Buscar

IDPP AD2 2017.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-O princípio da publicidade trata da divulgação dos atos dos agentes públicos. A princípio, todos esses atos devem ser publicados no Diário Oficial, só se admitindo sigilo nos casos de segurança nacional, investigações policiais ou por interesses superiores da administração pública, que serão preservados em processo previamente declarado sigiloso. Como a administração jamais maneja interesses, poderes ou direitos pessoais que não são seus, surge o dever de absoluta transparência. Isso porque se “todo poder emana do povo e em seu nome é exercido” (Art. 1º, §1º da CF/88), é óbvio que o povo, titular do poder, tem direito de conhecer tudo o que concerne à administração; ou seja: tem o direito de controlar passo a passo o exercício do poder. Dessa maneira, a Administração Pública se vale dos mais diversos instrumentos para levar a efeito o cumprimento desse princípio: propagandas na televisão, jornais e revistas, Casas Legislativas, imprensa oficial ou comercial, outdoors etc.
2-Para mim o direito Inalienável quer dizer que não pode ser negado a ninguém, nenhum governo e nenhuma autoridade tem a competência de negar este tipo de direitos.
Irrenunciável quer dizer que nenhuma pessoa por vontade própria pode se desprender dos direitos inalienáveis, nem perdê-los.
3-
	
	Autarquia
	Empresa Pública
	Sociedade de economia mista
	Fundação
	
Criação
	
Lei específica (inciso XIX, do art.37, da Constituição Federal). Não precisa de registro. O nascimento da personalidade jurídica da Autarquia surge coma própria lei constituidora.
	
Autorização legislativa e levada ao registro civil público competente, qual seja o registro civil das pessoas jurídicas (quando se tratar de sociedade civil) ou a junta comercial (quando se tratar de sociedade comercial).
	
Autorização legislativa. O registro é feito na junta comercial porque a forma obrigatória adotada é a de sociedade anônima, que é uma sociedade comercial.
	
Autorização legislativa. O registro é feito no registro civil de pessoas jurídicas, não se lhes aplicando as demais disposições do código civil que digam respeito às fundações.
	
	
De direito público.
	
De direito privado.
	
De direito privado.
	
De direito privado ou de direito público.
	
Patrimônio
	
Próprio, já que pode ser utilizado sem autorização legislativa especial, transferido do patrimônio público pela legislação que determinou a sua criação.
	
Próprio, constituído por bens do patrimônio público transferidos pela lei ou pelo decreto instituidores, bem como por ato bilateral (escritura pública ou termo administrativo).
	
Próprio, constituído por bens públicos e particulares.
	
Próprio, transferido do patrimônio público.
	
Capital
	
Próprio, com autonomia de gestão administrativa e financeira.
	
Próprio e exclusivo do poder público ou conjugado com o de qualquer outro órgão da administração pública, direta ou indireta.
	
Próprio, conjugando capital público e privado, com prevalência acionária do poder público.
	
Conjuga recursos do poder público e de outras fontes, particulares (doações) ou públicas (subvenções), sendo próprios, tendo em vista a autonomia de gestão administrativa e financeira.
	
Atividades 
	
Executa atividades típicas da administração pública (atividades administrativas e não lucrativas), que requeiram ser descentralizadas para o seu melhor funcionamento.
	
Explora atividade econômica e, portanto, lucrativa, que o poder público seja levado a exercer por contingência administrativa.
	
Explora atividade econômica.
	
Executa atividades não lucrativas e que não exijam a execução por órgãos ou entidades de direito público, mas que sejam do interesse coletivo e, portanto, mereçam o amparo estatal. são atividades de caráter social, de pesquisa, técnicas, científicas etc.
	
Forma 
	Entidade estatal. A autarquia é, em si mesma, uma forma de constituição de uma pessoa jurídica.
	Qualquer tipo de sociedade, civil ou comercial.
	Somente sociedade anônima.
	Somente a de fundação instituída de acordo com o modelo estabelecido pelo dl 200/67.
4- O poder constituinte pode exercer-se por:
 a. assembleia constituinte: reunião dos representantes do povo;
 b. aclamação: manifestação unânime através da qual os membros componentes de um determinado órgão aprovam uma proposição (bastante incomum em nosso país); 
c. referendum constituinte: instrumento de consulta popular, que no Brasil se dá por votação semelhante à escolha de representantes em época de eleição; 
d. aprovação dos estados-membros, nos Estados federais. Esse aspecto tem a ver com o sistema de governo. Os senadores, indiretamente, representam os seus estados respectivos; logo, há uma participação indireta dos interesses dos estados federados; 
e. revolução: revolta generalizada que derruba o poder instituído, como nas Revoluções Francesa, Americana, cubana etc., 
e que normalmente gera uma nova constituição.

Outros materiais