irão interessar para pesquisas futuras. 
Deve-se indicar os tópicos, número de páginas, números de capítulos e outras referências que facilitem uma busca rápida.
Os fichamentos devem ser apresentados em fichas e normalmente escritos à mão; porém, nada impede que sejam elaborados no computador de uma forma que facilite buscas futuras. 
*
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro
Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2000.
Consulta feita na Biblioteca Setorial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
EXEMPLO DE FICHAMENTO
Resumo da obra:
Aborda temas importantes para a educação, no contexto das incertezas e desafios do mundo atual. Exige uma revisão das práticas pedagógicas vigentes, com o objetivo de estimular o espírito crítico na tomada de decisões que valham a pena. Apresenta os sete saberes "fundamentais"para a educação do futuro, aprofundando uma visão com características transdisciplinares. Divide o texto em sete capítulos, cada um representando um desses saberes necessários: as cegueiras do conhecimen-to (erro e ilusão), os princípios do conhecimento pertinente, ensinar a condição humana, ensinar a identidade terrena, enfrentar as incertezas,ensinar a compreensão e a ética do gênero humano.
Referência bibliográfica do exemplo:
PATACO, Vera; VENTURA, Magda; RESENDE, Érica. Metodologia para trabalhos acadêmicos e normas de apresentação gráfica. Rio de Janeiro: Gen/LTC, 2008
*
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo. SP: Ática, 1994. 
UNIDADE 7
Capítulo 1
A ATITUDE CIENTÍFICA
O senso comum
No texto “O senso comum”, do capítulo primeiro, “A atitude científica”, da unidade 7, da obra Convite a Filosofia, Marilena Chauí .........
*
1 – Encontrar a idéia principal do texto lido para citá-la no início do fichamento
No texto “O senso comum”, do capítulo primeiro, “A atitude científica”, da unidade 7, da obra Convite a Filosofia, Marilena Chauí aborda (incluir aqui uma breve descrição de sua idéia principal). 
2 –Dizer como ela desenvolve a idéia principal
Na primeira parte do texto, a autora cita algumas verdades do senso comum: (enumerá-las). Ela diz que essas idéias geram certezas em nossa sociedade e as contrapõem a determinadas descobertas científicas: (dizer quais são).
*
3- Continuar a descrever o texto
Na segunda parte do texto, a autora descreve as características do senso comum. (Identificá-los e citá-los brevemente)
4 – Chegar ao final do texto e terminar com a idéia final da autora – sua conclusão.
Marilena Chauí conclui observando que .............
*
No texto “O senso comum”, do capítulo primeiro, “A atitude científica”, da unidade 7, da obra “Convite à filosofia”, Marilena Chauí diz que determinadas certezas de nossa vida diária formam o senso comum das sociedades e são transmitidas de geração em geração. Chauí reforça esta idéia lembrando que, muitas vezes, essas verdades se tornam a base de religiões e doutrinas. Na primeira parte do texto, a autora cita algumas verdades do senso comum: o Sol é menor que a Terra e se move em torno dela; e determinados conceitos sobre cores, família e raça. Ela diz que essas idéias geram certezas em nossa sociedade e as contrapõe a descobertas científicas: da astronomia; da física óptica; da história; e da antropologia. Na segunda parte do texto, a autora descreve as características do senso comum: subjetividade a partir de sentimentos e opiniões individuais e de grupos; qualidade a partir de conceitos de valor; heterogeneidade; individualização; generalização (quando reúne numa só idéia fatos e coisas semelhantes); estabelece relações de causa e efeito; não valoriza a regularidade e a diferença das coisas e busca o “único, extraordinário e miraculoso”; identifica a investigação científica e suas análises como mágicas, misteriosas e ocultas; projeta nas coisas ou no mundo, angústia e medo diante do desconhecido. Marilena Chauí conclui observando que por todas essas características o senso comum da sociedade e dos grupos sociais cristaliza-se em preconceitos que interferem na interpretação da realidade e dos acontecimentos que nos cercam.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais