Buscar

FUNDAMENTOS DO CONTROLE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

IINTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO – AULA 6 – FUNDAMENTOS DO CONTROLE 
01/05/2017
Nesta aula, perceberemos que a função controle pode ser analisada como um processo coercivo e repressivo, assim como um mecanismo na orientação e planejamento das organizações. O processo de controle é uma atividade cíclica e contínua e envolve várias etapas seqüenciais como, por exemplo, o estabelecimento de padrões de desempenho, as medidas, a avaliação e a definição de ações corretivas quando necessário.
O controle pode ser estratégico, tático e operacional. Os tipos de controle denominados antecedentes ou pré-controle; os controles concomitantes e os de resultados indicam a dinamicidade das organizações.
O controle no nível institucional da empresa, também denominado controle estratégico ou controle organizacional, é:
Macro-Orientado, envolvendo a totalidade da empresa; Direcionado a longo prazo; Genético e Sintético quanto ao seu conteúdo.
O controle busca garantir o alcance eficaz e eficiente da missão, na visão e dos objetivos organizacionais.
O controle eficaz garante que todas atividades sejam realizadas conforme o planejado, dentro de um padrão de comportamento previamente estabelecido. 
O controle tem duas atribuições essenciais:
Monitorar as Atividades: Monitoramentos das atividades, de forma a garantir que sejam realizadas conforme planejamento.
Corrigir os Desvios: Tomadas de medidas corretivas sempre que se verificarem desvios significativos.
As funções de planejamento e de controle são intrinsecamente relacionadas.
O planejamento especifica os objetivos organizacionais e o controle verifica se esses objetivos estão sendo realizados.
Sem os objetivos o controle não seria possível, uma vez que não existiriam padrões para avaliar.
PLANEJAMENTO: DEFINE OBJETIVOS QUE PERMITEM COMPARAR O DESEMPENHO REAL COM O DESEJADO.
CONTROLE: AVALIA O ALCANCE DOS OBJETIVOS E FORNECE INFORMAÇÕES QUE SEVIRÃO DE BASE A NOVOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO.
Nos níveis institucional, intermediário e operacional, o processo de controle apresenta quatro fases distintas:
O estabelecimento de padrões que deverão nortear o processo;
A mensuração do desempenho a ser controlado;
A comparação do desempenho atual com o desempenho esperado;
A tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado.
Essas quatro faces são interdependentes e interativas.
O controle no nível institucional ajusta-se a certos requisitos (baseia-se em planos e requer uma estrutura organizacional) para avaliar e monitorar o desempenho global da empresa por meio de controles globais. Entre estes estão: resumos e relatórios contábeis e orçamentários, controles dos lucros e perdas, controles por meio da análise do retorno sobre o investimento, etc.
O ponto de vista humano, o controle organizacional está voltado para o comportamento dentro da empresa, que busca obter a necessária eficácia e eficiência. Na organização humana, que provoca o comportamento organizacional, existem variáveis causais, intervenientes e resultantes. Em todo processo de controle, deve-se levar em conta os fatores humanos diante das implicações racionais e simbólicas sobre o comportamento das pessoas.
O controle no nível intermediário, também denominado controle tático, não é genérico nem abrangente como o controle no nível institucional. Sua dimensão de tempo se dá pelo médio prazo e aborda cada unidade da empresa (como um departamento ou divisão) ou cada conjunto de recursos tomado isoladamente dos demais.
O controle no nível intermediário, o estabelecimento de padrões, o acompanhamento dos resultados (mediante sistemas de informação gerencial), a comparação dos resultados com os padrões estabelecidos para localizar as variâncias e os desvios proporcionam indicações para as medidas corretivas.
Para tanto, as técnicas de mensuração (como observação pessoal e relatórios) e os instrumentos de mensuração (como estatísticas, esquemas de processamento de dados) precisam ser planejados e organizados, o que demonstra, mais uma vez, a íntima conexão entre as funções administrativas que compõem o processo administrativo.
Existem vários tipos de controles táticos, tais como o controle orçamentário, contabilidade de custos, etc.
O controle no nível operacional (ou controle operacional) é o subsistema de controle efetuado no nível mais baixo da empresa. Seu conteúdo é específico e voltado para cada tarefa ou operação e é direcionado para o curto prazo e para a ação corretiva imediata e concreta.
Neste nível operacional, é fácil perceber como o processo de controle se aproxima do processo cibernético, no qual existe um sensor (coleta de dados sobre determinado desempenho), um discriminador (comparação dos dados com algum padrão) e um tomador de decisão (que é ação corretiva).
Um sistema é cibernético quando processa informações e é capaz de ajustar seu próprio funcionamento automaticamente ao processar as informações (feedbacks) vindas de dentro e de fora do próprio sistema. Alguns exemplos de sistemas cibernéticos são organismos vivos, máquinas automáticas, instituições, etc. (Fonte: Wikipedia).
A fixação de padrões operacionais considera a quantidade, a qualidade, o tempo e os custos envolvidos em determinada tarefa ou operação. A ação corretiva incide sobre a própria tarefa ou operação realizada. 
Pode, porém, também ser feita por meio de quatro tipos de intervenção no nível operacional: reavaliação e revisão do planejamento, da organização, da direção ou ainda do próprio controle.
No nível operacional, o controle sobre as pessoas toma a forma de ação disciplinar no sentido de orientar e/ou corrigir e não simplesmente punir ou castigar as pessoas.
Os principais tipos de Controle Operacional são:
A produção em linha de montagens – os quadros de produtividades
O controle de estoque – o controle de qualidade
A programação Just in Time – a automação
Controle – “Sincronismo Temporal”
O controle de uma atividade ou processo organizacional pode ser efetuado em diferentes momentos, antes que a atividade comece, enquanto a atividade decorre e depois que a atividade estiver concluída.
Controle preventivo: • Antecipa os problemas
 • Foco nos insumos
 Ex: inspeção de matérias-primas
Controle simultâneo: • Corrige problemas à medida que ocorrem
 • Foco nos processos
 Ex: Supervisão direta dos trabalhadores
Controle posterior: • Corrige problemas depois de ocorrerem
 • Foco nos resultados
 Ex: Inspeção da qualidade dos bens
SÍNTESE DA AULA: O controle constitui a quarta função administrativa, sem que isso represente uma escala temporal ou de importância, e lida com a monitoração das operações para verificar se os objetivos propostos estão sendo atingidos e se devem ser realizadas quaisquer ações corretivas nessas operações. 
A finalidade do controle é assegurar que aquilo que foi planejado, organizado e dirigido se ajusta tanto quanto possível aos resultados obtidos. 
A essência do controle consiste em verificar se a atividade monitorada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados.
Um controle moderno e eficiente é realizado através de um SIG – Sistema de Informação Gerencial, pois oferece informações rápidas, em tempo real, que facilitam a tomada de decisão dos gestores.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes