Buscar

DIREITO ISLÂMICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO ISLÂMICO
 O Direito Muçulmano que nasceu na Idade Média, é à base de cerca de um quinto da humanidade. E atualmente esse direito é muito utilizado, fazendo com que haja um crescimento na religião islâmica. Esse direito é resultado da religião, no qual muitas pessoas exercem. 
 O livro sagrado dos Muçulmanos está muito presente no nosso dia-a-dia. Havia normas que deviam ser seguidas no Alcorão, como por exemplo: homossexuais deviam ser mortos, as mulheres tinham que se cobrir e as escolas e bebidas alcoólicas deviam ser proibidas. Tudo em nome do Alcorão. Haviam pessoas que eram consideradas como anjos vingadores, uma vez que eles eram há favor da religião muçulmana e o Alcorão. Temos como exemplo: Osama Bin Laden. 
 O Islã surgiu no século VII d.C. em uma região localizada na junção da Ásia e da África , entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Índico. Esse movimento é politico-religioso, passando as fronteiras da Arábia, e chegando a Ásia e o norte da África. Com a expansão do Islamismo, houve um contato forte com os povos, que surgiram depois do Império Romano. As Guerras Santas espalharam medo pela Europa, através da desconfiança e da ignorância dos Cristãos. Interagindo com grupos locais, deixando hábitos alimentares, técnicas agrícolas, etc. 
 Os Árabes do deserto, tinha uma vida bastante difícil, uma vez que eram ameaçados de guerras e fome. A Península Arábica é formada por desertos de dunas, rios secos, zonas pedregosas e oásis. E a partir dessas características do deserto citadas acima, era possível viver nesse local. 
 A poligamia era uma prática comum entre os árabes do deserto, criavam ovelhas, cabras e camelos. As cidades litorâneas tinham melhores condições de vida, onde o comércio tinha um grande desenvolvimento e a agricultura era possível. As compras eram realizadas em dois centros importantes comerciais do litoral, são eles: Meca e Yatreb. Onde Meca tinha uma forte ligação com a religião. Antes do surgimento do Islã, os árabes eram politeístas, onde seus deuses eram representados por ídolos que eram reunidos em um santuário na cidade de Meca. Onde esse templo era chamado de Caaba (Cubo) e tinha datas especificas do ano para que houvesse peregrinações. 
 O fundador do Islamismo , Maomé (Mohamad), nasceu em Meca no século 570 d.C. Ele era de uma família famosa na cidade, onde tinha perdido sua influência. Cresceu trabalhando no comércio e fazendo viagens comerciais. O surgimento do Islamismo aconteceu em duas cidades e no deserto, sendo que essas duas cidades eram: Meca e Medina. Meca era um cidade de comércio e centro de peregrinações, enquanto que Medina era um oásis que abrigava uma grande comunidade de Judeus. 
 Maomé (Mohamad) fez um retiro no monte Hira em pleno deserto, e lá ele teve uma visão. Para os Muçulmanos essa visão, foi mandada pelo Anjo Gabriel e anos depois foram reunidas no livro chamado Alcorão. Ele buscou centralizar o poder em Medina, através da nova religião no qual pregava. E anos mais tarde, começou a ensinar as Guerras Santas, a quem era contra ao islamismo. Quando o número de seguidores do Islamismo ficou grande, Mohamad tomou Meca, destruindo seus ídolos e transformando a Caaba em centro religioso do Islamismo. 
 Após a morte de Mohamad, houve muitas disputas para apontar quem era seu sucessor. E a partir dessas disputas, surgiram duas facções rivais: os sunitas e os xiitas. O Direito Muçulmano é a base do direito dos países islâmicos, podendo estabelecer que este direito é religioso. A principal sanção desse direito, é o estado do pecado. É na puberdade que que o muçulmano é obrigado a lei, uma vez que o individuo possui o uso da razão. 
 As fontes do direito muçulmano são: O Alcorão, a Suna (livro sagrado dos muçulmanos), o Idjmâ e Qiyâs (raciocínio por analogia). Os sábios desse período deram origem a escolas jurídicas, são elas: Escola Hanafita, Escola Malekita, Escola Shafi’ita e Escola Hanbalita. 
 O Alcorão para os muçulmanos tem autoria divina, uma vez que Mohamad teria ouvindo de Anjo Gabriel às palavras de Alah. Depois de sua morte, uma pessoa foi encarregado de reunir os fragmentos das palavras do profeta, para que assim as palavras dele não se perdessem. Os textos foram repartidos em 114 capítulos, subdivididos em versículos. A mensagem alcorânica pode se dividir em duas partes: o corpo de mensagens de Meca e o de Medina.

Outros materiais