Buscar

DIREITO GREGO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO GREGO
 Grécia não significa um nome de uma unidade politica ou pais, mas pelo fato de suas condições econômicas e geográficas significa uma região. A organização politica era inspirada na economia e nas condições geográficas. Havia vales abundantes, onde tinha aberturas para o mar e ligadas a terra. 
 A Grécia era vista como uma cidade onde tinha como referência a cultura, como por exemplo: deuses e dialetos. Isso mostra que a Grécia era considerada uma Cidade-Estado. Ou seja, era uma cidade com autonomia econômica e politica, não dependendo do estado nação. 
 A cidade tinha como agremiação a religião e a politica de família. As Cidades-Estado tinham a crença de que as leis (lei consuetudinária) é que governavam e não os homens. As cidades gregas tiveram um grande desenvolvimento populacional durante esse período, junto com a volta do progresso comercial, tecnológico e artesanal. A partir desse progresso, houve a quedas das monarquias tendo turbulências sociais, surgindo assim legislações. Nessa época existia duas cidades, onde tinham como foco o direito: Esparte e Atenas. 
 Esparta foi uma das primeiras Cidades-Estado que surgiu na Grécia, criada por invasores dórios no século IX a.C. A evolução não era permitida, tendo sua energia voltada para a manutenção de instituições arcaicas. Dividiam-se em três camadas sociais: espartíatas, periecos e hilotas. Os Espartíatas eram guerreiros (dórios) que recebiam educação militar rigorosa. Os periecos eram os aqueus, tendo boas condições materiais de vida mas não tinham nenhum direito politica. E os Hilotas eram escravos de propriedade do Estado, não tendo proteção das leis.

Outros materiais